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6 dicas para fazer uma boa gestão de compras no Food Service
segunda-feira, 9.08.21Certamente, um bom gerenciamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No Food Service, assim como em todo ramo, a gestão de compras traz diversos benefícios.
Porém, muitos empreendedores não sabem como fazê-la. Isso porque não se trata apenas de negociar e comprar produtos, mas de um processo mais complexo.
Continue a leitura deste artigo para saber tudo sobre o assunto!
Por que a gestão de compras é essencial no Food Service?
Quando falamos de gestão de compras, nos referimos a todos os processos que envolvem as aquisições em uma empresa. Isso inclui:
- orçamento;
- negociações;
- ordens de compras;
- prazos de entrega;
- escolha dos produtos a serem comprados;
- estoque;
- controle de qualidade.
Todos esses são fatores que vão influenciar no resultado final, ou seja, no que os clientes vão consumir no seu estabelecimento.
Por exemplo, uma entrega fora do prazo pode prejudicar o estoque de uma bebida popular no seu restaurante ou uma ordem de compra feita com atraso pode impedir sua pizzaria de oferecer um novo sabor de pizza.
Além de atender às demandas dos consumidores, a gestão de compras reduz desperdícios e permite um bom uso do orçamento da sua empresa.
Mas o mais importante é a qualidade dos produtos usados, fator determinante para atrair e fidelizar clientes. Afinal, o sabor, os aromas e as experiências que os alimentos proporcionam são o coração do seu negócio.
Por isso, a gestão de compras será sempre de grande valor no Food Service. Para garantir bons resultados, é preciso saber como fazê-la de forma eficiente.
Como fazer uma boa gestão de compras?
Com as dicas que daremos em seguida, é possível fazer uma gestão de compras compatível com o seu negócio. Sem tarefas desnecessárias e sem precisar de conhecimentos profundos sobre o assunto, você já pode beneficiar seu estabelecimento.
1. Planeje-se
Qualquer tipo de gestão começa com alguma antecedência. Nesse caso, não é possível organizar todas as compras de uma empresa da noite para o dia.
Portanto, tenha um planejamento. Primeiro, porque nem tudo pode ser entregue de um dia para o outro. Segundo, porque sempre é preciso ter margem para incidentes.
Projete o que o seu negócio espera para as próximas semanas e meses. Se o Dia dos Pais está aí, o que será necessário para atender às demandas da data?
Importante: esse plano vai afetar diretamente o espaço físico da cozinha. Por exemplo, se você passa a comprar mais queijo para a sua pizzaria, precisa ter lugar para armazená-lo até fazer as pizzas.
2. Acompanhe o estoque e as vendas
Faz parte da gestão de compras ficar de olho no estoque e nas vendas. Afinal, esses são os dois fatores que afetam diretamente as aquisições.
Ao observar as vendas, você entende o que os clientes preferem. Se todos gostam da pizza de calabresa, sempre será necessário contar com os ingredientes para produzi-la na cozinha.
Já no estoque, é preciso fazer um acompanhamento para evitar faltas e desperdícios.
Se você não sabe que não tem farinha, pode acabar ficando sem no meio de um sábado à noite movimentado.
Por outro lado, se houver algum produto em excesso, ele pode estragar. Principalmente no Food Service, onde muitos dos ingredientes utilizados nos preparos são perecíveis.
3. Utilize um bom sistema de gestão
Atualmente, sistemas de gestão estão presentes em todos os setores. O Food Service não fica de fora: um bom gerenciamento de compras costuma envolver essas tecnologias.
Com elas, você pode analisar as vendas, conferir o estoque, emitir ordens de compra e mesmo controlar a chegada de mercadorias em um só lugar.
Além disso, essas ferramentas geram relatórios que podem ajudá-lo a tomar decisões estratégicas para o seu negócio. Sem dúvida, são boas pedidas para economizar tempo e recursos.
O segredo é escolher um sistema de gestão que seja completo e intuitivo. Alguns dos mais conhecidos são o da Outplan, o da TOTVS e o da Omie.
4. Ofereça treinamento para a equipe de compras
Seja uma equipe ou um funcionário responsável pelas compras, eles precisam de treinamento. Afinal, essa gestão é composta por muitas tarefas. Qualquer informação desencontrada pode gerar problemas.
Por isso, ofereça treinamentos para utilizar o sistema do estabelecimento, executar os procedimentos de rotina e lidar com fornecedores.
Mesmo trabalhadores excelentes podem cometer erros se não tiverem o direcionamento adequado. Então, todos que participam da gestão de compras devem entender os objetivos e as atividades da empresa.
5. Conte com fornecedores parceiros
Os fornecedores são uma das partes mais importantes da gestão de compras. Um bom relacionamento com eles pode mudar todos os produtos e serviços que você oferece aos seus clientes.
Nesse sentido, encontrar e manter bons parceiros deve ser uma das suas prioridades. Também é preciso deixar claro os objetivos do seu negócio e prezar por uma boa comunicação.
Muitas empresas no ramo de Food Service são prejudicadas pela falta de insumos em momentos de crise. Felizmente, contar com um fornecedor de confiança significa ter apoio mesmo nas horas mais difíceis.
6. Saiba negociar
A negociação faz parte da gestão de compras. E é importante não se apegar apenas ao preço, mas às condições como um todo.
Prazos de entrega e métodos de pagamento fazem diferença. Além disso, é preciso pensar na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Um ingrediente de baixa qualidade por um preço acessível pode custar a fidelização dos seus clientes, por exemplo.
Também entenda que a negociação é uma via de mão dupla. Ela precisa ser interessante para a sua empresa e para o fornecedor. Por isso, pense além dos valores.
Durante esse processo, tenha sempre em mente que uma boa parceria pode ter um valor inestimável na hora da crise.
Falamos sobre a importância de ter parceiros porque essa é a especialidade da MegaG. Mais do que uma fornecedora para o Food Service, procuramos estar ao lado dos nossos clientes.
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