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    Como funciona a Black Friday nas pizzarias?

    segunda-feira, 5.10.20

    Você sabe como funciona a Black Friday? Essa data movimenta o comércio e é uma boa oportunidade para as pizzarias impulsionarem os seus lucros.

    Assim como o comércio varejista e as lojas virtuais, os estabelecimentos alimentícios podem tirar proveito dessa ocasião.

    Então, entenda como funciona a Black Friday e aprenda a criar boas promoções, aumentando as vendas do seu negócio!

    Veja como funciona a Black Friday

    A Black Friday foi criada na década de 1990, nos Estados Unidos. Ela é celebrada sempre na sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças, o principal feriado norte-americano. A ideia é que os lojistas façam uma grande queima de estoque, turbinando as suas lojas com novidades para o Natal.

    No Brasil, o evento começou a ser celebrado em 2010. De lá para cá, cresceu o número de estabelecimentos que aderem à promoção. E com o passar do tempo, entender como funciona a Black Friday também se tornou necessário para os donos de pizzarias.

    Isso porque a data ficou muito conhecida e os clientes já se acostumaram a aguardar por descontos nessa época. Portanto, a sua pizzaria não pode ficar de fora, ou perderá a oportunidade de ver a quantidade de pedidos disparar.

    Em 2020, a Black Friday acontecerá no dia 27 de novembro. Mas você pode fazer promoções durante um período maior, criando uma Black Week, com uma semana de ofertas, ou até mesmo um Black November, com um mês repleto de oportunidades.

    Vale lembrar que os descontos podem ser oferecidos para os clientes que fazem pedidos online — por meio de sites ou aplicativos — e para os que forem comer na própria pizzaria. Se preferir, crie promoções individuais para cada modalidade: virtual e presencial.

    Como funciona a Black Friday?

    Entenda como aproveitar a Black Friday em pizzarias

    Entendeu como funciona a Black Friday? Então, chegou o momento de estruturar as suas atividades para a data. Confira algumas dicas a seguir.

    Defina os produtos em destaque

    O primeiro passo para praticar a Black Friday nas pizzarias é definir os produtos que estarão em destaque. Para isso, fazer o cálculo de margem de contribuição das pizzas e a conta para a venda em larga escala, em vez de pensar em ganhos individuais, é importante.

    Uma boa ideia é colocar em promoção sabores de pizza com maior margem de lucro, por não contarem com insumos tão caros — os vegetarianos têm um preparo mais em conta do que o de camarão, por exemplo. Logo, podem ser priorizados nas ofertas.

    Seja criativo nas promoções

    Falando especificamente sobre as promoções — ponto fundamental para entender como funciona a Black Friday —, você precisa ser criativo para chamar a atenção dos consumidores, sempre pensando em formas de ter uma boa margem de lucro.

    Os descontos progressivos são uma maneira eficiente de conseguir novos pedidos. O funcionamento dessa técnica é simples: na medida em que o cliente compra um volume maior de produtos, o preço de cada unidade vai diminuindo.

    Se você usa aplicativos para delivery, sejam eles próprios ou de terceiros, também pode utilizar cupons de desconto. Isso motiva os clientes a comprarem mais, tendo em vista que eles gastarão menos para adquirir os seus produtos.

    Outra ideia interessante é a dos combos. Você pode criar pacotes — como uma pizza salgada, uma doce e um refrigerante — por valores menores do que se os produtos que os compõem fossem comprados individualmente.

    Pensando em uma maior lucratividade, pode ser interessante criar sabores exclusivos para a Black Friday. Nesse caso, opte sempre por alternativas que tragam um bom retorno financeiro.

    Aposte nas novidades

    Agora que você já viu como funciona a Black Friday em termos promocionais, saiba que nem só de descontos vive a data. Também é possível trabalhar com lançamentos, por exemplo, aproveitando a alta procura do período para apresentar novidades aos seus clientes.

    Aposte em sabores inusitados ou produtos complementares às pizzas, como foccacias, calzones ou sobremesas. Vale inserir as novidades na onda de descontos, as atrelando a alguma promoção vigente, como nos combos ou progressivos. E claro, capriche na divulgação de tudo.

    Pense em diferentes formas de divulgação

    Uma vez que os produtos e as promoções estão definidos, chega o momento de colocar o seu marketing para trabalhar. Aqui, é preciso usar a criatividade para fazer com que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, mostrando as ofertas de forma clara, com regras e datas estabelecidas.

    Para divulgar, você pode fazer publicações nas suas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Capriche nas chamadas para que o conteúdo fique bem atrativo e persuasivo. Ainda vale a pena fazer algumas publicações pagas, alcançando ainda mais usuários nas mídias.

    Você também pode divulgar as promoções da Black Friday pelo WhatsApp Business. Para isso, crie uma lista de transmissão e envie as ofertas para os seus clientes. Os pedidos podem ser feitos facilmente pelo aplicativo; portanto, divulgue essa alternativa.

    Outra ideia interessante é produzir flyers com as promoções ou um QR Code que leva para o cardápio da pizzaria. Assim, dias antes da Black Friday, você pode anexá-los às embalagens das pizzas dos clientes que pedirem delivery, gerando pedidos programados nas datas em que as ofertas terão validade.

    Planeje as compras de insumos com antecedência

    Boa parte do ganho em lucratividade da Black Friday em pizzarias começa na hora da compra. Afinal, quando o estabelecimento precisa adquirir uma quantidade maior de insumos, pode negociar descontos mais interessantes com o seu fornecedor de alimentos.

    Por isso, é importante se planejar, comprando ingredientes com antecedência e por um preço mais baixo. Dessa forma, você consegue repassar esses descontos para o seu cliente por meio das promoções. Logo, as vendas tendem a crescer no período e o seu lucro vai aumentar de forma significativa.

    Em 2020, entender como funciona a Black Friday em pizzarias é importante, especialmente quando pensamos na retomada no setor de alimentação. Por conta da pandemia de Covid-19, esse ano não foi fácil para o segmento. Essa, portanto, pode ser uma boa oportunidade para sair do vermelho e recuperar um pouco das perdas dos meses anteriores.

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