Um tratamento eficaz para os seus colaboradores, além de trazer melhor relação com os clientes, também traz benefícios em paralelo, que bonificam a todos, dos donos aos funcionários.
Mas aí vem a pergunta: como realizar isso?
Então, aqui nós separamos para você 5 dicas de como organizar o treinamento das pessoas que estão ao seu lado todos os dias.
1- Quais são os seus objetivos no treinamento?
Antes de começar, é importante mostrar à equipe quais são os resultados esperados para todos esse movimento que a empresa está tomando: seja ele a redução de custos até um melhor atendimento ao clientes. Desta maneira, seus funcionários terão mais clareza já na hora de iniciar todo o processo.
2- Cursos internos, que tal?
Isso mesmo, a mudança sempre começa de dentro, não é mesmo? Então uma dica muito legal é chamar profissionais da área para terem uma conversa dentro do seu estabelecimento. Pegue um dia da semana de pouco movimento, ou alguma horário antes de abrir e faça esse bate papo, principalmente com alguém que os seus colaboradores já admirem. Mas não faça apenas uma vez, o ideal é ter uma pauta disso.
3- Cursos externos
Capacitar não é apenas trazer para dentro da empresa o conhecimento, mas sim dar ao colaborador a chance de crescer pessoalmente e, logo, profissionalmente também. Então proponha cursos externos às paredes do seu estabelecimento, ou mesmo cursos online já disponíveis em diversos sites. Eles vão desde relacionamento e vendas, até mais específicos como alimentos, bebidas, organização entre outros.
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4- O que será que a sua equipe está fazendo de errado?
Essa é uma pergunta que você deve fazer a si mesmo sempre. Mas também deve deixar nas mãos dos seus colaboradores darem algumas respostas. Isso auxilia na integração e também na ajuda mútua entre os membros.
5- Falando em integração
É sempre importante que um time se sinta junto, unido e com cada um na sua função exata. E para que isso seja feito da forma mais prazerosa possível, além da participação de todos em cursos entre outras atividades educativas, fora o trabalho, também faz-se necessário que você estimule algumas festas, viagens juntos, entre outras coisas que passam colaborar com a união de todos como pequenos eventos.
Outro ponto também pode estar em dinâmicas de “trocas de funções de trabalho”, onde quem está na cozinha vai para o front e quem está servindo vem para a cozinha. Além da troca de funções dentro da própria área. Isso também ajuda muito na resolução de problemas e também no entendimento das dificuldades das funções de outros colaboradores.
E o que você pode ganhar com isso?
Bem, além de um equipe mais motivada e treinada, os benefícios também podem ser:
1- Um atendimento mais aperfeiçoado
Com todos os colabores treinados, a redução de dúvidas quanto aos produtos da casa pode reduzir aumentando a satisfação dos clientes.
2- Maior produtividade
Redução do tempo gasto em algumas tarefas, das simples à mais complexas, podem trazer também mais resultados positivos perante a satisfação da clientela.
3- Dominuição de turn over
Uma menor rotatividade de funcionários resulta em diversos fatores positivos que vão da integração entre colaboradores, redução de custos de treinamento, até redução de verba para demissões. Além de estabelecer um ótimo relacionamento colaborador/cliente, algo que fideliza mais consumidores.
4- Redução de custos em geral
Que vão desde a perda de produtos vencidos, até redução de custos com furtos em caixa, entre outras peculiaridades que só quem tem um Food Service sabe que pode encarar.
E aí, vamos treinar e faturar?