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    Estratégias para ampliação de mercado

    terça-feira, 17.09.19

    Quer expandir a sua empresa ou aumentar as suas vendas?

    Vejas as 4 dicas que vão auxiliar o seu crescimento  em nosso canal: https://youtu.be/fs6xx2-A2zQ

    E abaixo leia um artigo completo sobre Ampliação e Desenvolvimento.

     


     

    Ampliação e Desenvolvimento de Mercado

    Quando uma empresa começa a pensar em expansão, em aumentar suas vendas, surge a necessidade de traçar algumas estratégias. Eles irão nortear os caminhos a serem seguidos daí em diante.

    Para buscar essa expansão a empresa pode se valer de quatro estratégias, que vão da mais cômoda até a mais arriscada, usando como base uma ferramenta de marketing bem simples chamada Matriz Ansoff, ou também conhecida como Matriz de Produto/Mercado.

    Com base na Matriz Ansoff nós podemos analisar alternativas e desenvolver estratégias que possam levar a empresa à uma expansão e/ou aumento das vendas, onde trabalhamos com mercados novos ou existentes e com produtos novos ou existentes.

    A primeira estratégia, que acaba também sendo a mais cômoda, é trabalhar uma estratégia de Penetração de Mercado. Nesse caso eu já tenho o meu mercado alvo e meu produto e apenas quero aumentar minha participação nesse mercado. Para isso, vou criar estratégias que me levem até esse objetivo. Um exemplo seria uma Hamburgueria, que trabalha atendendo um mercado composto por um público de 15 a 25 anos. Para aumentar minha participação nesse mercado eu poderia criar cupons de descontos, cartões de fidelidade ou até mesmo pensar na abertura de novas lojas.

    Uma segunda estratégia seria a de Desenvolvimento de Mercado, onde eu venderia esse meu produto (hambúrguer) para um outro mercado. Aqui, eu poderia identificar, por exemplo, um público que não atendo, mas que também poderia se interessar bastante pelo meu produto.

    O Desenvolvimento de Produtos seria uma terceira opção para ampliação de mercado. Aqui, o foco seria continuar atendendo o mercado com que já trabalho (público de 15 a 25 anos), mas com um novo produto. Seguindo o exemplo anterior, eu posso criar novas versões para o hambúrguer, atraindo a atenção e a curiosidade desse mercado. É aqui que começamos a trabalhar a inovação, porém de modo incremental, ou seja, criando pequenas alterações que gerem valor para o cliente, que façam com que ele esteja disposto a pagar um pouco mais para tê-lo, e gerando maiores receitas para a empresa.

    Por último, e também trazendo um risco maior para o negócio, a empresa pode trabalhar a estratégia de Diversificação, em que ela passa a atender um novo cliente em um novo mercado. Se a empresa de nosso exemplo começasse a atender um público classe A, formado por adultos, oferecendo uma pizza gourmet, ela estaria diversificando seu negócio. Essa empresa estaria atuando de maneira totalmente nova para ela, com um produto e um mercado que ela ainda não atendia. Por não conhecer esse mercado e esse público o risco se torna maior. Nessa estratégia também podemos trabalhar a inovação radical, aquela que causa uma disruptura e é capaz de mudar padrões de consumo, modelos e tecnologias. Então, se nossa empresa criasse um novo produto, capaz de mudar totalmente o conceito de alimentação, como um hambúrguer que provocasse o emagrecimento e a melhora nos índices de colesterol; esse novo produto atenderia um mercado totalmente novo, de pessoas que querem comer um sanduiche, mas sem se preocupar com os problemas que as gorduras, que geralmente acompanham esse tipo de alimentação, trazem. E ainda obteriam benefícios com o seu consumo. O risco estaria na aceitação desse novo produto por parte de um público que ainda desconheço. Superando esse risco, sua aceitação e difusão colocariam a empresa em um patamar de vanguarda na alimentação saudável, trazendo grande retorno financeiro.

    A expansão de uma empresa, seja através da ampliação de mercado ou através da ampliação de mix de produtos, envolve variáveis que devem ser bem analisadas antes de se tomar qualquer decisão. É preciso conhecer muito bem quem é seu público-alvo e o mercado em que atua, com seus concorrentes e fornecedores. É preciso entender de que forma eu atendo as necessidades/desejos desse mercado e como eu posso agir para aumentar minha participação e aproveitar novas oportunidades.

    O planejamento, com objetivos e metas claras, é a base para um bom desenvolvimento empresarial. Se a empresa não souber aonde quer chegar, qualquer caminho irá servir.

     

     

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