É muito comum um empreendedor querer vender mais diante de uma dificuldade financeira, mas as vezes o problema pode ser resolvido de forma diferente e com um esforço que gere resultados mais prolongados e duradouros a empresa.
Veja quando você foca apenas no aumento de vendas para resolução de uma dificuldade financeira, você acaba gerando novos custos e investimentos que te obrigam a ter um esforço maior para manter o resultado. Agora Imagine você fazer o “dever de casa” bem feito, rever e reduzir seus custos!!!
O principal motivo para isso é que para cada real de custo cortado, você precisa vender muito menos, pois a relação não é um para um. Entenda, no exemplo a seguir:
Receita de vendas: | R$10.000,00 | (Preço de venda x quantidade) |
(-) Custos Variáveis: | R$5.000,00 | (Custo da mercadoria, serviço ou da produção do item) |
(-) Despesas da Venda: | R$1.000,00 | (Impostos, taxas, comissões, embalagens e frete) |
(=) Margem: | R$4.000,00 | (O que sobra para pagar os Custos Fixos e gerar lucro) |
(- ) Custos Fixos: | R$3.250,00 | (Custos que não variam com as vendas) |
Resultado Operacional: | R$750,00 | (Remunera o esforço da empresa) |
Veja que para cada um real vendido, apenas 40% fica para contribuir no pagamento dos Custos Fixos e se sobrar gerar lucro.
Neste exemplo a relação de cada R$1,00 real de Custo Fixo reduzido é de R$ 2,50 a menos de esforço de venda para o mesmo resultado.
Apenas tome cuidado no corte de custos para não fazer “economia burra”, por exemplo, trocar um aluguel caro de um ponto bem localizado e estratégico, por um aluguel barato, no qual será necessário um investimento muito maior do que o aluguel anterior em marketing para atrair clientes.
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