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    Venda mais com o marketing digital para restaurantes

    segunda-feira, 24.08.20

    Já dizia aquele velho e conhecido ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. É por isso que, para vender mais e conquistar novos clientes, você precisa começar a investir em marketing digital para restaurantes. E esse é o tema do nosso artigo de hoje.

    Por exemplo, de nada adianta exibir um comercial na televisão, pagando caro para atingir pessoas que não possam ir até o seu estabelecimento. Além disso, com as mídias digitais, a comunicação é uma via de mão dupla, já que os seguidores também podem conversar com você.

    O investimento em marketing digital para restaurantes é a melhor opção para o ramo de Food Service, tendo em vista que é mais rentável focar no seu mercado local, criando estratégias de geolocalizadas. Dessa forma, os anúncios serão mostrados apenas para pessoas que estão próximas ao seu estabelecimento.

    Confira algumas dicas práticas de marketing digital para restaurantes

    O mais recomendado é que você conte com o suporte de um especialista na área para ajudá-lo nas suas ações de marketing digital para restaurantes.

    Porém, algumas atividades podem ser iniciadas pela própria equipe do estabelecimento, caso você não tenha verba suficiente para contratar os serviços de um profissional no momento.

    Veja, a seguir, algumas dicas essenciais.

    Desenvolva estratégias nas redes sociais

    As redes sociais estão entre as ferramentas de marketing digital para restaurantes mais eficientes. No entanto, não basta sair criando contas em todas as mídias disponíveis. Convém fazer uma pesquisa com o seu público e ver quais delas são mais interessantes para ele.

    O Facebook e o Instagram são as mais recomendadas atualmente, tendo em vista que são populares e têm um forte apelo visual. Assim, você pode publicar fotos dos pratos para mostrar as opções do seu cardápio, além de fazer promoções e interagir com os seguidores.

    Para desenvolver tais ações, é importante lembrar que esses são canais mais eficientes para o relacionamento com os seus clientes do que para as vendas diretas. Por isso, pense sempre em conteúdos interativos, convidando os seus visitantes a postarem fotos deles no seu restaurante, marcando usuários nas fotos e utilizando hashtags específicas. Dessa forma, você também pode compartilhar tudo isso no seu perfil!

    Mas tenha um cronograma de conteúdos com dias e horários estratégicos para as suas próprias publicações. Se você quer divulgar a venda de pratos para o almoço, por exemplo, um bom momento para postar as suas fotos é um pouco antes do meio-dia, quando as pessoas já começam a pensar na pausa para a refeição.

    Outra estratégia muito interessante é a ferramenta Stories, disponível no Facebook e no Instagram. Ela mostra fotos e pequenos vídeos por somente 24 horas, sendo que depois eles somem automaticamente. Por esse motivo, é muito útil para mostrar o cardápio do dia e outras questões mais pontuais, como os bastidores do seu restaurante.

    Nessas redes, você ainda pode fazer publicações patrocinadas, nas quais se paga um valor pré-definido para que elas sejam mostradas para mais pessoas. Ao desenvolver essa ação, é possível segmentar o seu público para que os anúncios sejam mostrados prioritariamente para quem mora na sua região, selecionando a sua cidade ou um raio a partir de um ponto definido por um CEP.

    Marketing digital para restaurantes

    Crie um perfil no Google Meu Negócio

    O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para que as empresas possam ser facilmente encontradas em buscas na internet. Para usar esse serviço, basta criar um perfil e preencher com número de telefone, site e endereço, entre outros meios de contato do seu empreendimento.

    Quando você usa o Google Meu Negócio, as pessoas que visitam o seu restaurante também podem deixar depoimentos, que ficam visíveis para outros usuários que pesquisarem pela sua empresa. Logo, se eles deixarem elogios, o seu estabelecimento terá ganhos de reputação.

    Por isso, caprichar no atendimento também é muito importante! Lembre-se: estratégias online e offline precisam andar sempre juntas.

    Entre em aplicativos de delivery

    Aplicativos de delivery — como iFood, Uber Eats, Rappi e Loggi — são úteis para o marketing digital para restaurantes, tendo em vista que muitas pessoas costumam utilizá-los para pedir comida. Inclusive, essa prática cresceu muito durante a pandemia do novo coronavírus e tende a continuar em alta nos próximos meses.

    Por mais que exista a cobrança de taxas, o retorno tende a valer a pena, visto que um cliente de aplicativo dificilmente optaria pelo seu restaurante se você estivesse fora dele.

    Para se destacar da concorrência dentro app, crie promoções e faça combos. Bom atendimento, entrega rápida e qualidade dos pratos também ajudam a obter boas avaliações. Isso impacta o consumidor no momento da escolha de um restaurante.

    Além disso, você pode, estrategicamente, enviar um cartão de visitas ou ímã de geladeira com o seu número de telefone ou WhatsApp junto das suas entregas. Assim, em pedidos futuros, o cliente poderá entrar em contato diretamente, sem intermédio dos aplicativos, tornando os seus lucros ainda maiores.

    Invista em anúncios no Google Ads

    O Google Ads é a plataforma de anúncios no Google. Ao investir nessa ferramenta de marketing digital para restaurantes, você cria publicidades do seu estabelecimento que serão mostradas para pessoas que pesquisam por determinada palavra-chave no famoso site de buscas.

    Se você tem um restaurante mexicano em São Paulo, por exemplo, pode anunciar em pesquisas por termos como “comida mexicana” ou “burrito em São Paulo”. Dessa forma, quando as pessoas pesquisarem por eles na sua localidade, uma propaganda do seu estabelecimento será mostrada.

    O próprio Google disponibiliza uma plataforma onde você pode pesquisar o volume de buscas das palavras-chave, escolhendo as mais estratégicas para o seu negócio. Com essa ferramenta, é possível ter uma noção de como escolher as opções mais vantajosas.

    Os anúncios podem direcionar o cliente para o seu site, WhatsApp ou até mesmo direto para chamadas telefônicas.

    O marketing digital para restaurantes é muito amplo e você pode explorá-lo das mais diversas formas. Esperamos que essas nossas dicas básicas sirvam para dar um pontapé inicial nesse mundo e conquistar mais clientes para o seu negócio.

    E se você gostou deste conteúdo, continue com a gente. Leia agora mesmo o nosso artigo que explica como implementar um restaurante delivery, explorando esse formato de venda em todo o seu potencial!

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