O representante de vendas é fundamental para um estabelecimento Food Service. Afinal, é esse profissional quem leva ao restaurante os insumos necessários para os seus produtos e serviços.
Estamos falando de itens para a preparação dos pratos, bebidas, acessórios e materiais de limpeza, entre muitos outros artigos indispensáveis para o funcionamento de um negócio desse tipo.
Por se tratar de um volume significativo de produtos, é necessário se certificar de que tudo chegará correta e rapidamente. Daí a importância de qualificar o relacionamento com os representantes de vendas.
Neste artigo, mostraremos como fazer isso, além de nos aprofundarmos na discussão sobre o papel desse profissional no setor de Food Service. Continue a leitura para entender!
Afinal, quem é e o que faz o representante de vendas?
Esse profissional pode ser enxergado como o vendedor de uma empresa parceira. Ele é acionado pelos clientes ou trabalha na busca ativa por eles.
Por exemplo, um restaurante costuma manter relação com pelo menos um representante de vendas, que garante a provisão de alimentos, bebidas e tudo quanto for necessário para a manutenção do serviço.
Atualmente, a tecnologia facilita bastante o relacionamento entre as partes, que pode acontecer de forma inteiramente remota.
Assim, o gestor do estabelecimento aciona o representante de vendas por meio dos canais próprios para isso, como aplicativos de mensagens ou sistemas disponibilizados pela empresa, para solicitar o que necessita.
A visita ao restaurante é outra opção para a efetivação da venda. Dessa forma, o profissional pode realizar uma conferência junto aos gestores dos produtos em estoque e identificar os itens que devem ser adquiridos.
Ainda temos os representantes de vendas que trabalham na busca ativa de clientes. Ao cobrir uma determinada região, eles visitam um dado número de estabelecimentos e apresentam as ofertas da empresa.
É interessante receber esses vendedores para sondar os preços praticados para produtos que o restaurante costuma adquirir. Dessa maneira, é possível garantir os melhores negócios.
Qual a importância do representante de vendas no Food Service?
Vejamos, então, qual a relevância desse profissional para um estabelecimento como o seu.
Acesso a melhores preços
Como mencionamos, o representante de vendas pode ficar responsável por levar ao empreendimento o portfólio de produtos da empresa que representa. Ao consultar as ofertas, você identifica quais os melhores preços do mercado, otimizando os investimentos com a aquisição de insumos.
Aliás, às vezes esses profissionais podem oferecer oportunidades que nem mesmo outros canais de compra das próprias distribuidoras que eles representam são capazes de cobrir, o que torna esse relacionamento ainda mais especial.
É interessante que as portas de seu estabelecimento fiquem abertas para receber os representantes de vendas, até quando o produto oferecido já é entregue por outro fornecedor. Isso porque é comum que essas empresas cubram as ofertas de concorrentes.
Disponibilidade de insumos variados
Certamente, a possibilidade de contar com um mix variado de insumos para o seu restaurante é um diferencial competitivo. Para inovar no cardápio, os profissionais da cozinha precisam dessa variedade.
Também não devemos desconsiderar a necessidade de substituição de um produto por outro, caso haja um aumento significativo nos preços.
Um exemplo recente capaz de ilustrar tal situação é o custo da carne bovina.
Há meses podemos observar um aumento do preço desse tipo de proteína, o que leva muitos restaurantes a utilizarem cortes considerados mais baratos em alguns preparos.
Facilidade para negociação de prazos
A falta de determinados insumos tende a comprometer o funcionamento de um estabelecimento do ramo de Food Service.
Por isso, é indispensável manter um bom relacionamento com o representante de vendas — inclusive, pensando no cumprimento de prazos pouco usuais para a entrega de pedidos.
Facilidade de pagamento
Os proprietários de restaurantes precisam honrar dezenas ou até centenas de compromissos financeiros todos os meses. E, a depender do faturamento do período, pode ser difícil cumprir os prazos firmados com os credores.
No caso de fornecedores com os quais se mantém um bom relacionamento, uma possibilidade para obter um alívio no caixa é negociar condições de pagamento. Uma extensão de prazo ou um parcelamento já podem ser de grande ajuda.
Mais uma vez, o representante de vendas será um parceiro estratégico, na medida em que ele pode levar à empresa que representa esse tipo de demanda do restaurante e apresentar soluções que sejam convenientes para ambas as partes.
Atendimento personalizado
O representante de vendas tem o potencial de oferecer um atendimento personalizado, atuando como um verdadeiro agente de logística.
Afinal, ao conhecer as necessidades do seu negócio, se comprometer com a provisão de insumos e monitorar o seu estoque, ele pode ofertar os produtos e serviços adequados, sempre no tempo certo.
[…] ao conhecer as necessidades do seu negócio, se comprometer com a provisão de insumos e monitorar o seu estoque, [o representante de vendas] pode ofertar os produtos e serviços adequados, sempre no tempo certo.
Ao construir esse tipo de relação, o empreendedor qualifica a gestão de seu empreendimento e tende a colher melhores resultados.
Como manter um bom relacionamento com o representante de vendas?
Por fim, vejamos como qualificar a sua relação com esse profissional tão importante para o seu negócio.
Tenha disponibilidade para atendê-lo
Como já mencionamos, o representante de vendas é um parceiro altamente estratégico.
Para qualificar o seu relacionamento com esse profissional, é muito importante ter disponibilidade para atendê-lo e dispensar a ele um tratamento cordial.
Dessa forma, você cria um elo de confiança junto ao fornecedor.
Dê preferência às melhores distribuidoras
A realização de pedidos recorrentes é algo visado pela maioria dos fornecedores. Afinal, com a fidelização, as vendas acontecem de forma quase automática, o que garante um faturamento bom e constante.
Ao estabelecer esse tipo de vínculo, o seu estabelecimento Food Service será enxergado com outros olhos pelo representante de vendas e a empresa dele.
A partir de então, o esperado é que eles criem condições para a manutenção desse relacionamento, como ofertas especiais, descontos exclusivos e prazos estendidos para pagamento, entre outras vantagens.
Ofereça benefícios aos representantes de vendas
As famosas parcerias ou permutas são outra forma de construir bons relacionamentos com os representantes de vendas.
Em um restaurante, por exemplo, os gestores podem oferecer vale-compras em troca de benefícios para a aquisição dos produtos de que necessitam.
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