Home | BLOG
WhatsApp (11) 5853-4000 Espaço do Cliente Espaço do Cliente

À la carte, rodízio ou buffet: conheça os tipos de serviço à mesa

O serviço à mesa é um dos fatores mais importantes de um estabelecimento do ramo de Food Service. Inclusive, ele vira uma marca registrada: sempre mencionamos quando um lugar é à la carte, rodízio ou buffet.

Por isso, é importante conhecer bem todas essas alternativas. Assim, você pode escolher a melhor para o seu negócio. Continue a leitura para ficar por dentro das características de cada uma delas!

O que são serviços à mesa?

Chamamos de serviços à mesa a forma como as refeições são servidas, seja em um restaurante ou em um evento. Isso influencia em diferentes aspectos, como a disposição do salão e o número de garçons.

A comida pode ser servida de muitas maneiras, mas a maioria dos restaurantes escolhe uma ou duas para utilizar. Já em eventos, depende do tipo de ação, das características do local e da quantidade de convidados.

Outras questões também podem influenciar na opção por um deles, como costumes regionais, formalidade desejada e opções da época.

Normalmente, o tipo de serviço à mesa ao qual o restaurante vira uma marca registrada. Por exemplo, conhecemos aqueles que servem à americana como buffets.

Atualmente, ainda podemos ver novas dinâmicas nascendo e se desenvolvendo. É o caso do volante, comum em festas nas quais os convidados ficam de pé.

À la carte, rodízio ou buffet

Quais são os serviços à mesa mais comuns no Brasil?

Apesar de existirem muitos tipos de restaurantes, com diferentes serviços à mesa, alguns são mais comuns em nosso país. É o caso de à la carte, rodízio e buffet. Conheça melhor cada um deles.

À la carte, ou serviço empratado

Aqui, os pratos são levados prontos até o cliente. Ou seja, tanto o preparo dele quanto sua finalização são feitos na cozinha.

O garçom precisa anotar os pedidos e levar os pratos da cozinha para o consumidor. Em alguns casos, isso pode significar uma demanda maior de profissionais, para atender a todos com cuidado.

Também é preciso pensar no número de pratos no cardápio do restaurante. Afinal, se houver muitas opções, o processo pode ser custoso para o estoque e para a cozinha.

Por outro lado, com uma quantidade de pratos reduzida, o serviço à la carte tende a ser mais fácil de administrar.

Rodízio, ou serviço à inglesa direto

Nesse serviço à mesa, os garçons levam os pratos até os clientes e esperam pela aprovação deles para servirem.

Tradicionalmente, é muito requintado. Os profissionais servem as comidas pela esquerda e as retiram pela direita. Eles também precisam saber posicioná-las no prato do consumidor.

O rodízio é comum em pizzarias e churrascarias, estabelecimentos onde os clientes costumam buscar variedade.

Buffet, ou serviço à americana

Nesse caso, as comidas são todas dispostas em apenas uma mesa. Os clientes se servem sozinhos, utilizando pratos e talheres, que também são colocados à disposição

Em geral, a superfície é organizada sempre da mesma maneira. Ela começa pelas saladas, temperos e pratos frios. Depois, as guarnições. Por último, as proteínas.

Os garçons só precisam levar bebidas até os consumidores e, quando for necessário, repor o que faltar na mesa principal.

Esse serviço é considerado informal e exige poucos garçons. Também costuma ser bom para evitar desperdícios. Os clientes que gostam de variedade e agilidade costumam buscar essa opção.

À la carte, rodízio e buffet são os serviços à mesa mais populares no Brasil. No entanto, eles não são os únicos: você pode pesquisar sobre outros tipos para o seu negócio.

À la carte, rodízio e buffet são os serviços à mesa mais populares no Brasil. No entanto, eles não são os únicos: você pode pesquisar sobre outros tipos para o seu negócio.

Como identificar o tipo certo para o seu negócio?

Optar por um serviço de mesa é como definir parte da identidade do seu restaurante.

Como dissemos antes, seus clientes vão reconhecer o estabelecimento a partir disso. Portanto, é preciso escolher com cuidado.

Vários negócios trabalham com dois tipos de serviços. Algumas pizzarias, por exemplo, servem rodízio de pizzas no jantar e buffet de comida caseira no almoço.

No entanto, diversos lugares também operam dois serviços ao mesmo tempo. Você já deve ter conhecido churrascarias que fazem rodízio de carnes e buffet de saladas e guarnições.

Confira abaixo alguns detalhes que podem ajudá-lo a escolher qual alternativa adotar no seu empreendimento.

Quantidade de itens no menu

Em geral, quando um cardápio oferece muitos itens, o sistema à la carte tende a ser complicado. Isso porque a cozinha precisa ser espaçosa e ter uma grande equipe para lidar com a demanda.

Já o rodízio é bom para quando o menu é vasto, mas segue a mesma linha. Por exemplo, quando o restaurante tem muitas opções de massas ou carnes.

O buffet, por sua vez, torna mais simples a distribuição de pratos variados.

Espaço do salão

Muitas vezes, a área disponível acaba determinando o serviço à mesa. Por exemplo, um espaço limitado pode não comportar um buffet ou não permitir a circulação de pessoas que o rodízio exige.

Por isso, em um salão menor, o sistema à la carte se mostra a melhor opção. Caso seja maior, os três tipos podem funcionar muito bem.

Número de clientes

O fluxo de consumidores também pode ser crucial para decidir o serviço à mesa. Em um restaurante movimentado, é preciso atender com mais agilidade, para que ninguém espere tanto.

Por isso, quando há muitos clientes, o buffet é a melhor opção. As pessoas servem os próprios pratos e agilizam o processo. Se o estabelecimento for à la carte, elas podem esperar por tempo demais.

Formalidade

Por fim, é preciso considerar o nível de seriedade que você gostaria que a sua empresa transmitisse. Afinal, alguns tipos de serviços são mais formais que outros.

Em geral, o buffet é bem menos formal do que o à la carte. Já o rodízio é uma opção intermediária.

Porém, independentemente da sua escolha, é possível deixar o ambiente mais ou menos sério com outros elementos, como a decoração.

Conhecimento pode ajudar você a expandir o seu negócio, concorda? Então, aproveite para conferir o nosso artigo com todas as informações e dicas essenciais sobre a comanda de pedidos!

COMPARTILHE ESSE POST:
TAGS RELACIONADAS: à la carte, atendimento, buffet, rodízio,

    Motivo:

      Motivo: