Muitos empresários tendem a falar que o sucesso de um negócio se trata de ter um bom produto, outros dizem que é marketing, outros que é gerir financeiramente bem a sua empresa, mas poucos se atentam que o que difere uma empresa da outra é o comportamento do empreendedor.
Canso de ver empresas que podem fazer muito mais, que tem potencial, mas esbarram no comportamento do seu criador / empreendedor. Muitas empresas conseguem se recuperar ou alavancar se o seu líder conseguir mudar e aprimorar os seus comportamentos.
Tenho clientes que sempre culpam “a crise” pela situação em que a empresa está, este tipo de postura acaba afetando muito o seu negócio. Você empresário tem que ter atitude, iniciativa, flexibilidade e ser assertivo, se o rumo x não está bom, “pivote”, corrija a direção. Seja o protagonista da história da sua empresa!
Quando o empresário tem este tipo de postura, ele tende a mudar significativamente o resultado do seu negócio, mesmo em momentos aparentemente ruins da economia.
Nos últimos anos, os clientes de sucesso que tive a oportunidade de atendê-los no momento ruim até eles se reerguerem e crescerem, todos tinham estes comportamentos citados em comum.
Sempre gosto de um velho ditado, que agora não me recordo o nome de quem me disse, “conhecimento podemos transferir, habilidades podemos ensinar, mas atitude (comportamento) isso é nato de cada um”. Podemos até influenciar, mas vai depender da capacidade dele de querer aprimorar e se desenvolver.
Lembre-se a sua empresa é reflexo do seu comportamento!
Confira abaixo as datas e horários dos cursos do Sebrae para o mês de Outubro: