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    Rappi para restaurantes: como cadastrar o seu negócio no app

    segunda-feira, 30.11.20

    Muitos negócios começaram a utilizar aplicativos de entrega este ano. Alguns desses apps são mais intuitivos do que outros, mas usar o iFood, o Uber Eats ou o Rappi para restaurantes pode gerar muitas dúvidas aos marinheiros de primeira viagem.

    É por isso que, neste artigo, vamos falar sobre o mais diferente de todos os aplicativos disponíveis: o Rappi. Confira um passo a passo de como se cadastrar no app e comece a utilizá-lo em suas estratégias de negócio hoje mesmo!

    Por que utilizar o Rappi para restaurantes?

    Primeiramente, é preciso entender se o Rappi para restaurantes realmente vale a pena para o seu estabelecimento.

    Utilizar esse tipo de aplicativo para delivery tem vantagens e desvantagens. Por isso, é necessário pesar prós e contras ao tomar uma decisão.

    As vantagens dos aplicativos de delivery

    Os aplicativos de delivery de comida se tornaram muito populares em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Com vários restaurantes de portas fechadas, eles foram a principal alternativa ante o encerramento por completo dos serviços de diversos negócios.

    A implementação desses aplicativos é simples  a inscrição costuma ser feita em pouco tempo e sem muita burocracia. Além disso, não é preciso contratar motoboys, visto que os apps têm os seus próprios entregadores.

    Os pagamentos também são feitos de forma fácil, permitindo que o cliente escolha o seu meio preferido. Todo o processo é muito seguro para todas as partes envolvidas.

    Mas a maior vantagem desses aplicativos é a exposição. Muitas pessoas os utilizam pela praticidade e para saber o que há de novo nas redondezas.

    Com um bom cardápio e uma boa avaliação, o seu restaurante vai atrair diversos novos clientes a partir dessas plataformas. Ou seja, uma ótima alternativa para aumentar os lucros!

    As desvantagens dos aplicativos de delivery

    As principais desvantagens desses aplicativos são as taxas. Elas são elevadas e, em muitos casos, os restaurantes precisam aumentar os seus preços para compensar. Portanto, é necessário calcular bem para não sair no prejuízo.

    Outro problema para quem usa apenas o delivery por aplicativo como fonte de renda é a dependência. Se o app aumentar as taxas ou parar de funcionar, as suas vendas serão prejudicadas. E as avaliações dos clientes influenciam mais do que imaginamos!

    Por fim, alguns restaurantes também se incomodam com a falta de personalização. As plataformas funcionam em um modelo engessado, no qual você pode mudar poucas coisas. O seu cliente pode não conseguir captar o estilo e os diferenciais do seu restaurante apenas pelas informações dos apps.

    Mas se as vantagens pesam mais do que as desvantagens e você avalia que o Rappi para restaurantes vale a pena, é hora de seguir com o passo a passo e fazer o seu cadastro!

    Como o Rappi funciona?

    Para fazer um cadastro Rappi é preciso, antes de mais nada, entender como ele funciona. Isso porque a sua proposta é diferente de apps como iFood ou Uber Eats — ele se descreve como “um aplicativo que entrega qualquer coisa”. Ou seja: ele não é apenas um delivery de lanches e refeições.

    Compras de supermercado, remédios, documentos e diversas outras coisas podem ser entregues pelo Rappi. Apesar disso, o seu funcionamento é bastante similar aos dos outros apps. Depois de baixar o aplicativo, o usuário escolhe uma categoria e faz o seu pedido.

    Rappi para restaurantes: como cadastrar o seu negócio no app

    Como cadastrar o seu negócio no Rappi?

    Abaixo, vamos dar um passo a passo completo para fazer o cadastro do seu restaurante no Rappi. Depois dessas etapas, você poderá usar o app sem problemas para complementar o delivery!

    Entre em contato com o Rappi

    O primeiro passo para fazer o seu cadastro é enviar um e-mail para sejaparceiro@rappi.com. Nele, é preciso incluir algumas informações básicas, como o nome do restaurante, o tipo (pizzaria, comida caseira, mexicana etc) e a cidade onde ele está localizado.

    Aguarde a resposta

    A Rappi de fato analisa e seleciona todos os contatos que recebe.

    A empresa vai conferir a qualidade do seu negócio antes de responder. Por isso, pode demorar algum tempo para que eles enviem uma resposta.

    Quando o e-mail for respondido, você vai receber um contrato padrão, além de um login e uma senha.

    Baixe o RappiAliado

    Quem utiliza o Rappi para restaurantes ou outros comércios não usa o app comum. O seu login e a sua senha serão utilizados em um aplicativo especial o RappiAliado. Você pode baixa-lo na loja de apps, selecionar o seu país e usar o login e a senha enviados.

    Complete o cadastro

    Logo que você entrar no RappiAliado, vai poder selecionar a opção de ativar um restaurante. Depois, é só escolher o seu negócio na lista que vai aparecer. Nesse momento, você já está a um passo de começar a usar o Rappi.

    Crie um cardápio

    A última etapa desse passo a passo é a criação do cardápio. Você vai criar cada item do menu do seu restaurante.

    É recomendado sempre usar fotos reais dos produtos e descrever os seus ingredientes dessa forma, você não frustra os seus clientes.

    Assim que você cadastrar o primeiro item, o seu restaurante já começará a aparecer nas pesquisas. Então, você poderá receber pedidos sem nem mesmo ter cadastrado o cardápio inteiro. Fique atento!

    Fique por dentro de pagamentos e taxas

    Esse passo não vem exatamente logo depois, mas é bom saber como funciona: o Rappi para restaurantes cobra R$ 40 pelo cadastro, descontado no seu primeiro repasse de pagamentos.

    Após essa cobrança, o aplicativo possui um valor fixo, a taxa de pagamento a crédito, que equivale a 3,5% de cada compra.

    Como ter sucesso com o Rappi para restaurantes?

    Precisamos dizer que o app é bastante exigente com quem o utiliza. O Rappi pode retirar estabelecimentos com nota baixa da plataforma sem cerimônias.

    Por isso, confira abaixo algumas dicas para ter sucesso com o Rappi para restaurantes:

    • deixe as notificações sonoras do aplicativo ligadas;
    • aceite o pedido dos clientes em até sete minutos — se ultrapassar esse tempo, o app dá como cancelado;
    • mantenha um alto padrão de qualidade nos pratos e no atendimento;
    • capriche nas fotos e nas descrições do cardápio;
    • procure oferecer novidades e diferenciais para os seus clientes.

    Com essas dicas, o seu restaurante vai manter uma avaliação sempre alta. Isso garante não só a sua permanência no Rappi, mas a satisfação de todos os seus clientes!

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