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Reserva de hotel: como fazer um bom gerenciamento?

reserva de hotel

Saber como gerenciar uma reserva de hotel é fundamental para quem tem esse tipo de empreendimento.

Mas como otimizar o gerenciamento e oferecer a melhor experiência para os clientes? Confira algumas dicas neste mega conteúdo!

O que é a gestão de reserva de hotel?

Fazer a gestão de reserva do hotel engloba todos os processos relacionados à ocupação do empreendimento.

Controlar os meios, as datas, os horários de check-in e check-out e os preparativos para a recepção são algumas atividades.

Fatores como cancelamentos e no-show (ou seja, quando os hóspedes que reservaram não aparecem no dia da estadia) também fazem parte dessa gestão.

Isso pode parecer simples. No entanto, sem um bom gerenciamento, alguns detalhes tendem a passar despercebidos e prejudicar tanto os clientes quanto o hotel.

Qual é a importância da gestão de reserva de hotel?

Ter controle sobre as reservas não é uma mera formalidade. Isso pode ajudar a diminuir ou evitar erros, bem como otimizar toda a gestão do hotel. Veja os principais benefícios a seguir.

Ter controle sobre as reservas pode ajudar a otimizar toda a gestão do hotel

Evita o overbooking

Overbooking é quando o hotel tem reservas demais. Ou seja, não há espaço para todos os hóspedes que reservaram quartos.

Isso gera frustração e insatisfação por parte dos consumidores. Para o empreendimento, significa perder a confiança de bons clientes.

Mitiga problemas com detalhe de reservas

Cada reserva tem suas próprias especificações. Por exemplo, a inclusão de serviços extras, como café da manhã.

Uma boa gestão permite o controle de todos esses detalhes. Assim, os hóspedes encontram exatamente o que reservaram.

Controla o fluxo de hóspedes

Fazer uma boa gestão de reservas significa que você sempre sabe quantos hóspedes estão previstos para cada dia.

Essa é uma informação crucial para toda a administração do hotel. Seja para gerir a cozinha na semana ou para prever os lucros dos próximos meses.

Permite uma melhor recepção

Quando você sabe quantos hóspedes vai receber, pode se planejar para recepcioná-los da melhor forma possível.

Tenha um protocolo de recepção adequado, para que todos se sintam bem-vindos logo que chegarem ao hotel.

Oferece uma experiência completa

Ter uma gestão de reserva de hotel adequada significa oferecer uma boa experiência desde o primeiro contato do cliente.

Isso ajuda a evitar problemas e frustrações antes mesmo de começar a estadia. Desse modo, a excelente interação com seu negócio pode marcá-los do começo ao fim.

Aumenta os lucros

Ao ter uma gestão de reservas, você garante que outros fatores ocorram de forma fluida no seu hotel.

Por exemplo, as desistências diminuem e os hóspedes ficam satisfeitos. Com menos perdas, seu negócio gera mais lucros.

Ou seja, aprender a fazer um bom gerenciamento de reserva de hotel é crucial para o sucesso do seu empreendimento.

Aprender a fazer um bom gerenciamento de reserva de hotel é crucial para o sucesso do seu empreendimento

Como garantir uma boa gestão de reservas?

A gestão de reserva de hotel pode ser simples e descomplicada. O importante é ter em mente que ela é a base para outros processos na administração do seu empreendimento.

Por isso, é preciso aprender alguns aspectos básicos que vão servir como princípios desse gerenciamento. Descubra quais são eles.

Estabeleça um processo

Cada hotel funciona de uma forma diferente. Fatores como a localização, o tamanho e o público-alvo influenciam na administração.

Por isso, é preciso estabelecer um processo de gestão adequado à sua realidade. Comece pelo meio de fazer as reservas e crie os processos a partir daí.

Faça uma confirmação

Confirmar a reserva com o hóspede uma ou duas semanas antes da chegada dele é vantajoso para ambos os lados.

Para os clientes, é uma forma de lembrar do compromisso feito. Para o seu hotel, é uma maneira de garantir que está tudo sob controle.

Descubra o que motiva as desistências

Muitos hotéis pecam em descobrir o que o leva um cliente a desistir da estadia. Porém, às vezes, é algo que pode ser resolvido.

Por exemplo, questões como falta de informações importantes ou métodos de pagamento limitados motivam a desistência. Sabendo disso, é possível encontrar soluções simples.

Esses três passos são aspectos básicos. No entanto, dá para ir além e potencializar o gerenciamento.

Como otimizar a gestão de reserva de hotel?

Depois de estabelecer processos básicos, você também pode encontrar maneiras de otimizar a gestão de reservas. Com as dicas abaixo, é possível oferecer uma experiência melhor aos hóspedes.

Informe os hóspedes sobre todos os aspectos importantes

Antes de fazer as reservas, seus hóspedes precisam saber tudo sobre o hotel. Desde a localização até os horários de funcionamento.

Logo, é importante esclarecer tudo em seus canais de atendimento. Sites e redes sociais devem ter informações completas para tirar dúvidas.

Invista em marketing digital

O marketing digital é um recurso fundamental para qualquer empreendimento hoje em dia. Afinal, é uma maneira de educar e manter contato com os clientes.

Também é um modo de incentivar reservas e confirmações. Portanto, investir nesse meio de comunicação é uma forma de otimizar a gestão.

Investir no marketing digital é uma forma de otimizar a gestão do empreendimento

Solicite um sinal

Pedir uma porcentagem do valor total da estadia no momento da reserva pode melhorar a gestão no seu empreendimento.

Primeiro, porque diminui as possibilidades de desistência. Segundo, porque em casos de desistência em cima da hora, seu hotel tem menos prejuízos.

Conte com a tecnologia

Sem dúvidas, a tecnologia é um recurso que não pode ser deixado de lado quando se trata de gerenciamento.

Sites e aplicativos ajudam na organização e na comunicação. Ou seja, tanto seu hotel quanto os hóspedes se beneficiam do uso de recursos tecnológicos.

Utilize um software de gestão

Ainda que todo tipo de tecnologia seja bem-vindo para auxiliar na gestão de reservas, os softwares merecem destaque.

Afinal, eles permitem centralizar todos os aspectos do gerenciamento em um só lugar. Logo, a partir deles, é possível confirmar reservas, pagamentos, desistências e muito mais.

Algumas opções de softwares de gestão no mercado nacional são o Easy Hotel, o Hospedin, o Simpleshotel e o Cloudbeds.

Como você deve ter percebido, uma boa administração de reservas auxilia na experiência dos hóspedes e aumenta os lucros do seu hotel.

Conclusão

A gestão de reserva de hotel é um ponto importante que deve ser trabalhado no empreendimento, visando a otimização da operação e a melhoria dos resultados do negócio.

Assim como este tema merece destaque, outros aspectos precisam ser levados em conta para uma condução eficaz da organização, como encontrar bons fornecedores de alimentos, que sejam parceiros da sua empresa, e que ofereçam produtos de qualidade, bem como preços e prazos alinhados com as suas necessidades.

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