Home | BLOG | LOJA ONLINE
WhatsApp (11) 5853-4000 Espaço do Cliente Espaço Exclusivos

Como organizar a sua empresa

Por Marcio Moreno – Consultor de Negócios SEBRAE/SP

 

É muito comum ouvir que para a empresa poder crescer é necessário primeiro organiza-la. Mas como é feito esse processo de organização?

Bom, o processo todo envolve algumas etapas que vão desde a estruturação interna da empresa, até a capacitação das pessoas. Para iniciarmos esse processo de forma correta, é preciso uma ação que promova a divisão das áreas que compõe o negócio, e, posteriormente, atribuir para cada uma dessas áreas as tarefas que deverão ser executadas e os responsáveis pelo gerenciamento das atividades.

A partir da divisão da empresa em áreas, é possível obter resultados mais expressivos devido a melhor distribuição das tarefas e consequentemente mais eficiência nos trabalhos realizados, evitando atropelos.

No universo das ME´s e EPP´s, podemos definir quatro áreas essenciais para o negócio, sendo, a área administrativa, área comercial, área de operações e à área de recursos humanos. Vamos entender um pouco mais como funciona cada uma dessas áreas.

A área Administrativa tem como principais atividades os controles financeiros, tais como: controle diário de caixa, fluxo de caixa e demonstrativo de resultados; e também, realiza o fechamento do mês junto a contabilidade, pagamentos de fornecedores e recebimentos dos clientes, além de acompanhar a movimentação bancária, as metas e faturamento da empresa.

Já na área de Recursos Humanos tem as suas atribuições voltadas para os funcionários, onde realiza ações de acompanhamento do controle de frequência, contratação e demissão de colaboradores, férias, advertências, pagamento dos salários e comissões, integração e treinamento da equipe.

A área comercial fica responsável pelo atendimento ao cliente, atuando na elaboração de orçamentos, cadastro de fornecedores e clientes, formação da equipe de vendas, controle do estoque, divulgação e pós-venda.

Por fim, mas não menos importante, a área operacional é responsável pelos processos internos da empresa, onde temos; a execução dos serviços, a fabricação de produtos, o controle da qualidade e gerenciamento da equipe de produção.

A partir dessas divisões, deve-se estabelecer quais os responsáveis por cada uma das áreas e delegar as suas responsabilidades e funções, cabendo ao empresário monitorar as atividades e promover ajustes quando necessário.

O processo todo só termina com a capacitação das pessoas em suas respectivas áreas, sendo a atualização constante das equipes, algo obrigatório para os dias de hoje.

Organização da empresa não é somente algo a ser feito para promover a ascensão do negócio, mas também fundamental para garantir a permanência da organização no mercado. Sucesso!

 

Confira abaixo as datas e horários dos cursos do Sebrae para o mês de Novembro:

COMPARTILHE ESSE POST:
TAGS RELACIONADAS: empreendedorismo,