Para você aprender e se manter informado
  • NOTÍCIAS

  • DICAS

  • RECEITAS

  • PARCERIAS

  • DESTAQUES

  • Blog MegaNews, Mega Dicas

    Boas práticas de manipulação de alimentos em pizzarias e restaurantes

    quinta-feira, 30.07.20

    Fazer a manipulação de alimentos corretamente sempre foi um desafio para pizzarias e restaurantes. No entanto, com a pandemia de Covid-19, os cuidados devem ser intensificados.

    É preciso que todos os colaboradores dos estabelecimentos compreendam as boas práticas que devem seguir. Só assim é possível garantir que os alimentos não se tornem transmissores do novo coronavírus.

    Também comunique aos clientes esses cuidados. Afinal, as pessoas estão muito mais críticas e exigentes em relação a isso.

    Falaremos sobre tudo isso no nosso artigo de hoje. Acompanhe!

    Relembre as principais normas sanitárias para a manipulação de alimentos

    Primeiramente, para garantir que a manipulação de alimentos seja feita de forma segura na sua pizzaria ou no seu restaurante, é preciso se certificar de que ele cumpre todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Aliás, se você não seguir essas regras, pode ter o seu estabelecimento multado ou fechado, caso ocorram fiscalizações. Tais normas estão disponíveis na Resolução RDC nº 216.

    Veja, em seguida, os principais cuidados que você deve tomar com os funcionários e com os alimentos propriamente ditos.

    Cuidados com os funcionários

    É importante que o restaurante ofereça condições para que os funcionários sigam à risca as normas de manipulação de alimentos, bem como dê orientações sobre como eles devem realizar as suas atividades.

    Um dos principais cuidados é em relação à saúde dos colaboradores. Quem manipula alimentos não pode apresentar nenhum tipo de lesão ou enfermidade que comprometa a qualidade do que vai servir.

    Com a pandemia, isso deve ser intensificado. Se um colaborador tiver qualquer sintoma gripal, por mais leve que seja, você precisa afastá-lo imediatamente de suas funções. Afinal, além de contaminar os alimentos, ele pode transmitir o vírus para os seus colegas.

    As pessoas que lidam diretamente com alimentos também não devem falar, cantar, assobiar ou fazer qualquer coisa que possa expelir saliva enquanto realizam as suas atividades. E, mais do que nunca, o uso de máscaras de proteção é imprescindível.

    Além disso, é importante tomar alguns cuidados com assepsia e higiene pessoal. Os colaboradores que têm cabelos compridos precisam deixá-los presos e protegidos com touca ou rede. Os homens não devem usar barba.

    É necessário ainda cuidados com as unhas, que devem ser curtas e sem uso de esmalte ou base. Você também não deve permitir aos colaboradores maquiagens e objetos de adorno, como anéis e pulseiras.

    No momento atual, é recomendável que os manipuladores de alimentos higienizem as mãos com álcool gel 70% com frequência. Além disso, eles precisam ficar pelo menos 1,5 m distantes uns dos outros na cozinha.

    Manipulação de alimentos em pizzarias e restaurantes

    Cuidados com os alimentos

    Os responsáveis por pizzarias e restaurantes devem ter um controle sobre como é feito o transporte dos alimentos do fornecedor até o estabelecimento. É preciso se certificar sobre os cuidados que os operadores logísticos tomam, especialmente no que se refere à higienização.

    Na armazenagem dos alimentos, garanta que as embalagens estejam bem vedadas. Além disso, lembre-se de que os produtos não podem ser esquentados ou congelados em recipientes de plástico, tendo em vista que esse material transmite bactérias facilmente.

    Ao retirar os alimentos das embalagens, é preciso etiquetá-los. As etiquetas devem conter informações básicas, como o dia em que o item foi aberto e o prazo de validade. De tal forma, é possível evitar o uso de produtos vencidos.

    Sobre a higienização dos alimentos, as recomendações estão muito relacionadas com a estrutura do restaurante. Bancadas, mesas, armários, freezers e outros locais devem ser limpos constantemente, com sanitizantes que eliminem vírus e bactérias.

    Os alimentos crus, como frutas e legumes, também precisam ser imersos em soluções com água e água sanitária, para eliminar eventuais agentes infectantes.

    Já os alimentos com embalagens podem ser higienizados com água e sabão, para eliminar possíveis agentes transmissores de doenças, como o coronavírus.

    Entenda como comunicar as medidas sanitárias aos clientes

    Além de tomar cuidado com a manipulação de alimentos, é fundamental comunicar as medidas aos clientes. A pandemia faz com que as pessoas se preocupem muito mais com a higiene e, portanto, é preciso que o restaurante tenha total transparência nesse sentido.

    As redes sociais e os demais canais de comunicação podem desempenhar bem esse papel. Por exemplo, você pode postar fotos e vídeos que mostrem as medidas para evitar a disseminação do coronavírus.

    Recomendamos que essa comunicação seja feita de forma otimista, mostrando que os cuidados são tomados para que todos possam frequentar o restaurante ou pedir um delivery de forma segura.

    No entanto, evite ser muito alarmista, para não despertar medo nas pessoas. Isso pode afastar os clientes do seu estabelecimento.

    Saiba os cuidados que a MegaG toma com a manipulação de alimentos

    A MegaG sempre foi muito cuidadosa no que se refere à manipulação de alimentos.

    Em nossos centros de armazenagem, separamos tudo devidamente para evitar a contaminação cruzada, por exemplo. Além disso, higienizamos os nossos produtos e treinamos os nossos colaboradores para fazer o transporte de forma correta.

    Cientes do momento atípico que vivemos, os nossos cuidados com a manipulação de alimentos foram redobrados. Nossos funcionários utilizam equipamentos de proteção e seguem todas as medidas preventivas contra a Covid-19.

    Ainda oferecemos aos nossos clientes a opção de buscar os produtos em nossos pontos de retirada. Basta ligar, fazer o pedido e retirar! Assim, não é preciso receber entregadores, tampouco ir a estabelecimentos cheios de pessoas para fazer compras para a sua pizzaria ou o seu restaurante.

    O coronavírus exige reinvenção dos negócios do segmento de alimentação fora do lar. Além dos cuidados com a manipulação de alimentos, as maneiras de atender as pessoas mudaram e, agora, um dos principais focos é o digital.

    Aproveite para ver mais informações sobre isso em nosso artigo que explica como usar o WhatsApp Business em pizzarias!

    TAGS RELACIONADAS: , , , , , ,

    Curtir no Facebook