Ticket médio: você já ouviu falar nesse termo? Trata-se de um indicador de desempenho que está diretamente relacionado com a lucratividade do seu restaurante.
Por isso, convém que os empreendedores do ramo de Food Service saibam o que é o ticket médio, como fazer esse cálculo e quais são as melhores práticas para aumentá-lo.
No artigo de hoje, você encontrará respostas para todos esses questionamentos. Portanto, continue a leitura para conferir!
Afinal, o que é o ticket médio?
Podemos definir o ticket médio como o valor médio que um cliente gasta cada vez que compra de uma empresa. Ou seja, quanto maior ele for, mais dinheiro dará entrada no seu fluxo de caixa.
Por que é importante entendê-lo?
Saber qual é o ticket médio de um restaurante é muito importante. Afinal, com esse número em mãos, o gestor saberá se o faturamento conquistado com cada cliente é suficiente ou não.
Caso o ticket médio seja muito baixo, ele poderá desenvolver estratégias de marketing para aumentar o valor gasto por cada cliente.
Dessa forma, o valor médio deixado por cada pessoa no estabelecimento aumenta. Assim, ao fazer o fechamento do caixa, o gestor concluirá que o restaurante lucrou mais.
Ou seja, o ticket médio é um indicador que serve para acompanhar e avaliar a performance de vendas e o potencial de compra dos clientes.
Entendê-lo, portanto, é um bom recurso fazer um planejamento, ter uma maior previsão de vendas e tomar decisões.
Como calcular o ticket médio de um restaurante?
Para calcular o ticket médio de um restaurante, basta que você aplique uma fórmula matemática simples:
TICKET MÉDIO = FATURAMENTO DO PERÍODO / NÚMERO DE CLIENTES
Vamos supor, por exemplo, que em determinado dia da semana o seu restaurante recebeu 100 clientes. Ao fechar o caixa, você descobriu que o seu faturamento total foi de R$ 1.000,00. Ao aplicar esses valores na fórmula anteriormente apresentada, teremos a seguinte situação:
TICKET MÉDIO = 1.000 / 100
TICKET MÉDIO = 10
Descobriu-se, portanto, que o ticket médio do seu restaurante é de R$ 10,00.
Ao conhecer esse número, o gestor pode agir estrategicamente para aumentá-lo e fazer com que as pessoas gastem mais no restaurante.
Assim, é possível aumentar os lucros, mas sem que seja necessário atrair mais clientes para o estabelecimento.
O que fazer para aumentar o ticket médio do restaurante?
Como você pode ter percebido, aumentar o ticket médio do restaurante é uma estratégia bem interessante. Afinal, quando as pessoas gastam mais no seu estabelecimento, os lucros aumentam.
Listamos algumas estratégias que podem ajudar as vendas do seu negócio a crescerem. Veja, em seguida, quais são elas!
Crie opções de combos no cardápio
Os combos são uma excelente opção para aumentar o ticket médio de um restaurante. Por isso que colocá-los no cardápio é tão relevante.
A prática consiste em incluir mais itens em um pedido, como acompanhamentos, molhos, bebidas ou sobremesas, por um valor adicional.
Para o cliente, o combo é vantajoso, tendo em vista que ele pagará menos ao comprar os produtos em um conjunto.
Já para o restaurante, a venda de mais itens faz com que o valor médio arrecadado por cliente aumente, mesmo que por um valor diferenciado.
No entanto, é importante garantir que os combos sejam realmente lucrativos para o restaurante. Por isso, acrescente itens que não sejam muito caros para serem produzidos, por exemplo.
Uma boa ideia é incluir brindes nos combos, para que os clientes se sintam motivados a comprá-los. Isso é bem comum em grandes redes de Fast Food, como o McDonald’s e o Bob’s, e costuma dar super certo.
Trabalhe programas de fidelidade
Os programas de fidelidade não servem apenas para reter clientes e fazer com que eles visitem o seu restaurante com mais frequência.
Esse tipo de estratégia também é recomendada para aumentar a média de vendas por cliente. Nesse caso, o ideal é que você ofereça vantagens, como descontos para quem faz parte do seu clube de fidelidade.
Dessa forma, como veem vantagens nas compras, os clientes tendem a incluir mais itens nos seus pedidos. Consequentemente, o ticket médio do negócio aumenta.
Faça promoções sazonais
Sabemos que, em determinadas épocas do ano, o faturamento do seu restaurante cai um pouco. Isso é completamente normal por conta da sazonalidade.
Culturalmente, as pessoas costumam sair para se divertir e comer fora perto do final de semana. Por isso, é comum que nos primeiros dias de cada ciclo haja menos clientes no seu estabelecimento.
Portanto, você pode criar promoções sazonais, trabalhando com preços menores de segunda a quarta-feira. O valor reduzido fará não apenas com que mais clientes procurem o restaurante, mas também com que incluam mais itens nos pedidos.
Proporcione treinamentos para a sua equipe
Recepcionistas, garçons, caixas e outros funcionários que recebem os clientes no seu restaurante devem estar com todas as promoções na ponta da língua.
É muito importante que todos saibam todos os combos possíveis e as promoções vigentes, para que possam oferecê-las aos consumidores.
Ofereça frete grátis para os pedidos acima de determinado valor
Se você trabalha com delivery, uma boa ideia para aumentar o ticket médio é oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor.
Para o cliente, é mais vantajoso pagar um pouco mais e receber um complemento ou brinde que gastar com a entrega. Logo, esse tipo de promoção ajuda a aumentar o ticket médio do negócio.
As dicas que reunimos aqui são infalíveis para aumentar o ticket médio do seu estabelecimento. Pronto para colocar todas elas em prática? Acredite: os resultados serão surpreendentes!
Continue em nosso blog e leia agora o nosso artigo que ensina como implementar um controle de custos no seu restaurante.