Para você aprender e se manter informado
  • NOTÍCIAS

  • DICAS

  • RECEITAS

  • PARCERIAS

  • DESTAQUES

  • Blog MegaNews, Mega Dicas

    Aplicativos de entrega de comida: vantagens e desvantagens

    segunda-feira, 21.09.20

    Os aplicativos de entrega de comida já não são mais uma novidade. Há alguns anos, apenas um ou dois estavam no mercado. Hoje, eles são muitos: iFood, Uber Eats, Rappi, Loggi e, considerando as realidades regionais, ainda existem diversos outros.

    Alguns restaurantes aderiram rapidamente à tendência e outros ainda resistem. Mas será que esses aplicativos são uma boa ideia para o seu negócio? Continue a leitura deste artigo e descubra as vantagens e desvantagens dessa tecnologia!

    Como funcionam os aplicativos de entrega de comida

    Você já deve saber como fazer um pedido por meio de um aplicativo. Mas e do ponto de vista do comerciante? Já sabe como funciona?

    Primeiro, é preciso entrar em contato com a empresa e pedir a afiliação. O seu restaurante já aparece na plataforma assim que o processo é concluído.

    Depois disso, é hora de criar o cardápio no aplicativo: basta adicionar descrições dos produtos, valores e fotos. Só é possível receber pedidos depois que essa etapa estiver finalizada.

    Quando há algum pedido, você precisa confirmar o recebimento e avisar quando sair para entrega. Os aplicativos, geralmente, têm motoboys próprios, mas é possível operar com os seus ou optar por um modelo híbrido.

    Vantagens dos aplicativos de entrega para o seu restaurante

    Existem bons motivos para os aplicativos de entrega de comida serem cada vez mais populares. Confira abaixo algumas razões para utilizá-los em seu negócio.

    Duração da pandemia

    Por conta da pandemia de Covid-19, mais pessoas começaram a utilizar os aplicativos. Eles permitem que o seu restaurante continue a funcionar mesmo com o salão fechado. Assim, além de atrair novos clientes por essas plataformas, você pode servir quem já adora o seu estabelecimento.

    Mais exposição

    Usar aplicativos de entrega de comida é uma maneira simples de expor mais o seu restaurante. Afinal, muitas pessoas os utilizam para conhecer novos lugares em suas regiões. Sem precisar de um marketing elaborado, você permite que o seu comércio seja conhecido por mais clientes.

    Implementação fácil

    Essa é, talvez, a vantagem que mais atrai os donos de restaurantes: o processo de inscrição nesses aplicativos não tem burocracias e é feito em pouco tempo. Não é preciso contratar motoboys ou outros funcionários. Tudo muito prático e rápido!

    Pagamentos simples

    Os aplicativos de entrega de comida permitem que os clientes escolham entre diferentes formas de pagamento. Entre elas, é possível pagar pela plataforma, que depois repassa o dinheiro para o seu estabelecimento. Essa opção deixa tudo mais fácil para o cliente e proporciona segurança para você.

    Aplicativos de entrega de comida

    Desvantagens dos aplicativos de entrega para o seu restaurante

    Mesmo com esses benefícios, diversos restaurantes optam por não utilizar os aplicativos. Mas quais são os motivos? Confira abaixo algumas desvantagens no uso dessas plataformas.

    Taxas muito altas

    Essa é a principal desvantagem que muitos comerciantes veem nesses aplicativos. Além de ter que pagar um valor mensal para usar a plataforma, ainda existe uma taxação sobre os pedidos.

    Não há um valor fixo, mas o percentual gira em torno de 15–20%, que é um montante considerável. Também há uma taxa, em alguns casos, para efetivar a transferência dos pagamentos para o seu banco.

    É por isso que muitos restaurantes aumentam o valor dos produtos nos aplicativos, na tentativa de fazer uma compensação.

    Dependência

    No geral, não é bom depender exclusivamente dos aplicativos de entrega de comida para manter o seu negócio. Isso porque as regras dessas plataformas podem mudar a qualquer momento.

    E se elas pararem de funcionar? E se aumentarem as taxas? E se as suas avaliações não forem muito boas e impactarem as suas vendas?

    Até mesmo a falta do cadastro dos clientes em um sistema próprio do seu restaurante pode ser prejudicial. Afinal, fica mais difícil fidelizar os seus consumidores quando não se tem essa aproximação.

    Sem personalização

    No site ou nas redes sociais da sua empresa, você pode adotar uma identidade para a sua marca. Com imagens, fotos e linguagem, é possível cativar e fidelizar o seu público.

    Isso é mais difícil de acontecer nos aplicativos de entrega de comida. Neles, você usa o mesmo visual de todos os restaurantes.

    Por isso, a forma mais eficaz de se destacar é com cupons, entrega grátis e outros artifícios que podem diminuir o seu lucro.

    Muita concorrência

    As vantagens citadas acima para o seu restaurante valem para todos os outros da região. Com isso em mente, a sua concorrência é muito maior.

    Além disso, as avaliações podem prejudicar o seu estabelecimento. Se em algum dia específico a comida chegou fria para o cliente, ele pode deixar um comentário ruim, e isso tende a comprometer as vendas.

    Quando usar aplicativos de entrega de comida em seu negócio

    Considerando que temos vantagens e desvantagens, como saber se você deve ou não usar esses aplicativos? Abaixo, vamos falar de algumas situações em que utilizá-los pode ser vantajoso.

    Se você começou agora

    Quem abriu um restaurante em meio à situação atual pode se beneficiar bastante dos aplicativos. Muitas pessoas começaram os seus negócios em resposta à crise. Outras tinham planos de abrir lojas físicas que, agora, podem ser fechadas a qualquer momento.

    Seja qual for o seu caso, usar esses aplicativos pode ser muito bom. Mesmo com as taxas e outras desvantagens, os benefícios se sobressaem.

    Afinal, o que todo novo restaurante precisa é de uma maneira de conquistar o público, e os aplicativos de entrega oferecem uma forma simples de fazer isso.

    Se o seu restaurante já é bastante conhecido

    Grandes nomes da indústria alimentícia usam esses serviços. Nesses casos, os valores das taxas não são uma grande influência no montante total do faturamento. Além disso, a base de clientes é tão expressiva que não há uma relação de dependência.

    Se o seu restaurante é bem conhecido e as taxas não forem um problema no seu orçamento, considere adentrar nos aplicativos. Eles são uma maneira de manter o negócio atualizado.

    Se você só trabalha com delivery

    Quem tem um negócio que opera apenas com delivery pode se beneficiar de mais opções, especialmente agora que os aplicativos de entrega de comida são mais usados.

    Mas nada impede você de criar uma página para o seu negócio e contratar motoboys exclusivos. O importante é abrir um leque de opções para o cliente.

    A maior dica que podemos dar sobre o assunto é: não dependa apenas dos apps. Crie uma conta no WhatsApp Business, páginas em redes sociais, site e outros canais de comunicação com os seus clientes.

    Assim, você garante a estabilidade do seu negócio mesmo quando os aplicativos de entrega de comida não funcionarem e gera mais possibilidades para a sua empresa e os seus consumidores.

    E então, gostou das nossas dicas? Para receber mais conteúdos como este, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

    TAGS RELACIONADAS: , , , ,

    Curtir no Facebook