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Prepare a sua pizzaria para receber pedidos pelo WhatsApp

Sem dúvida, os clientes da sua pizzaria estão sempre conectados à internet. Seja no trabalho, em casa ou em momentos de lazer, o hábito de ficar com o celular na mão o tempo todo já é normal. Por isso, é preciso utilizar essa conexão a favor do seu negócio. Um bom exemplo disso é fomentar pedidos pelo WhatsApp.

Feitos de maneira simples e prática, eles facilitam a vida dos clientes. É por isso que muitos preferem utilizar o aplicativo ao invés de ligar para a pizzaria. No entanto, como retirar pedidos dessa maneira? No artigo de hoje, vamos tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura!

Como direcionar os clientes para fazerem pedidos pelo WhatsApp?

Hoje em dia, existem muitas ferramentas que direcionam os clientes para o WhatsApp. Reunimos abaixo algumas opções interessantes para a sua pizzaria.

Pedidos pelo WhatsApp por meio do site

Se a sua pizzaria tem um site, ele pode ser um meio de divulgar o seu contato. Para isso, é preciso deixar um link visível e de fácil acesso. Em muitos casos, a própria plataforma utilizada na criação da sua página — como WordPress e Wix — ajuda nisso, contando com a possibilidade de incluir botões do WhatsApp facilmente.

Normalmente, esse botão pode ser colocado em qualquer posição dentro do site. Basta personalizar com o número do celular e definir como ele vai aparecer. Assim, o cliente clica no local escolhido, que fica com o símbolo do WhatsApp em destaque, e é direcionado para o app de mensagens.

Também é possível gerar links para o WhatsApp. Isso é feito por meio de sites que permitem transformar o número de telefone da pizzaria em um link. É o caso do Convertte, que é gratuito e simples de usar. Depois, basta adicioná-lo em textos.

Seja qual for a maneira escolhida, o processo final é simples: o seu cliente busca pela pizzaria no Google e encontra o site; no site, encontra o botão ou link; então, entra em contato pelo WhatsApp e faz o pedido.

Pedidos pelo WhatsApp por meio do Facebook

Você já deve saber que redes sociais como o Facebook são excelentes plataformas para o seu negócio. Elas ajudam a sua pizzaria a estar sempre em contato com os clientes. São eficientes ferramentas de marketing e exigem pouco investimento financeiro. Mas as vantagens vão muito além disso.

Nos últimos tempos, a rede social se modernizou para dar mais suporte aos comércios. A adição de um botão para o WhatsApp nas páginas de empresas dentro do Facebook é um exemplo disso.

Quando você edita a página da sua pizzaria, pode adicionar um botão que direciona o cliente para o aplicativo de mensagens. Ele fica na parte superior, sendo uma das primeiras informações que os consumidores encontram.

Além de direcionar os clientes para o WhatsApp, esse recurso ajuda na organização da pizzaria. Você pode deixar a caixa de mensagens do Facebook apenas para receber sugestões e tirar dúvidas, por exemplo. Assim, os pedidos ficam concentrados no aplicativo, sem se misturarem com outras demandas.

Pedidos pelo WhatsApp por meio de anúncios pagos

A mais nova maneira de direcionar os clientes para o WhatsApp é por meio de anúncios pagos. Isso funciona de diferentes formas em várias plataformas. Porém, o resultado é sempre semelhante: o link para o aplicativo aparece junto de uma propaganda da sua pizzaria. Assim, consumidores que se interessarem podem clicar e entrar em contato imediatamente.

Para utilizar esse recurso no Facebook, é preciso ir para a sua página de negócios. Lá, escolha um conteúdo que você quer transformar em um anúncio pago. Depois de clicar em “impulsionar publicação”, clique na opção “adicionar botão”. Então, selecione “enviar mensagem pelo WhatsApp”. Depois disso, basta seguir o passo a passo e inserir o seu número.

Esse recurso também pode ser utilizado em propagandas no Google Ads. Para isso, você vai precisar gerar um link para o WhatsApp no Convertte, como já explicamos anteriormente. Depois, é só criar um anúncio pago, colocando o link gerado como destino. Desse modo, quando os seus consumidores clicarem, serão direcionados para o aplicativo.

Pedidos pelo WhatsApp

Como retirar pedidos pelo WhatsApp?

Retirar pedidos pelo WhatsApp é um processo que exige organização. Afinal, serão muitas demandas por dia, em diferentes conversas.

Lidar com o tempo disponível para não deixar nenhum cliente esperando pode ser um problema. Por isso, a sua pizzaria precisa se organizar para não confundir informações.

Então, confira abaixo algumas dicas valiosas para fazer isso.

Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business oferece muito mais recursos para negócios do que a versão regular do app. Essas ferramentas são todas pensadas para favorecer o atendimento.

Sabendo utilizá-las, você pode tirar os pedidos de maneira mais rápida e eficaz. Além disso, os recursos dão um ar mais profissional à sua pizzaria. Isso gera sensação de segurança nos clientes.

Crie mensagens automáticas

Sem dúvida, as mensagens automáticas estão entre as ferramentas mais importantes do WhatsApp Business. Afinal, elas ajudam a sua pizzaria a iniciar o atendimento imediatamente.

Assim, os clientes não ficam esperando pela resposta do primeiro contato. Afinal, é frustrante tentar fazer um pedido e não ter nem mesmo o seu “boa noite” respondido rapidamente.

Você também pode usar as mensagens automáticas em outras situações, como avisar sobre o horário de funcionamento da pizzaria ou anunciar uma oferta especial.

Utilize etiquetas

Outra vantagem do WhatsApp Business é o recurso das etiquetas. Com elas, é possível organizar as conversas para facilitar o atendimento.

Elas aparecem em forma de tags coloridas na visualização das conversas. Além disso, são personalizáveis: é possível modificar os títulos e as cores para as necessidades da sua pizzaria.

Você pode utilizar etiquetas para marcar os pedidos abertos, que precisam de personalização, entregues etc. Assim, há menos chances de perder alguma informação ou se confundir.

Mantenha o cardápio atualizado

Por fim, para retirar pedidos pelo WhatsApp, mantenha o seu cardápio atualizado.

No WhatsApp Business, é possível criar um cardápio completo. Quanto mais claro for o menu, menos dúvidas os clientes vão ter. E, assim, você pode retirar os pedidos com mais facilidade.

Preparar a sua pizzaria para receber pedidos pelo WhatsApp é mais fácil do que você pensa. Depois de algum tempo, mesmo a organização passa a ser simples.

Certamente, os seus clientes vão ficar satisfeitos com a praticidade e você vai ter mais tempo para oferecer os melhores produtos e serviços.

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