O Setor
Alimentação fora de casa é um ramo que cresce a cada ano, mas requer planejamento adequado.
Com expansão anual em torno de 10%, o setor de alimentação fora de casa – ou de bares e restaurantes, como é chamado pelos comerciantes do ramo – gera cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A maioria das vagas são para garçons – 250 mil novos empregos anuais.
O garçom é a principal demanda de profissional por parte dos proprietários de bares e restaurantes. É uma função que não exige experiência prévia, não restringe por idade e pode ser exercida por todas as classes sociais, sem qualquer tipo de diferenciação. Os pontos negativos são a falta de profissionais para as vagas oferecidas e a alta rotatividade, que impede a qualificação.
Trabalhar no ramo de alimentação fora de casa parece ser simples, mas, na prática, é complexo e exige uma busca constante pela qualidade dos serviços oferecidos e amplo conhecimento do setor. Além disso, é necessário um planejamento adequado, desde o investimento inicial até o cumprimento das regras estabelecidas por órgãos municipais e federais.
Essa complexidade acaba resultando em um índice de mortalidade elevado entre os empreendimentos: 35% dos bares e restaurantes fecham as portas em dois anos, segundo dados da Abrasel.
Plano de Negócio
Em qualquer ramo de atividade, quanto maior a pesquisa menor é o risco. Para bares e restaurantes, a orientação não é diferente. O presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Célio Salles, recomenda que todo empresário faça, antes de iniciar a montagem de seu estabelecimento, um plano de negócio. Nesse planejamento, é preciso que existam os seguintes elementos:
- Identificação da oportunidade de negócio.
- Quantificação da clientela.
- Estimativa de faturamento.
- Investimento necessário.
- Custo operacional.
A conta é simples. O empreendedor deve avaliar o potencial/rentabilidade do negócio versus o retorno de investimento. Além de colocar no papel o que é necessário para montar seu negócio, o empresário também precisa realizar pesquisa sobre o potencial do empreendimento, saber qual é a estrutura necessária e conhecer o potencial de vendas do seu produto/serviço.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é essencial e deve ser revisado todo o ano, portanto, a hora de iniciar esse trabalho é agora. Existem diversas metodologias para a realização do planejamento estratégico de um restaurante, sendo uma das mais utilizadas, a análise SWOT.
Trata-se de uma técnica da administração que gera uma matriz com o cruzamento dos pontos fortes e pontos fracos da empresa com as ameaças e oportunidades que existem no ambiente em que ela está inserida.
Marketing
Já diz o velho ditado que “quem não é visto, não é lembrado”.
Portanto, investir em marketing é algo que sempre deve estar em um plano de gestão de restaurante.
Hoje em dia existem diversas ferramentas para a criação e divulgação de peças publicitárias, tanto no meio digital como no tradicional. Você pode divulgar seu restaurante nas redes sociais, anunciar em emissoras de rádio ou jornais locais etc.
Capacitação de Colaboradores
De nada adianta o seu estabelecimento ter uma boa estrutura e servir uma boa comida, por exemplo, se os garçons, atendentes e demais colaboradores não serem cordiais e solícitos com os clientes.
Por esse motivo, investir na capacitação dos colaboradores é fundamental para garantir o sucesso de um restaurante. Você pode realizar treinamentos motivacionais, palestras e workshops sobre atendimento ao cliente etc.
Consultoria Tributária
Para evitar os custos desnecessários, bem como otimizar aquilo que é gasto no restaurante, a contratação de um serviço de consultoria tributária pode ser uma boa saída.
Além disso, esse tipo de serviço pode contribuir para a prevenção ou gerenciamento de crises financeiras, além de auxiliar nas questões referentes ao pagamento de impostos ao Município, Estado ou União.
Um software de gestão pode ser um ponto de apoio essencial para este processo, que normalmente é trabalhoso e desgastante para as empresas. Além de controlar com mais facilidade todas as informações que precisam ser repassadas ao fisco, ainda evita multas e penalidade por atrasos ou falhas na entrega dos dados.
Software de Gestão
E se o seu restaurante ainda tem as atividades controlados no papel, já passou da hora de você contratar um software de gestão, pois as empresas que não utilizam esse serviço correm o risco de serem ultrapassadas pelos concorrentes.
Praticamente todas as ações descritas anteriormente podem ser controladas de maneira mais eficaz com um software de gestão. Além do mais, esse tipo de programa agiliza o atendimento, fazendo com que os clientes não percam muito tempo em filas enquanto se soma o que foi consumido para o pagamento, por exemplo.