Home | BLOG | LOJA ONLINE
WhatsApp (11) 5853-4000 Espaço do Cliente Espaço Exclusivos

Quais são os produtos que não podem faltar em um restaurante oriental?

Nas últimas décadas, o restaurante oriental caiu no gosto dos brasileiros. Em São Paulo, eles são comuns há muito tempo, devido à imigração de pessoas de países orientais no estado.

No entanto, os números são bem maiores do que se imagina. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a capital paulista tem cerca de 600 restaurantes japoneses.

Eles são ainda mais populares do que as churrascarias, que somam aproximadamente 500 estabelecimentos em São Paulo.

O ticket médio também impressiona. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), é o maior do setor alimentício.

Com esses números, podemos dizer que abrir um restaurante oriental é apostar no sucesso. Entretanto, para alcançar esse objetivo, é preciso investir nos itens certos.

Saiba quais são eles!

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a capital paulista tem cerca de 600 restaurantes japoneses. Eles são ainda mais populares do que as churrascarias, que somam aproximadamente 500 estabelecimentos em São Paulo.

Quais são os alimentos mais importantes em um restaurante oriental?

A culinária oriental é variada. Dependendo da região, os sabores podem mudar completamente. Até mesmo dentro de um país existem muitas variações.

Contudo, algumas das bases da alimentação são parecidas nas gastronomias japonesa, chinesa, coreana e tailandesa.

Entre elas, a comida japonesa é a que conquista mais espaço no Brasil. Por isso, se você quer apostar em um restaurante oriental, precisa ter os alimentos a seguir na despensa.

Arroz

Também é um prato básico no Brasil, mas não da mesma forma que na Ásia. Em países como China e Japão, ele está presente até no café da manhã.

Diferentemente do arroz brasileiro, o oriental não costuma ser temperado. Na verdade, mesmo o sal é usado em pequenas quantidades.

Ele também não é feito do mesmo grão. O arroz oriental, conhecido como japonês, é mais curto e tem mais amido, ficando “grudento” após o preparo.

Peixes e frutos do mar

Quando pensamos em comida japonesa, “peixe cru” é uma das primeiras coisas que vem à mente. E, de fato, ele é bem presente em um restaurante oriental.

Mas não apenas cru. Pode ser grelhado, empanado ou assado. Outros frutos do mar, como lula e camarão, também estão presentes.

Quem vive perto ou no litoral tem acesso a peixes mais frescos, ideais para comer cru. Quem não mora, no entanto, precisa contar com bons fornecedores para garantir uma alta qualidade.

Algas, cogumelos, legumes e vegetais

A culinária do oriente é conhecida por ter vários ingredientes saudáveis. Muitas pessoas optam por comer em um restaurante oriental por buscarem esse fator.

Portanto, é essencial contar com legumes e vegetais variados no estoque. Eles estão presentes em pratos como yakisoba e tempurá.

Já as algas e os cogumelos recebem destaque. Eles dão um sabor especial à comida japonesa e são usados em preparos diversos.

Cream cheese

Esse pode até gerar polêmicas. Afinal, a comida tradicional japonesa não leva o queijo cremoso tão amado pelos brasileiros.

No entanto, todo estabelecimento que serve sushi ou temaki no Brasil traz cream cheese nos pratos. E seu sabor agrada à maioria dos clientes.

Mas esses não são os únicos alimentos importantes para um restaurante oriental. São apenas alguns dos básicos, que tendem a ser necessários a qualquer momento.

Dependendo do tipo de estabelecimento que você tem, outros ingredientes entram em jogo. Alguém que oferece lámen no cardápio, por exemplo, pode não precisar de arroz, mas sim de macarrão.

Restaurante oriental

Quais são os produtos mais importantes em um restaurante oriental?

O restaurante oriental precisa ir além dos alimentos básicos para reproduzir os sabores originais. Alguns molhos, pastas e conservas são essenciais para trazer o gosto do oriente para o Brasil.

Também é preciso contar com utensílios específicos para preparar e servir os pratos. Veja, em seguida, os mais importantes.

Shoyo

Esse molho é conhecido por muitas pessoas como algo exclusivo da culinária japonesa. No entanto, tende a acompanhar diferentes pratos.

Feito a partir da soja, ele tem um sabor forte e, frequentemente, é usado para substituir o sal. Em um restaurante oriental, pode ser utilizado na cozinha e colocado à mesa.

Missô

É mais um produto da soja fermentada que está presente nos restaurantes orientais. Essa pasta é utilizada para dar sabor a ensopados e sopas de todos os tipos.

Wasabi

Conhecido como raiz forte no Brasil, esse condimento é um sucesso com a comida japonesa. Ele tem sabor marcante, quase como se fosse apimentado.

É um ótimo acompanhamento para peixes, principalmente o peixe cru do sushi ou do sashimi. Por isso, não pode faltar.

Saquê

É a bebida alcoólica oriental mais conhecida pelos brasileiros. Ela é feita a partir da fermentação do arroz.

Pode ser consumida quente ou gelada. Aqui no Brasil, é utilizada como base para caipirinha em alguns lugares. Além disso, o saquê é usado no preparo de certos pratos.

Hashis

Outro aspecto que associamos à cultura oriental é o uso dos hashis, os palitos de madeira empregados como talheres.

Eles são utilizados junto às colheres. Muitas pessoas, no entanto, não conseguem manuseá-los. Por isso, existem adaptadores para facilitar,

Para tornar a experiência agradável para todos os clientes, certifique-se de ter esses adaptadores. E, claro, garfo e faca para quem pedir.

Tigelas e recipientes para molhos

A comida japonesa, principalmente, costuma ser servida em tigelas. Elas têm formatos variados e podem ser usadas para arroz, sopa e outros alimentos.

Entretanto, também é preciso contar com recipientes menores. De porcelana ou de plástico, para o salão ou o delivery, eles são utilizados para colocar os molhos, como shoyo, wasabi e tarê.

Seu restaurante oriental ainda pode precisar de outros alimentos e produtos. Kani, gergelim e gengibre, por exemplo, são muito presentes.

Portanto, faça uma boa pesquisa sobre os pratos que deseja servir, para encontrar os ingredientes necessários.

Procurá-los individualmente, no entanto, tende a ser difícil. Por isso, você precisa conhecer um fornecedor de alta qualidade, com bons preços e prazos.

A MegaG Alimentos trabalha em São Paulo há mais de 15 anos, acompanhando o crescimento do segmento de restaurantes orientais.

Sempre em busca do melhor sabor para seus clientes, a empresa atende esses estabelecimentos para que eles alcancem o sucesso.

Tem um restaurante oriental em São Paulo e procura um fornecedor de qualidade? Torne-se parceiro da MegaG!

COMPARTILHE ESSE POST: