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Prepare o seu restaurante para as festas de fim de ano
segunda-feira, 23.11.20Certamente, o fim de ano é uma época atípica para a demanda dos restaurantes, em que dois tipos de situações costumam ser observados.
Nas primeiras semanas de dezembro, os estabelecimentos tendem a ter uma alta procura, por conta de comemorações feitas por empresas ou grupos de amigos.
Já no final do mês, no período em que se comemora o Natal e o Réveillon, as pessoas preferem fazer as celebrações em casa, com a família e os amigos. Por isso, a tendência é que o movimento caia bastante.
Portanto, você precisa buscar meios para se dar bem em ambos os momentos, desenvolvendo estratégias específicas para cada um.
Confira, no nosso artigo de hoje, as dicas que preparamos para você ter mais lucro no seu restaurante no fim de ano!
Ótimas dicas para preparar o seu restaurante para as festas de fim de ano
A seguir, apresentaremos uma série de orientações para que você possa preparar o seu restaurante para as festas de fim de ano. Acompanhe!
Crie promoções para as comemorações de empresas
Nas primeiras semanas do mês de dezembro, é comum que as empresas façam comemorações para celebrar o ano que acaba e fortalecer os laços da equipe.
Nessa época, as organizações ainda costumam fazer a brincadeira do amigo secreto, incentivando a troca de presentes entre os colegas.
Esses eventos são quase sempre realizados em um restaurante.
Por isso, o seu estabelecimento pode criar promoções especiais para a época de fim de ano, oferecendo descontos ou brindes, como drinks grátis para as empresas que decidirem celebrar o fechamento de ciclo em suas dependências.
Também é uma boa ideia fechar o restaurante para grupos. Esse serviço pode ser interessante para grandes empresas, que contam com muitos funcionários e preferem ter uma celebração privada, sem que outros clientes estejam no local.
Faça campanhas de marketing para divulgar tais possibilidades!
Prepare um cardápio natalino e de ano novo para entrega em domicílio
Para a semana do Natal e do Réveillon, quando tradicionalmente o movimento do restaurante cai, você pode garantir o seu lucro com o serviço de delivery.
Para isso, crie um cardápio especial para a época e o ofereça para os clientes que pretendem celebrar as datas em casa, mas não querem preparar as refeições.
Na véspera de Natal, você pode oferecer combos completos, com entradas, pratos principais e sobremesas para entregar em domicílio. Entre as receitas que você pode preparar estão arroz à grega, saladas de maionese, lombo assado, peru, panetones, pavês e afins.
Já na noite da virada do ano, os pratos mais tradicionais são as carnes assadas, com exceção das aves. Além disso, você pode preparar receitas com lentilha e romã, por exemplo, que na crendice popular trazem sorte para os meses seguintes, se consumidas no Réveillon.
Invista na decoração
Para atrair mais clientes no fim de ano, também é interessante que você invista em uma decoração natalina caprichada. Enfeite o salão com objetos temáticos, coloque guirlandas nas portas do estabelecimento e abra um espaço para a árvore de Natal.
Caso ache bacana e tenha a possibilidade, você ainda pode contratar um ator para interpretar o Papai Noel e fazer fotos com os clientes em determinados horários. Isso é interessante até mesmo para aumentar o seu engajamento nas redes sociais, uma vez que as pessoas publicarão as imagens em seus perfis e marcarão o estabelecimento.
Sem dúvida, a decoração natalina agrada a todos, em especial as crianças. Para elas, você pode investir em brincadeiras e jogos temáticos no espaço kids do restaurante. Você pode até mesmo usar neve artificial, criando um clima de Natal igual ao que assistimos nos filmes de fim de ano.
Reforce os cuidados preventivos à Covid-19
Neste ano, as comemorações natalinas exigem um cuidado especial! Apesar de praticamente todo o país já ter reaberto o comércio, ainda não existe uma vacina para evitar a disseminação do novo coronavírus. Além disso, o aumento recente dos índices de contaminação demonstra que a pandemia não acabou.
Por conta disso, é preciso reforçar os cuidados preventivos à Covid-19, sempre oferecendo aos clientes álcool gel 70% nas dependências do restaurante, assim como tapetes higienizadores na entrada do estabelecimento e luvas de plástico para os consumidores se servirem no buffet.
Também oriente garçons e demais funcionários a fiscalizarem o uso de máscara no ambiente. O ideal é que os clientes tirem o acessório apenas quando estiverem sentados à mesa e prontos para comer.
Em todos os outros momentos, como quando se levantam para ir ao banheiro ou se dirigem ao caixa para pagar a conta, o uso da máscara se faz necessário. Caso os colaboradores do restaurante encontrem alguém descumprindo essa regra, devem educadamente abordar o cliente e solicitar que coloque o acessório.
Outro ponto importante a ser observado tem relação com as aglomerações. Mantenha as mesas afastadas umas das outras e trabalhe com a capacidade do restaurante reduzida, seguindo os protocolos das autoridades de saúde locais.
Crie planos de divulgação especiais para o período
Para atrair mais clientes para o seu restaurante e aumentar os seus lucros no fim de ano, é importante criar planos de divulgação especiais para o período. As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, são grandes aliadas nesse sentido.
Nas semanas que antecedem o Natal e o Ano Novo, por exemplo, indicamos investir em anúncios pagos para que as pessoas conheçam as suas ofertas. Assim, elas podem fazer as suas reservas para comer no local ou agendar pedidos de ceia por delivery.
Vale também divulgar o seu WhatsApp para que os esforços promocionais sejam ainda mais rápidos e efetivos!
Esperamos que o fim de ano seja bastante lucrativo para o seu restaurante e que as nossas dicas possam ser úteis para você aproveitar o período ao máximo.
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