Conhecer bem todos aspectos do seu negócio é fundamental para aumentar os lucros. No Food Service, o giro de mesas é um deles.
Você já ouviu falar nisso? Saiba como ele se relaciona com o faturamento da sua empresa e como melhorar esse número a seguir.
O que é giro de mesas?
Chamamos de giro de mesas a capacidade de atender diferentes clientes em uma mesma mesa. O conceito também é conhecido como giro de salão.
Basicamente, se os consumidores ficam muito tempo no estabelecimento, ele é baixo. Já se comem e vão embora logo depois, é alto.
Como o giro de mesas funciona?
O giro de mesas não pode ser alto ou baixo demais. Ele precisa ser controlado para garantir o sucesso de um negócio.
Se o giro de mesas for muito alto, os seus clientes estão comendo e indo embora rápido.
Isso significa que você é capaz de atender mais pessoas. Porém, também pode indicar que os consumidores não gostam de ficar no seu restaurante.
Se o giro de mesas for muito baixo, os clientes ficam bastante tempo.
Isso significa que eles curtem permanecer no ambiente mesmo depois de comer. No entanto, também não abrem espaço para os próximos consumidores.
Como calcular o giro de mesas?
O giro de mesas é a média de tempo que um cliente fica no seu restaurante. Assim, você pode saber quantos consumidores consegue atender em um dia ou um turno.
Também é possível calculá-lo de acordo com o ticket médio. Em um dado período, quanto as pessoas consomem?
Quando o giro de mesas é controlado e o ticket médio é alto, o restaurante fatura mais. Por isso, é essencial conhecer esses números.
Quando o giro de mesas é controlado e o ticket médio é alto, o restaurante fatura mais. Por isso, é essencial conhecer esses números.
Quais são os benefícios de manter um giro de mesas equilibrado?
O equilíbrio é essencial para qualquer negócio. Mas quando se trata do giro de mesas, isso é ainda mais importante, uma vez que manter essa métrica sob controle traz grandes vantagens. Confira quais são elas.
Diminui a espera
Um bom giro de mesas significa que os seus consumidores não precisam esperar muito para serem atendidos.
O tempo de espera excessivo leva muitos clientes a desistirem de um restaurante. Com algum controle, o seu não corre esse risco.
Otimiza o atendimento
Quando o giro de mesa é devidamente controlado, os clientes ocupam as mesas por um tempo médio previsível.
Assim, o seu restaurante pode se preparar para atendê-los da melhor maneira, com a quantidade certa de mesas e a organização do cardápio.
Isso significa que os garçons não precisam correr para atender a todos em tempo recorde. Eles também se preocupam menos com quem espera.
Aumenta o faturamento
Quanto mais clientes forem atendidos com um bom ticket médio, melhor será o faturamento do restaurante.
Portanto, é preciso focar nos dois aspectos, para que o seu negócio cresça de forma orgânica e saudável.
Fideliza os clientes
Clientes não gostam de esperar demais por uma mesa. Da mesma forma, não querem sentir que estão sendo apressados.
Quando o restaurante oferece um atendimento rápido e cuidadoso, somado a um ambiente confortável, eles sempre vão querer voltar.
Como otimizar o giro de mesas no seu restaurante?
Você já sabe que manter o equilíbrio do giro de mesa é essencial. No entanto, para colher os benefícios, é preciso saber controlá-lo. Algumas dicas podem ajudar nisso, como veremos em seguida.
Conheça o seu espaço
Não adianta tentar aumentar o lucro disponibilizando mais mesas e deixando o ambiente apertado e lotado.
Comece a busca por esse equilíbrio entendendo o espaço disponível. Qual é a melhor maneira de aproveitá-lo e deixar os clientes confortáveis?
Ao mesmo tempo, tenha expectativas realistas, de acordo com o seu tipo de negócio. Restaurantes voltados para a demanda do almoço costumam ter um giro de mesas mais alto.
Tenha mesas diferentes
Quando todas as mesas do seu espaço são do mesmo tamanho, você pode encontrar problemas de organização.
Por exemplo, se apenas uma pessoa ocupar uma mesa de quatro lugares, o giro será menor. Logo, o ideal é ter mais de um tipo desse móvel.
Mesas para duas pessoas, mesas compartilháveis e balcões podem fazer parte do seu espaço.
Treine a equipe
Um dos aspectos mais importantes da experiência oferecida pelo seu restaurante é a equipe.
Um dos aspectos mais importantes da experiência oferecida pelo seu restaurante é a equipe.
Como os profissionais de atendimento recebem os clientes? Como resolvem problemas? Essas questões podem ser transformadas em um treinamento.
Também é preciso analisar se o seu time tem o número ideal de pessoas. Em alguns casos, contratar mais gente ajuda a aumentar o giro de mesas.
Planeje bem o cardápio
O que você serve também pode influenciar no giro de mesas. Afinal, alguns pratos tendem a demorar mais tempo no preparo do que outros.
Isso não quer dizer que o seu cardápio deve ter apenas refeições rápidas. Mas a inserção de opções simples ajuda a reduzir o período de atendimento.
Uma boa ideia é contar com sobremesas mais fáceis de preparar e servir. Assim, quando forem pedidas, elas podem ser entregues quase imediatamente.
Peça opiniões
Quando não souber porque o giro de mesa do restaurante é muito rápido, pergunte para quem sabe.
Os clientes vão poder apontar os problemas que você não vê no estabelecimento. Eles também podem dar sugestões de melhorias.
O feedback dos consumidores é a ferramenta mais poderosa para garantir o melhor serviço no seu negócio. Não a deixe de lado!
Como pedir sutilmente que os clientes liberem a mesa?
Alguns clientes podem ficar muito tempo conversando depois da refeição. Enquanto isso, a fila aumenta do lado de fora do restaurante.
Mandá-los embora está fora de cogitação. No entanto, é possível avisar de forma sutil que a mesa precisa ser liberada.
Você pode:
- oferecer a sobremesa;
- ofertar café ou chá;
- recolher pratos ou copos;
- perguntar se eles desejam pedir mais alguma coisa.
Sem dúvidas, manter o giro de mesas equilibrado é uma boa maneira de aumentar os lucros do seu restaurante.
Conclusão
Identificar como funciona o giro de mesas do seu empreendimento é um ponto essencial para uma análise macro dos seus resultados.
Assim como o giro de mesas, há outros importantes elementos que contribuem para a geração de resultados no seu negócio, razão pela qual é preciso ter atenção aos detalhes que garantirão um resultado positivo para seu empreendimento.
Um deles é contar com fornecedores de alimentos parceiros que garantam a disponibilidade de insumos de qualidade para os seus pratos, conquistando os consumidores e tornando-os divulgadores da sua marca.