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Instagram de pizzaria: aprenda a montar o seu!
segunda-feira, 2.11.20Marcar presença nas redes sociais pode fazer muita diferença para um negócio. Afinal, elas são poderosas ferramentas de marketing. Quando se trata de restaurantes, então, a possibilidade de usar imagens para atrair os clientes é imperdível. Por isso, entenda como montar um Instagram de pizzaria no nosso artigo de hoje!
Por que criar um Instagram de pizzaria
Não é novidade que as redes sociais fazem parte do cotidiano. Seja para conversar com alguém ou escolher onde jantar, sempre damos uma conferida nelas. E, hoje em dia, o Instagram é a mais popular.
Com diversos formatos de conteúdo e espaço para interação, ele conquistou um lugar no mundo dos negócios, principalmente os do ramo alimentício. Afinal, nada melhor do que atiçar a fome dos seus clientes já na primeira imagem, certo?
Veja abaixo alguns dos principais motivos para investir em um Instagram de pizzaria:
- fazer marketing mais simples e com grande alcance;
- impulsionar postagens por valores acessíveis para alcançar mais pessoas;
- conquistar seguidores — e, com as estratégias certas, novos clientes;
- ter uma comunicação direta com o público;
- engajar os consumidores;
- fidelizar clientes com ações especiais.
Como você pode ver, criar um Instagram de pizzaria traz vantagens importantes para o seu negócio. Mas como colocar esse plano em prática?
Como montar um Instagram interessante e chamativo para a sua pizzaria
Mesmo entendendo que as redes sociais têm um papel importante no marketing da sua pizzaria, você pode não saber como usá-las.
O Instagram, em particular, tem diversos recursos e possibilidades que nem todos conhecem bem ou conseguem aproveitar.
Por isso, reunimos abaixo algumas dicas importantes que vão levar o seu Instagram de pizzaria ao sucesso. Confira.
Crie uma conta empresarial
O Instagram empresarial é uma novidade. E esse tipo de conta traz muitas vantagens para a sua pizzaria, como:
- alcançar um público maior na sua região de atuação;
- adicionar um botão para quem quiser entrar em contato com a sua pizzaria;
- ter acesso a dados demográficos e perfil da sua audiência.
É possível transformar uma conta particular em empresarial. Certamente, é uma maneira simples de turbinar as possibilidades do seu Instagram de pizzaria!
Utilize fotos e vídeos de qualidade
Atualmente, o Instagram permite muito mais tipos de mídias do que antigamente. É possível postar fotos, vídeos, GIFs, reels — vídeos mais longos — e até lives. E você pode aproveitar todas essas possibilidades na sua pizzaria.
O mais importante é entender que o Instagram é, de fato, uma rede social visual. Isso quer dizer que, sejam fotos, vídeos ou GIFs, é preciso investir na qualidade do que será postado. Mas não significa que é preciso contratar um fotógrafo profissional ou ter equipamentos caros!
Veja abaixo como produzir um conteúdo em imagem mais interessante para um Instagram de pizzaria:
- tente utilizar a luz natural para tirar fotos;
- não tire fotos do prato sozinho. Coloque flores, guardanapos, talheres, copos e outros enfeites;
- procure o melhor ângulo. Tirar uma foto de cima, por exemplo, mostra a pizza inteira, mas uma fatia pode ficar mais apetitosa de lado;
- não faça apenas uma foto. Tire várias e, depois, escolha a melhor para postar;
- experimente os filtros do aplicativo, mas não exagere, deixando a foto artificial;
- republique fotos dos clientes. Aproveite para oferecer um desconto para quem marcar a pizzaria;
- seja criativo. Não poste sempre o mesmo tipo de foto ou os mesmos temas;
- mostre a rotina do restaurante, especialmente nos stories;
- tire fotos da equipe e do ambiente;
- aproveite esse espaço para divulgar promoções, novidades etc.
A melhor dica para quem quer criar um Instagram de pizzaria é testar as possibilidades. Não tenha medo de experimentar. Assim, você descobre o que funciona melhor para o seu público.
Escreva bons textos
As descrições e legendas de fotos são mais importantes do que as pessoas pensam. São elas que vão garantir o engajamento no seu Instagram de pizzaria.
Não precisam ser textos longos — na maior parte das vezes, uma ou duas frases já são o suficiente. O importante é levar informação e se comunicar.
Confira algumas dicas para criar boas legendas:
- intercale textos curtos e longos: se a sua pizza usa uma farinha especial, que tal falar sobre ela?;
- não deixe as regras de gramática e ortografia de lado: pode não parecer importante, mas um português bem escrito, seguindo as regras gramaticais e ortográficas, mostra profissionalismo;
- utilize esse espaço para interagir: faça perguntas que tenham a ver com o seu tema. Por exemplo: “qual é o seu sabor de pizza favorito?” ou “quem aí é fã de pizza doce?”;
- use emojis de forma divertida: coloque uma fatia de pizza depois de convidar os clientes a conhecerem a pizzaria, por exemplo. Isso deixa os textos mais atraentes;
- marque a sua pizzaria como local onde a foto foi tirada: assim, quando os seus clientes clicarem nele, serão redirecionados para o mapa com a localização.
Saiba usar hashtags
As hashtags ficaram populares primeiro no Twitter, mas hoje são usadas em todas as redes sociais. No geral, elas servem como agrupadoras de buscas: ao clicar em uma delas, você encontra outras postagens sobre o mesmo assunto.
Por isso, colocar hashtags nas legendas das fotos e dos vídeos pode aumentar o seu alcance. Mas não é recomendável fazer isso com qualquer palavra!
Para escolher as hashtags, pense em quais palavras levariam o cliente à sua pizzaria em uma busca. Por exemplo, #pizzaria é uma boa ideia.
Mas melhor ainda seria se tivesse o local especificado. Se a sua pizzaria fica em São Paulo, a hashtag #pizzariasp é ideal.
Não existe um limite de hashtags, mas colocar muitas pode deixar a postagem poluída. Portanto, tenha cautela.
Poste nos melhores horários
Às vezes, pode parecer que todo mundo está no Instagram em tempo integral. Porém, existem pesquisas que mostram os horários nos quais as pessoas mais entram nas redes sociais.
Quando se trata de pizzarias, imagine que você quer chamar a atenção de alguém que está pensando em comer. Os melhores horários, portanto, seriam os próximos das refeições. Poste no fim da tarde, quando os clientes ainda não decidiram o que jantar, para chamar a atenção.
Trabalhe também com a predisposição normal dos clientes. Em um fim de semana chuvoso, por exemplo, nem todo mundo quer sair de casa para comer pizza. Então, hora de usar o seu Instagram de pizzaria para fazer propaganda do delivery!
Divulgue o seu cardápio
Uma grande vantagem do Instagram é que os recursos dessa rede são ótimos para divulgar o seu cardápio. Por exemplo, dentro do próprio app é possível criar imagens que tenham grande apelo visual.
Você pode divulgar o cardápio tanto pelo feed quanto pelos stories.
No feed, você pode colocar uma lista dos pratos em uma só imagem ou tirar uma foto do cardápio. Também é possível fotografar todos os produtos e criar carrosséis de imagens.
Porém, no feed, esses conteúdos podem se perder com o tempo. Por isso, o mais recomendado é postar nos stories e criar um destaque com eles. Com esta função, as postagens selecionadas ficam agrupadas em um lugar só e não somem após 24 horas.
Utilize o feed e os stories
Falando nisso, para se comunicar bem com o público, use tanto o feed quanto os stories.
Nos stories, você pode mostrar a produção em tempo real, fazer enquetes e responder perguntas, interagindo mais.
No feed, poste as fotos mais bonitas, que servirão de cartão de visitas da sua pizzaria.
Nas duas funcionalidades, procure responder todas as mensagens e interações que receber, sempre com muita educação.
Com essas dicas, você já pode criar um bom Instagram de pizzaria. Uma página atraente, que seja capaz de aumentar o seu público e fidelizar clientes, é o que o seu negócio precisa para crescer.
Quer mais dicas de marketing e gestão para a sua empresa? Então, basta acompanhar as nossas redes sociais! Como falamos hoje do Instagram, confira as nossas postagens sobre o ramo alimentício por lá.
Para você aprender e se manter informado