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Bares e restaurantes: 10 dicas de gestão

Donos de bares e restaurantes podem potencializar seu próprio negócio

Com o aumento da concorrência e a instabilidade econômica, destacar-se da concorrência é a palavra de ordem no setor. O Blog Mega News produziu um conteúdo especial com 10 dicas de gestão para bares e restaurantes.

A importância do setor

O mercado de bares e restaurantes, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), movimenta, no Brasil, 73 bilhões de reais anualmente e emprega mais de 6 milhões de pessoas. E, em 2017, a entidade revelou um crescimento econômico no primeiro trimestre do ano, com uma rentabilidade que passou de 10%, no mesmo período em 2016, para 18%.

A pesquisa “Conjuntura Econômica do Setor de Alimentação Fora do Lar”, realizada pela Abrasel, acredita em um crescimento no segmento. Diferentemente do ano passado, a expectativa é de um fechamento anual com 2% de crescimento. Um dado que representa uma melhora significativa e um incentivo de crescimento para os empresários do setor.

Os 10 mandamentos

Dicas de Gestão para Bares e Restaurantes

1. Conheça as regras e a legislação do setor

Os proprietários de bares e restaurantes devem estar atentos às regras sanitárias, que podem variar de cidade para cidade. Além disso, é essencial conhecer a legislação vigente sobre o setor, uma vez que existem restrições em relação a alguns fatores, como a comercialização de bebidas e cigarro e música alta, por exemplo.

Também é importante ter conhecimento da carga tributária relacionada ao segmento. O pagamento de impostos influencia diretamente nos custos e deve ser cumprido no prazo, para que não haja nenhuma cobrança de multas.

2. Um ambiente com gosto de casa

Quando o lugar é agradável, o cliente volta. Por isso, é importante manter a qualidade do ambiente, valorizando a harmonia do espaço com o conceito proposto pelo estabelecimento. A ideia é deixar a sua clientela à vontade, sentindo-se praticamente em casa.

3. Atendimento de qualidade

Não adianta nada ter um cardápio dos deuses e um ambiente impecável se o atendimento não funciona. A qualificação profissional dos funcionários é fundamental para manter a qualidade dos serviços prestados.

Treinamentos de atendimento ao público podem ser um diferencial para manter um bom serviço e ter uma postura adequada no ambiente de trabalho.

4. Economia na hora de comprar

Proprietários de bares e restaurantes buscam, além da qualidade dos produtos, preços competitivos para minimizar os gastos mensais do negócio. Com o objetivo de sempre estar do lado dos comerciantes, a Mega G Alimentos atende mais de 160 municí­pios incluindo: São Paulo e toda a Região Metropolitana; Litorais Norte e Sul; Vale do Paraí­ba; Vale do Ribeira; Avaré; Sorocaba
Jundiaí­; Campinas; Piracicaba; Rio de Janeiro (algumas cidades); Minas Gerais (algumas cidades) e outras. Clique Aqui e encontre um representante na sua cidade.

5. A concorrência

Conhecer bem seus concorrentes é essencial para as estratégias de qualquer negócio. Para os donos de bares e restaurantes, essa ação pode resultar em novas ideias e diferenciais para o seu serviço, como oferecer um preço mais competitivo, por exemplo.

6. Um estoque perfeito

Possuir fornecedores parceiros é fundamental para manter em dia o estoque. Não é nada agradável dizer para o cliente que não há um determinado prato ou pedido do cardápio.

É preciso, ainda, ter muito cuidado com excessos, para não comprar além do necessário. Perder produtos devido à validade é literalmente reduzir a margem de lucro do estabelecimento.

7. Dinheiro na mão é vendaval

E, por falar em lucros, preste atenção no controle de gastos. Uma boa gestão, independentemente do segmento do negócio, precisa ter dados consolidados sobre receitas e despesas. Gastar mais do que fatura é prejudicial para qualquer negócio.

O controle ajuda na hora de reduzir custos ou direcionar investimentos para as áreas mais necessitadas do empreendimento. Sempre é bom investir na melhoria da qualidade dos serviços, para atrair mais fregueses.

8. Tenha a melhor equipe

Valorize o conceito que você criou para seu estabelecimento e contrate profissionais que acreditam no mesmo ideal. Não se pode vender algo em que não se acredita, não é mesmo? Não adianta nada ter o melhor cozinheiro em um restaurante vegetariano se ele é especialista em carne de porco.

Além da afinidade com o tema do espaço, a equipe deve ser qualificada e ciente do seu papel para o bom funcionamento do estabelecimento. A qualidade da sua gestão depende diretamente do time que você coloca em campo, assim como o melhor jogador do mundo não ganha um jogo sem suporte técnico.

9. Quem não é visto não é lembrado!

Parece clichê, mas é realidade: a propaganda é a alma do negócio. Abusar das estratégias de marketing é um pilar fundamental para a sobrevivência do seu negócio. Não adianta ter uma grande ideia se ela não é vista e muito menos lembrada!

Atualmente, possuímos vários recursos de comunicação, desde os tradicionais impressos – panfletos, outdoors, anúncios em revistas e jornais – até as novas mídias digitais. Utilize todas as ferramentas disponíveis para atrair o seu público-alvo e se consolidar no mercado.

10. Tecnologias para bares e restaurantes

A automação comercial pode ser uma ferramenta essencial para agilizar o processo diário do seu estabelecimento. No mercado, existem empresas especializadas no processo de implementação de sistemas completos de gestão para bares e restaurantes. Os equipamentos fornecem todas as funcionalidades de forma rápida e simples.

 

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