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Restaurante de hotel: como transformá-lo em um atrativo para o negócio

Gerenciar um restaurante de hotel pode ser muito desafiador. Mesmo quando pensamos em empreendimentos pequenos, um hóspede sempre espera um ambiente acolhedor, um excelente serviço e, claro, uma comida deliciosa.

Portanto, esse não deve ser apenas um local para uma simples refeição, pois precisa ser encarado como uma oportunidade para cativar e fidelizar os clientes. Para isso, é importante oferecer uma boa experiência.

Então, se você deseja que o restaurante de hotel faça diferença no sucesso do seu negócio, confira as dicas deste artigo. Nele, reunimos informações para aplicar no dia a dia e, assim, garantir que os seus hóspedes fiquem satisfeitos com os seus serviços. Aproveite!

O que os clientes realmente esperam de um restaurante de hotel?

Primeiramente, é importante destacar que o gerenciamento do restaurante de hotel precisa focar em oferecer qualidade em todos os sentidos.

O ambiente deve ter uma atmosfera agradável e estar impecavelmente limpo. Por ser um lugar que lida com alimentos, o esperado é que haja limpeza constante com os produtos adequados.

Além disso, quem visita o local espera encontrar uma equipe preparada para prestar um excelente atendimento.

No entanto, um bom funcionário não deve apenas desempenhar as suas funções adequadamente, mas também buscar resolver problemas.

Um diferencial é o atendimento personalizado. Mesmo que não seja possível saber o nome de cada cliente, é essencial que os profissionais estejam atentos às demandas deles.

Estamos falando de famílias com crianças pequenas e pessoas com necessidades especiais, entre outras particularidades.

Portanto, mantenha a sua equipe bem treinada, para garantir que o atendimento seja feito com excelência.

Por fim, é importante que o menu do restaurante conte com opções variadas e saborosas, como veremos em detalhes a seguir.

Como definir o cardápio de um restaurante de hotel?

Para superar as expectativas dos clientes, é preciso traçar um perfil das pessoas que costumam frequentar o seu restaurante de hotel.

O empreendimento tem foco em hóspedes a trabalho ou lazer? Após responder essa pergunta, é hora de pensar no que será servido.

Para planejar o menu, também esteja sempre alinhado ao seu público-alvo no que se refere a critérios como sabor e preço.

Evite colocar muitas alternativas no cardápio: isso deixa as pessoas confusas na hora de escolher o que comer. O ideal é contar com pratos certeiros, que vão ao encontro das necessidades dos seus clientes.

Por exemplo, em um restaurante de hotel voltado para o público de negócios, serviços à la carte ou buffet são as melhores opções, porque às vezes é preciso ter espaço nas mesas para papéis, eletrônicos, etc.

Além disso, é essencial priorizar a agilidade, pois essas pessoas geralmente têm um tempo reduzido para a refeição.

Por outro lado, se você recebe muitos turistas, alternativas de pratos regionais costumam fazer muito sucesso.

Portanto, para preparar um cardápio para um restaurante de hotel, o mais importante é alinhar o que servir com o perfil do hóspede. Isso ajuda a atrair e reter clientes.

O que não pode faltar no seu menu?

  • arroz, feijão, proteínas e saladas;
  • massas;
  • pratos típicos da sua região;
  • opções veganas e vegetarianas;
  • alimentos sem glúten e sem lactose;
  • água, sucos e refrigerantes.
Restaurante de hotel

Como gerenciar um restaurante de hotel com eficiência?

Um dos maiores desafios em gerenciar um restaurante de hotel é que uma má experiência de um hóspede pode prejudicar a imagem do empreendimento como um todo.

Um dos maiores desafios em gerenciar um restaurante de hotel é que uma má experiência de um hóspede pode prejudicar a imagem do empreendimento como um todo.

Por isso, reunimos algumas dicas para ajudar você na gestão e garantir que os processos fluam da melhor forma possível.

Treine a equipe para melhor atender os clientes

Uma equipe bem treinada é a primeira providência a ser tomada. Afinal, oferecer a melhor experiência é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio.

Por isso, forneça treinamentos, principalmente para os garçons, de modo a assegurar a qualidade do atendimento. Certamente, fará toda diferença para os clientes.

Planeje adequadamente as atividades

Em um restaurante de hotel, a comida pode ser servida não apenas no salão, mas também nos quartos e nas áreas de lazer.

Para que isso aconteça sem problemas, é preciso ter um quadro de tarefas à vista de toda a equipe, com atividades, horários e responsáveis por fazer cada tipo de atendimento.

Peça feedbacks e identifique pontos de melhorias

É muito importante entender a opinião do cliente sobre o seu restaurante de hotel. Muitas vezes, o que você percebe não é o mesmo que ele sente quando faz uma refeição no local.

Portanto, com esse retorno, é possível verificar quais são os pontos de melhorias que precisam ser priorizados.

Uma forma de conseguir feedbacks é dar a oportunidade de os hóspedes darem notas a respeito de cada serviço prestado, como ambiente, atendimento, agilidade e qualidade da comida.

Quando algum desses pontos recebe uma nota muito baixa, é preciso ligar um alerta, de modo a solucionar o problema com rapidez e garantir uma boa experiência ao cliente.

Para incentivar esse tipo de avaliação, ofereça uma sobremesa ou outro brinde em troca. Sem dúvidas, todo mundo contribuirá com opiniões para fazer com que o restaurante seja cada vez melhor.

Controle bem o estoque

Primeiramente, é preciso ter um controle da validade dos alimentos, para garantir uma excelente qualidade em tudo o que é servido no restaurante de hotel.

Além disso, é possível que haja alguma sazonalidade. Então, os estoques devem ser minuciosamente controlados, para não faltar ou sobrar produtos.

A verificação frequente é essencial para evitar desperdícios e assegurar um cardápio sempre fresco e variado.

Escolha bem os fornecedores

Por fim, nossa última dica é sobre a escolha dos fornecedores de alimentos, já que esse ponto influencia diretamente na qualidade das refeições servidas.

Contar com um parceiro que trabalha com uma ampla variedade de marcas, faz promoções atrativas e oferece boas condições de pagamento é primordial para o sucesso de um restaurante de hotel.

Certamente, bons atacadistas de alimentos contribuem para que o seu empreendimento se torne mais atrativo e se destaque da concorrência.

Portanto, se você procura um fornecedor de alimentos para o seu restaurante de hotel, conheça a MegaG e seja um cliente parceiro!

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