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    6 tendências para o setor de Food Service em 2021

    segunda-feira, 4.01.21

    Sem dúvida, o ano de 2020 foi de surpresas e transformações no setor de Food Service. Todas as tendências previstas foram alteradas da noite para o dia e novidades que exigiram flexibilidade e resiliência surgiram o tempo todo.

    A pandemia de Covid-19, é claro, foi o principal motor para essas mudanças. Por causa dela, muitas empresas do ramo de alimentação precisaram fechar as portas  pelo menos as físicas, já que o número de estabelecimentos em delivery aumentou.

    Com o aumento do desemprego, muitas pessoas também abriram novos negócios. Assim, o setor de Food Service foi contemplado com diversos novos restaurantes, pizzarias e mesmo confeitarias.

    Então, considerando 2020, como será 2021? Ainda que incidentes possam acontecer, é possível prever como será o próximo ano para esse setor. Confira, a seguir, tendências para ficar de olho se você atua no mercado de Food Service.

    1. Local e original

    Houve um tempo em que a tendência era oferecer o que era de fora. No entanto, tudo será diferente em 2021. Voltar às origens e ofertar o que é local estará na moda.

    Isso pode significar servir comida regional e tradicional. Mas também pode se refletir de outras maneiras. Confira alguns exemplos.

    Comprar de produtores locais

    Mesmo produzindo uma receita de origem estrangeira, o dono de restaurante pode optar por comprar legumes, vegetais, frutas e carnes de produtores locais.

    Essa é uma iniciativa mais sustentável, já que diminui a emissão de gases e o uso embalagens por conta do transporte. E, muitas vezes, isso se reflete no preço, o que impacta o cardápio.

    Utilizar peças locais

    Servir em pratos feitos por um artista local ou decorar o restaurante com artesanato tradicional dá um ar diferente.

    Muitos clientes buscam por um clima mais original. Esse tipo de investimento chama a atenção e pode proporcionar parcerias interessantes.

    Plantar no restaurante

    Nem todo restaurante tem uma área para manter uma horta. Mas muitos contam com um espaço para cultivar manjericão, cebolinha ou alecrim em vasinhos.

    Os clientes gostam de saber que a comida foi feita com carinho desde o início. É uma mudança simples, mas que agrada e é uma grande tendência para 2021 no setor de Food Service.

    2. Saúde no Food Service

    O ano de 2020 deixou claro: a saúde deve estar em primeiro lugar. Isso tende a se refletir no setor de Food Service. Cada vez mais pessoas vão procurar alimentos que façam bem para o corpo e a mente.

    Isso não significa que apenas alimentos com poucas calorias serão tendência. Portanto, mesmo hamburguerias e pizzarias podem fazer sucesso investindo em saúde.

    Apostar em ingredientes naturais, como legumes e vegetais, já faz a diferença. Além disso, reduzir o uso de óleo e sal agrada os clientes que buscam uma vida mais saudável.

    O seu restaurante pode aderir a essa tendência por meio de uma análise do cardápio. Afinal, o que você pode fazer para deixar as receitas um pouco mais saudáveis? Como adicionar nutrientes sem afetar o sabor?

    Outra tendência, ainda falando sobre saúde, é a importância da alimentação infantil. Mesmo que o seu restaurante sirva lanches, é interessante adicionar uma opção mais saudável para as crianças.

    3. Faça você mesmo

    Durante a pandemia, muitas pessoas passaram a cozinhar mais em casa. Isso fez com que o interesse por novas técnicas culinárias crescesse. Por isso, os clientes estarão envolvidos com o “faça você mesmo”. E isso pode ser explorado de várias maneiras por estabelecimentos do setor de Food Service.

    Muitos deliveries apostam na ideia enviando ingredientes separados para os clientes. Assim, eles precisam montar os pratos antes de comer.

    Outros locais foram além e passaram a oferecer as receitas completas. Nesse caso, o restaurante monta um kit com tudo o que o cliente vai precisar para cozinhar o prato e envia as instruções para o preparo. Dessa forma, o consumidor pode congelar ou fazer na hora, tendo o sabor que tanto gosta em casa.

    4. Café da manhã para levar

    Por causa da pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa. Assim, não houve mais tanta pressa para a primeira refeição do dia. E, consequentemente, os cardápios de café da manhã começaram a ficar populares.

    Mesmo alguns restaurantes que não abriam antes do almoço já adotam essa ideia. É possível vender pães, bolos e sanduíches a qualquer hora do dia, por exemplo. Dessa forma, o cliente tem um café da manhã gostoso e o seu estabelecimento tem uma nova fonte de lucro.

    5. Comidas do momento

    Assim como as roupas, os alimentos também podem virar tendência. Veja algumas das comidas que devem ficar mais populares em 2021.

    Vegetais

    No dia a dia ou nas refeições especiais, os vegetais são uma tendência para 2021. Aliás, eles estarão no purê de abóbora, no brownie de feijão e no cheesecake de couve-flor.

    Ou seja: não serão apenas para a salada. Essa tendência também segue a ideia de buscar mais saúde na alimentação.

    Food Service

    Café

    Certamente, esse é um ingrediente que aparece cada vez mais no Food Service.

    Barras de cereal, granolas, iogurtes e shakes proteicos surgem no sabor café, especialmente pelo fato de ele ser um acelerador do metabolismo.

    Nos restaurantes, ele pode aparecer em bebidas e sobremesas.

    Óleos alternativos

    Os óleos de coco, nozes e abacate são muito procurados. Mais saudáveis que o óleo tradicional, eles chamam a atenção pelo alto índice nutricional.

    Grão-de-bico

    Antes um lugar-comum nas receitas vegetarianas, o grão-de-bico conquistou todos os pratos. Em 2021, ele pode aparecer em saladas, em cereais, como petisco e mesmo como húmus para passar no pão.

    6. Entrega

    Os restaurantes delivery continuam com tudo em 2021.

    Durante a pandemia, muitos clientes se acostumaram com o conforto e a praticidade de receber a comida em casa. A tendência é que, mesmo depois que os restaurantes reabram de vez, vários continuem a pedir delivery.

    Por isso, caso o seu restaurante ainda não tenha aderido, o ideal é começar logo. Montando um bom cardápio e apostando em diferenciais interessantes, sem dúvida você tem uma ótima oportunidade de se destacar.

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