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Golpe do delivery: o que você precisa saber para proteger seu negócio

Aprender a proteger seu negócio é essencial para mantê-lo em funcionamento. Isso significa estar antenado em todos os acontecimentos do seu ramo. No setor de Food Service, o golpe do delivery é um bom exemplo.

Na verdade, é uma série de possíveis golpes. E a incidência é cada vez maior, de modo a prejudicar restaurantes e clientes.

Por isso, é preciso saber como eles funcionam e como proteger sua empresa. Além disso, é necessário instruir os consumidores corretamente para evitar essas situações.

Continue a leitura deste artigo para conferir todas essas informações!

O que é o golpe do delivery?

Normalmente, ele é aplicado por golpistas que trabalham para restaurantes e bares se passando por motoboys. O objetivo é enganar os clientes que pediram entregas para que paguem mais do que o devido.

Esse dinheiro extra é, então, embolsado pelo entregador. O estabelecimento costuma se prejudicar por perder a confiança do consumidor afetado.

O estabelecimento costuma se prejudicar por perder a confiança do consumidor afetado.

No entanto, em alguns casos o golpista pode prejudicar diretamente as finanças do negócio, não repassando nem o valor devido pela entrega.

Como funciona?

Os golpistas podem usar diferentes abordagens, dependendo de como o pagamento será feito. Confira, em seguida, algumas das mais comuns.

Pagamento com cartão na entrega

Nesse caso, o cliente faz o pedido online e paga com cartão — por débito ou crédito — na máquina.

Em uma das variações do golpe do delivery, o entregador apresenta uma maquininha que está com o visor danificado.

Ele confirma com o consumidor o valor da compra, mas digita outro na máquina, muito superior. Como a tela está com problemas, o cliente não vê. O dinheiro, então, vai para a conta do golpista.

Em outra variação, o entregador filma, sem o consumidor perceber, enquanto ele coloca a senha do cartão na maquininha. Ele pode fazer isso quando usa o celular para iluminar o equipamento à noite, por exemplo.

Assim, utiliza as informações que conseguiu na gravação para clonar o cartão da vítima.

Pagamento feito pelo aplicativo

Esses são um pouco menos recorrentes, mas ainda precisam ser conhecidos.

Nesse golpe do delivery, o pagamento foi feito anteriormente, por um app. No entanto, quando chega na casa do cliente com o pedido, o golpista avisa que houve algum problema.

Em muitos casos, ele diz que o pagamento não foi processado ou que o valor está errado. Assim, incita o consumidor a pagar a mais.

Em outros, o cliente recebe uma ligação que supostamente vem do restaurante onde o pedido foi feito. Então, é impelido a passar seus dados de cartão de crédito pelo telefone para corrigir problemas no pagamento.

Em geral, as duas variações funcionam de maneiras similares. O objetivo é extrair dados da vítima para poder clonar o cartão dela ou usá-lo de forma indevida.

Como o negócio pode se proteger?

A melhor maneira de um restaurante evitar o golpe do delivery é conhecer seus entregadores. Isso pode ser feito tanto contratando motoboys como CLT quanto entrando em contato com autônomos.

É mais difícil fazer esse acompanhamento se você trabalha apenas com aplicativos de entrega. Entretanto, é possível conferir as avaliações dos profissionais.

Ao trabalhar com entregadores próprios, contratados ou autônomos, ofereça treinamento. Eles devem saber como se identificar e passar confiança na sua marca.

Outra dica importante é oferecer diferentes métodos de pagamento. Na maioria das vezes, o golpe do delivery é aplicado em clientes que pagam na entrega, com cartão.

Contar com alternativas online, seja por cartão, transferência ou Pix, evita que esses problemas aconteçam. Além disso, oferece possibilidades para os consumidores, que vão ficar felizes por terem mais opções.

Por fim, certifique-se de que suas máquinas de cartão funcionam de modo apropriado. Se não estiverem, busque uma assistência técnica.

No entanto, mesmo com todas essas precauções, ainda é possível que o restaurante seja vítima do golpe do delivery. Por isso, as ações de prevenção também devem englobar os clientes.

Golpe do delivery

Como o negócio deve instruir os consumidores?

Muitos clientes acabam caindo no golpe do delivery por não terem uma instrução apropriada. Eles podem não saber exatamente as regras dos pagamentos ou das transações, por exemplo.

Sendo assim, educar os consumidores pode ajudar a diminuir as chances de problemas desse tipo. Confira abaixo algumas dicas que você deve passar para ajudá-los a evitar essas situações.

Não aceite fazer pagamentos extras

Em geral, os negócios pedem todo o pagamento de uma vez só. Mesmo quando há erro no valor, se for da parte do restaurante, o próprio arca com as consequências. Instrua seus clientes sobre as regras de cobrança e avise que não existem taxas a mais.

Confira o valor digitado na máquina de cartão

Se o visor da maquininha estiver danificado, o correto é não fazer o pagamento. É sempre necessário verificar a quantia no equipamento.

Não passe dados bancários pelo telefone

Essa dica vale para evitar muitos golpes diferentes, inclusive o do delivery. Não devemos passar informações pessoais, principalmente de banco, por ligações ou apps.

Entre em contato pelos canais oficiais

Seu restaurante tem site, telefone, WhatsApp e outros contatos? Fale com seus clientes por meio desses meios. E sempre peça que eles façam o mesmo para tirar dúvidas.

Tomando esses cuidados, os consumidores ficam menos suscetíveis ao golpe do delivery. No entanto, caso algo aconteça, é possível acionar a polícia para registrar a ocorrência.

Se o problema ocorrer na entrega feita por um aplicativo, ainda é preciso denunciar diretamente ao app.

Assim, ele pode cancelar de imediato o serviço do entregador em questão. A empresa responsável também vai entrar em contato com as autoridades competentes.

Por fim, esclareça suas dúvidas a respeito dos diferentes golpes de delivery e procure se manter atualizado sobre esse assunto. Desse modo, você vai ter o que precisa para ajudar seus clientes, caso algo do tipo aconteça.

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