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Garçom de restaurante: como evitar a alta rotatividade?

A rotatividade de funcionários é uma preocupação constante para qualquer empresa pequena. A troca de garçom de restaurante, por exemplo, cria distrações indesejadas para proprietários e gerentes, como desligamentos e recrutamentos, entre outras.

Por isso, neste artigo vamos mostrar quais são os principais motivos para o problema da alta rotatividade no setor de Food Service e o que fazer para evitá-lo no caso específico dos garçons, que são fundamentais para a rotina desse tipo de negócio.

Boa leitura!

Quais são as causas mais comuns da rotatividade?

Nos tópicos em seguida, listaremos as razões mais comuns de rotatividade no setor de alimentação fora do lar. Analise a rotina do seu negócio, de modo a identificar esses e/ou outros fatores que possam causar esse problema.

Má remuneração

A remuneração inadequada — ou a falta de capacidade de ganhar dinheiro suficiente com gorjetas e/ou outros benefícios — é uma das principais razões pelas quais os funcionários deixam seus empregos.

Portanto, avalie se as exigências do cargo e o retorno financeiro são compatíveis, de modo que o garçom não se sinta em desvantagem.

Conflitos internos

Em alguns casos, a administração e a equipe não estão em sintonia. Em outros, o problema acontece entre os próprios funcionários.

Quando a situação não é resolvida de forma respeitosa e satisfatória, por meio de uma boa comunicação, certos profissionais preferem se desligar da empresa.

Falta de oportunidades

Certamente, cargos de gerência são mais difíceis de conquistar do que os de garçonete ou garçom de restaurante.

No entanto, se um funcionário do estabelecimento não vê uma oportunidade de avançar na carreira, é provável que ele saia em algum momento.

A alta rotatividade tende a gerar uma equipe menos experiente, o que pode afetar a qualidade do atendimento ao cliente.

Mas você pode manter as taxas de rotatividade sob controle com as dicas a seguir:

  • aumentar o salário mínimo dos funcionários;
  • prezar por um ambiente saudável;
  • investir na comunicação, para que todos se sintam à vontade para expor como se sentem em relação ao trabalho;
  • preparar-se para temporadas de alta demanda;
  • pedir indicações de bons profissionais para os seus funcionários;
  • quando um funcionário comunicar sua saída do restaurante, conversar com ele sobre os motivos que o levaram a tomar tal decisão;
  • investir no treinamento da sua equipe.

Garçom de restaurante

Qual a importância de investir em treinamento para o garçom de restaurante?

Quando você investe em um bom treinamento, o profissional se sente valorizado e tende a produzir mais.

Quando você investe em um bom treinamento, o profissional se sente valorizado e tende a produzir mais.

Por outro lado, a falta de treinamento influencia no atendimento aos clientes e, às vezes, impacta a reputação e os lucros do seu estabelecimento.

Então, conheça algumas razões pelas quais é importante investir em treinamento para o garçom de restaurante.

Orientação

Cada restaurante é único, não só em relação a metas, mas também em termos de composição e serviços.

Para se manter à frente da concorrência, é fundamental que o gerente ofereça a seus garçons o melhor preparo possível, sejam eles experientes ou não.

A primeira etapa do treinamento dos funcionários é a orientação, que os ajuda a se familiarizarem com história, filosofia, objetivos, práticas e instalações do restaurante.

Coordenação de atividades

Operações bem coordenadas, desde a compra de ingredientes até o momento de servir os pratos, trazem muitas vantagens.

Os programas de treinamento fornecem ao garçom de restaurante especificações sobre suas responsabilidades e incentivam um relacionamento harmonioso entre todos os membros do time, o que gera um espírito de equipe e proporciona um ambiente de trabalho saudável.

Quando os funcionários se dão bem uns com os outros, eles tendem a cumprir seus deveres — que geralmente estão inter-relacionados — com mais eficiência.

Em restaurantes que funcionam perfeitamente, os chefs cozinham conforme a demanda, os garçons tratam os clientes com cortesia e os consumidores recebem a comida na hora.

Qualidade consistente

Um bom programa de treinamento abrange os padrões de qualidade do restaurante, entre outros aspectos importantes do negócio.

Aborda políticas e procedimentos para garantir que os funcionários cumpram seus deveres constantemente de acordo com o que é esperado deles.

Por exemplo, um garçom de restaurante bem treinado deve ser capaz de dar informações, anotar pedidos, manusear pratos e servir os clientes, sempre com muita educação.

Sem dúvida, os consumidores voltarão se perceberem que o seu estabelecimento se preocupa em manter padrões de qualidade.

Saiba como a fidelização de clientes faz diferença no Food Service!

Atendimento ao cliente

Seus funcionários precisam prestar um bom atendimento para garantir que os consumidores retornem e também para que eles recomendem o negócio a familiares e amigos.

Muitos clientes vão a restaurantes porque desejam desfrutar de uma refeição em um ambiente agradável. Ou seja, a decoração do estabelecimento faz diferença.

No entanto, o atendimento adequado também ajuda a criar e manter essa atmosfera convidativa que é um fator essencial para a satisfação do consumidor.

Um garçom de restaurante bem treinado, por exemplo, se comunica com os clientes com simpatia e se dedica a prestar um serviço eficiente.

Retenção de funcionários

Investir no treinamento da sua equipe mostra que você se preocupa com ela e a respeita.

O profissional prefere ficar em um lugar onde possa aprender coisas novas todos os dias e, geralmente, um funcionário treinado é muito mais leal ao seu emprego.

Portanto, ter uma equipe bem treinada de funcionários essenciais garantirá que você reduza as taxas de rotatividade do seu estabelecimento.

Isso diminui os custos com desligamentos e recrutamentos. Consequentemente, permite aumentar o lucro do restaurante.

Aumento das vendas

Quando seus funcionários são suficientemente treinados, eles são capazes de vender seus produtos e serviços de maneira mais eficaz.

Para tanto, um garçom de restaurante deve conhecer muito bem o seu cardápio e os ingredientes que compõem cada opção.

Isso é especialmente importante para eles poderem explicar ou sugerir os pratos aos clientes de acordo com suas preferências.

Também é essencial para oferecerem alternativas lucrativas (upselling) ou complementares (cross-selling) que talvez o consumidor não tenha considerado.

Como treinar um garçom de restaurante?

Está convencido de que treinamento é essencial para os profissionais do seu estabelecimento? Então, confira as principais alternativas para colocar essa ideia em prática.

Treinamento interno

Uma das maneiras de fazer com que seu estabelecimento prospere é treinar novos membros da equipe por conta própria.

Seu plano de treinamento deve abranger os diversos departamentos de seu restaurante, como cozinha, bar e serviço de mesa.

Como gerente, você provavelmente precisará de ajuda para treinar os novos membros do time. Nesse sentido, seus funcionários mais experientes podem assumir funções de supervisão.

Outra alternativa é convidar profissionais da área para um treinamento com seus profissionais dentro do próprio estabelecimento.

Essa iniciativa pode acontecer em um dia da semana menos movimentado ou em um horário fora do expediente. O importante é que aconteça com frequência.

Para garantir o sucesso, faça um planejamento com todos os temas que possam contribuir para o crescimento profissional dos seus garçons, sempre de acordo com a realidade do seu restaurante.

Treinamento externo

Além do treinamento interno, proponha cursos externos, presenciais ou online. A vantagem dessas opções é que os assuntos já estão sistematizados.

Nessa modalidade, seu restaurante contrata ou faz parceria com uma empresa com o único objetivo de treinar sua equipe.

Vários sites também disponibilizam cursos que abordam desde gestão e vendas até temas mais específicos, como relacionamento e atendimento. Um bom exemplo é a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Restaurantes costumam ser pontos de partida para muitas carreiras. O crescimento geralmente acontece quando os funcionários mudam de emprego. O gestor que entende essa dinâmica pode dar o primeiro passo para atender a essa necessidade.

Com uma estratégia eficaz de gestão de pessoal, com investimento em treinamento, torna-se mais fácil diminuir a taxa de rotatividade do seu estabelecimento e manter a qualidade do atendimento.

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