Para você aprender e se manter informado
  • NOTÍCIAS

  • DICAS

  • RECEITAS

  • PARCERIAS

  • DESTAQUES

  • Blog MegaNews, Mega Dicas

    Curso para pizzaiolo: será que vale a pena investir?

    segunda-feira, 7.12.20

    Oferecer um curso para pizzaiolo aos colaboradores é uma excelente ideia para quem deseja qualificar o time da cozinha de uma pizzaria. Ao fazerem um treinamento desse tipo, os funcionários aprenderão boas práticas para preparar as massas, aproveitar melhor os insumos e fazer pratos mais saborosos para os clientes.

    Atualmente, existem até mesmo opções de cursos para pizzaiolos online. No entanto, os da modalidade presencial levam vantagem. Afinal, o aluno precisa colocar a mão na massa — literalmente! — para aprender a fazer pizzas deliciosas com praticidade e agilidade.

    Se você busca por esse tipo de treinamento, siga a leitura deste artigo. Mostraremos o conteúdo programático que geralmente faz parte de um curso para pizzaiolo. Além disso, apresentaremos algumas opções para você cursar ou matricular os seus colaboradores. Acompanhe!

    Veja o que se aprende em um curso para pizzaiolo

    Para que um profissional de cozinha se transforme em um pizzaiolo de sucesso, tudo o que ele precisa é de um bom curso, que aborde os tópicos básicos para a preparação de pizzas.

    Com esse conhecimento, basta ter força de vontade e disposição para construir uma carreira de sucesso nessa área.

    Confira, a seguir, alguns tópicos e disciplinas que geralmente são estudados em um curso para pizzaiolo!

    História da pizza

    Um bom pizzaiolo não sabe apenas preparar as pizzas, mas também conhece a cultura que envolve o prato, as principais técnicas que eram usadas antigamente e a evolução que ocorreu até os dias atuais.

    Por isso, a primeira coisa a ser estudada em um curso para pizzaiolo é a história da pizza desde a invenção do prato até a contemporaneidade.

    Segurança alimentar

    Para preparar as pizzas com qualidade, é muito importante que o pizzaiolo tenha noções básicas de segurança alimentar.

    Por isso, os cursos preparatórios ensinam boas práticas de manuseio e preparo dos alimentos, explicando quais são os protocolos sanitários necessários e como eles funcionam.

    Práticas de higiene pessoal e asseio

    No curso para pizzaiolo também se estudam boas práticas de higiene para manter a saúde do profissional e garantir a integridade dos alimentos.

    São estudadas técnicas de higienização pessoal, cuidados com as roupas e vestimentas especiais para o preparo de alimentos, entre outras questões correlatas.

    Manipulação de alimentos

    Nessa etapa do curso, o aluno aprende como manipular os alimentos de forma correta, tendo sempre em mente uma boa higienização.

    Também é ensinado como manter as bancadas limpas e quais são os melhores produtos a serem utilizados para isso.

    A questão da limpeza e armazenagem dos alimentos é outro assunto estudado, garantindo que os insumos não estraguem.

    Tudo é abordado de acordo com as exigências das legislações sanitárias vigentes.

    Uso de equipamentos e utensílios

    Uma das etapas mais importantes do curso para pizzaiolo é a que estuda o uso de equipamentos e utensílios. Nela, o aluno aprende sobre como operar a masseira, o forno e outros itens usados no preparo das pizzas.

    Além da forma de uso, se aprende sobre a assepsia correta desses equipamentos. Assim, evita-se a contaminação cruzada de alimentos, por exemplo.

    Preparo dos alimentos

    Nessa etapa do curso, o aluno aprende a realmente preparar todas as partes de uma pizza, como as massas, os molhos, as coberturas e afins.

    Em alguns cursos, além das pizzas, se aprende a preparar calzones e outros alimentos similares que geralmente são servidos em pizzarias.

    Além disso, o aluno recebe noções sobre congelamento das massas e dos molhos, formas de guardar os recheios e outras atividades relacionadas ao armazenamento dos produtos.

    Temperos e especiarias

    Para que uma pizza tenha sabor e aroma, ela precisa contar com temperos e especiarias.

    É por isso que uma etapa do curso é voltada justamente para que o aluno aprenda como temperar as pizzas, sempre buscando que elas fiquem muito apetitosas.

    Vale lembrar que os tópicos que apresentamos aqui são os que geralmente são trabalhados em um curso para pizzaiolo. Eles podem variar de uma instituição de ensino para outra.

    Curso para pizzaiolo

    Confira algumas opções de cursos para pizzaiolo

    Agora que você já conhece um pouco melhor o conteúdo programático de um curso para pizzaiolo, veja alguns dos treinamentos mais conhecidos. Eles podem fazer a diferença no seu currículo ou de seus colaboradores.

    CTP Senhor Pizza

    O CTP Senhor Pizza é o maior centro tecnológico de desenvolvimento de pizzas e massas no Brasil. A instituição oferece um treinamento em São Paulo, ministrado por instrutores com experiência no ramo.

    HOTEC

    A HOTEC oferece um curso para formação de pizzaiolo, forneiro e esfiheiro. O treinamento mescla aulas teóricas e práticas.

    Chef Isaias Soares

    O renomado chef Isaias Soares ministra um curso de pizzaiolo pelo Instituto Gourmet da Pizza. Esse treinamento pode ser feito presencialmente em Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Maceió (AL).

    Alunos de outras cidades podem optar pela versão online, que pode ser feita a distância, em qualquer localidade.

    Master Pizzaiolos

    Os chefs Du’tchello e Fabiano Olivares têm mais de 20 anos de experiência no preparo de pizzas e ministram o curso Master Pizzaiolos.

    O treinamento presencial é feito em diversas localidades. Consulte o site e confira as opções e datas disponíveis.

    Chef William Gazal

    Campeão Mundial de Pizza em Nápoles, o chef William Gazal oferece diversos cursos para pizzaiolos, do básico ao avançado.

    É possível consultar no site dele as datas e os locais em que as próximas turmas serão formadas.

    Sebrae SP

    O Sebrae SP oferece diversos cursos na área de gastronomia. Eventualmente também são lançados treinamentos específicos para pizzaiolos. Convém verificar a agenda com as datas disponíveis.

    Para os colaboradores de pizzarias, o curso para pizzaiolo é muito importante. E agora você já conhece boas opções para indicar ou matricular os seus funcionários.

    Depois do treinamento realizado, você perceberá como o trabalho fluirá melhor e os clientes ficarão mais satisfeitos.

    Gostou das dicas? Então, acompanhe as nossas redes sociais para receber mais conteúdos sobre gestão de pizzarias. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube. Nos vemos por lá!

    TAGS RELACIONADAS: , , , ,

    Curtir no Facebook