-
Blog MegaNews, Mega Dicas
O que é Food Service? Conheça o setor de alimentação fora do lar
segunda-feira, 24.05.21Nos últimos anos, poucos setores cresceram no Brasil como o de alimentação fora do lar. Mesmo durante a crise causada pela pandemia de Covid-19, ele se mantém estável. E a perspectiva é de que esse crescimento continue. Mas o que é Food Service?
No artigo de hoje, vamos explicar tudo sobre ele e mostrar como cresceu. Também vamos dar dicas imperdíveis de como ter sucesso no setor de gastronomia. Portanto, continue a leitura e saiba o que é Food Service!
O que é Food Service e como ele se tornou tendência?
Primeiramente, quando falamos de Food Service, é preciso entender que não nos referimos ao setor de alimentação como um todo.
O Food Service se refere apenas à alimentação fora do lar. Ele é formado por diversos tipos de estabelecimentos, como:
- restaurantes;
- churrascarias;
- pizzarias;
- lanchonetes;
- bares e pubs;
- padarias e confeitarias;
- cozinhas industriais etc.
Mas esses são apenas alguns exemplos. Todo tipo de negócio que nos permite comer fora de casa faz parte do ramo de Food Service. Quiosques em ruas, shoppings e praias integram o setor. Aquelas máquinas em que se pode comprar salgadinhos e chocolates também.
Você deve estar pensando que esse tipo de negócio sempre existiu. É verdade: o Food Service não é uma novidade. Contudo, ele virou tendência nos últimos anos.
Por muito tempo, o padrão era fazer todas as refeições em casa. Mesmo que muitas pessoas almoçassem no trabalho, boa parte levava comida para o almoço.
Todavia, nossas vidas foram se tornando cada vez mais ocupadas. Por isso, mesmo que as pessoas ainda façam a maior parte das refeições em casa, o Food Service cresceu.
Isso também tem a ver com outros fatores, como as novas gerações e o poder aquisitivo. Os mais jovens acreditam que ter tempo para descansar compensa o valor gasto no Food Service.
Dessa forma, o setor fatura cerca de R$ 420 milhões por dia, mesmo durante a pandemia. Assim, cada vez mais empreendedores pensam em formas rápidas, criativas e deliciosas de oferecer novos serviços.
Como o Food Service reagiu à pandemia?
Sabendo o que é Food Service, podemos pensar que esse setor não reagiu bem à pandemia. No entanto, ele conseguiu dar a volta por cima. O que, a princípio, parecia impossível, já que muitos restaurantes precisaram ficar fechados.
De portas fechadas, sem poder atender em seus salões, uma boa parte dos empreendedores apostou no delivery. Os aplicativos de entrega de comida se popularizaram.
Mesmo negócios que não tinham como apostar no delivery criaram cardápios próprios para isso. E funcionou: não podendo mais sair com tanta frequência, os clientes passaram a pedir comida para fugir da rotina.
Aliás, esses negócios já começam a se preparar para o mundo pós-pandemia. Entretanto, isso não significa que o delivery vai ficar de lado. Pelo contrário: ele caiu no gosto dos clientes e deve permanecer por muitos anos.
A alimentação fora do lar agora também faz parte do cotidiano dentro de casa. Portanto, os restaurantes devem aprender a equilibrar esses dois modelos de atendimento.
Mas, mesmo sabendo o que é Food Service, fica a dúvida: como fazer para se destacar em um setor tão concorrido?
O que é preciso para ser bem-sucedido no Food Service?
Sendo o setor de alimentação fora do lar uma tendência, é normal que muitos empreendedores invistam nele. Contudo, mesmo com várias apostas, nem sempre todos são bem-sucedidos.
Agora que você já sabe o que é Food Service, pode estar começando a pensar em investir. Mas afinal, o que é preciso para se dar bem? Confira alguns fatores em seguida.
Conhecimento do público
Abrir um negócio sem saber quem é seu cliente é sempre um problema. Afinal, quando você não sabe quem vai servir, não pode oferecer o melhor serviço.
Pergunte-se: onde seus clientes moram? Eles frequentam quais tipos de lugares? São mais homens ou mulheres? Jovens ou adultos? Eles vão ao restaurante com amigos, companheiros ou filhos?
Planejamento financeiro
Um dos primeiros erros que muitos cometem nesse setor é não se planejar financeiramente. Mesmo que esteja em alta, o Food Service pode demorar para dar retorno para iniciantes.
Por isso, o capital inicial não pode cobrir apenas a abertura e o primeiro mês do seu negócio. Alguns meses serão necessários para você começar a ver um retorno significativo.
Cardápio atraente
Nem todos os negócios no Food Service precisam reinventar a roda. É possível fazer sucesso com comidas simples e rotineiras. Mas detalhes já fazem muita diferença.
Por exemplo, um restaurante de self-service que tenha pizza como opção no buffet. Ou uma entrega de marmitas fitness que também ofereça sucos e sobremesas naturais.
Quanto maior for a concorrência, mais é preciso investir em detalhes.
Fornecedores confiáveis
Os fornecedores são extremamente importantes em todas as áreas de uma empresa do setor de Food Service.
Quando seu negócio tem um problema com os fornecedores, os clientes finais sentem a diferença. Ela pode vir em forma de faltas, atrasos ou mesmo na baixa qualidade de um produto ou serviço.
Por isso, busque por fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos e serviços de alta qualidade. Além disso, negocie preços e prazos.
Nesse caso, ter o menor valor não é o que mais importa. É preciso buscar um bom custo-benefício e estabelecer uma relação de confiança.
Equipe profissional
Certamente, uma equipe séria e comprometida é essencial para fazer um restaurante, bar ou serviço de entrega decolar.
Seu empreendimento precisa ter bons profissionais no atendimento, na cozinha e na entrega. Portanto, busque por pessoas que sejam experientes e/ou estejam dispostas a aprender.
Marketing digital
Hoje em dia, a internet é o melhor meio para fazer marketing.
Sem dúvida, seu negócio deve estar presente nas redes sociais, especialmente aquelas mais voltadas ao visual, como o Instagram.
O atendimento também deve acontecer nesse meio. Adote o WhatsApp e tenha um site bem atualizado com as informações do seu negócio.
Tudo isso vai atrair novos clientes e cativar os que já o conhecem.
Sistema de entregas
Como dissemos antes, o delivery veio para ficar. Se você nunca pensou em apostar nessa modalidade, é hora de fazer isso.
Muitos restaurantes optaram pelos aplicativos de entrega no ano passado. Todavia, essa não é sua única opção. É possível receber pedidos por telefone, WhatsApp, redes sociais e site.
O mais importante é encontrar a modalidade ideal para o seu negócio e manter o cardápio sempre atualizado!
Agora você já sabe o que é Food Service: um setor bem consolidado. Entendendo como ele funciona, é possível abrir um negócio de sucesso, que só tende a crescer.
O setor de Food Service também apresenta muitas tendências para 2021. Saiba quais são elas!
Para você aprender e se manter informado