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Restaurante pet friendly: tudo o que você precisa saber

Atualmente, o setor de serviços como um todo se adequa à ideia de receber animais. No Food Service, por exemplo, já temos o que podemos chamar de restaurante pet friendly.

E, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, isso não significa simplesmente permitir o ingresso de cães e gatos nas dependências dos estabelecimentos.

Trata-se de criar condições para que os bichinhos possam usufruir de uma boa experiência no restaurante ou na pizzaria, assim como seus tutores terão.

Neste artigo, você vai conhecer o conceito de restaurante pet friendly, além das vantagens e das medidas para adequar o seu estabelecimento para receber os amigos de quatro patas de seus clientes.

É só continuar a leitura!

No que consiste o conceito pet friendly?

Em uma tradução livre, pet friendly quer dizer “amigável aos animais”. Isso significa que um restaurante ou uma pizzaria que adere a esse conceito é um estabelecimento aberto a receber os bichos de estimação de seus clientes.

Nas dependências do negócio, eles podem permanecer tanto em áreas externas adaptadas para recebê-los quanto próximo de seus tutores nos espaços internos. Tudo depende de como os gestores gostariam de oferecer essa comodidade.

Nesse sentido, podemos dizer que se trata de uma tendência já consolidada no setor de serviços, uma vez que um número crescente de consumidores gostaria de conviver com os seus bichinhos além do ambiente doméstico e de locais públicos.

Por que se tornar um restaurante pet friendly?

Aproximadamente 140 milhões de pets vivem em lares brasileiros. Isso significa que a grande maioria das famílias conta com um animal de estimação. E como podemos perceber com o passar do tempo, eles recebem tratamento digno de verdadeiros membros de seus núcleos familiares.

Prova disso é que os tutores investem em alimentação, saúde, estética, brinquedos e hospedagem, entre muitos outros produtos e serviços voltados para o bem-estar dos bichinhos. O mercado pet global chega a movimentar cerca de R$ 130 bilhões todos os anos.

[…] os tutores investem em alimentação, saúde, estética, brinquedos e hospedagem, entre muitos outros produtos e serviços voltados para o bem-estar dos bichinhos. O mercado pet global chega a movimentar cerca de R$ 130 bilhões todos os anos.

As cifras impressionam e chamam a atenção para a necessidade de o setor de serviços se adaptar para encarar os animais também como clientes. O Food Service, por exemplo, tem muito a ganhar ao aderir ao conceito pet friendly.

Isso porque a presença de bichos em ambientes fechados já não é mais um tabu e conta com a aceitação da grande maioria dos consumidores.

Além disso, como ainda não se trata de uma prática amplamente disseminada, o restaurante que se torna pet friendly obtém um diferencial competitivo em relação à concorrência e fideliza os consumidores.

O próprio termo se tornou um selo — embora não oficial — no mercado, sendo muito explorado em ações de marketing.

Portanto, você deve aproveitar para divulgar que o seu restaurante é pet friendly, tanto em mídias on quanto offline.

Restaurante pet friendly

Como se tornar um restaurante pet friendly?

Como já destacamos, se tornar um restaurante pet friendly não é uma mera mudança de status.

Para tanto, é necessário reorganizar inteiramente seus produtos e serviços e adaptar as dependências de seu estabelecimento.

Vejamos, então, algumas dicas para fazer isso em seu negócio.

Consulte a Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária é a instância correta para identificar se existe algum tipo de impedimento para o seu negócio se tornar um restaurante pet friendly. Afinal, esse é o órgão regulador que emite o alvará de funcionamento para o setor de comércio e serviços.

Por se tratar de uma regulação que compete a cada município, não há uma regra única para todo o território nacional. No entanto, o esperado é que não haja grandes exigências para receber os animais em seu estabelecimento.

Aceite apenas o ingresso de animais vacinados

Certamente, esse é um ponto inegociável para quem deseja preservar a segurança de clientes e pets em um restaurante.

A checagem pode ocorrer na entrada do estabelecimento mediante a apresentação da carteira de vacinação do bicho.

Vale até consultar um veterinário para entender quais imunizantes devem ser exigidos.

Ofereça uma área externa onde os animais possam permanecer

A disponibilização de uma área externa é bastante estratégica para um restaurante pet friendly.

Isso porque, caso haja algum tipo de estranhamento entre animais — algo comum de ocorrer —, é possível isolar pelo menos um deles.

Além disso, a área externa pode servir para momentos de descanso ou receber equipamentos de recreação.

Ainda é interessante contar com uma cobertura para dias de sol e chuva. Isso garante o conforto de quem permanecerá nesse ambiente, incluindo os pets.

Instale mosquetões

Mosquetões afixados nas imediações das mesas são itens de segurança importantes para um restaurante pet friendly.

Os tutores podem prender as guias dos animais nessas estruturas e garantir que eles permaneçam a uma distância segura.

Conte com funcionários para a limpeza dos ambientes

Ainda que os tutores devam ser os responsáveis por seus animais de estimação, é necessário monitorar as dependências do estabelecimento a todo momento.

Afinal, os bichos soltam pelos e podem urinar ou defecar em locais impróprios para isso.

Com alguém designado para a limpeza dos ambientes por onde transitam os pets, você garante que nenhum cliente terá do que reclamar.

Não podemos nos esquecer que um restaurante, antes de receber os animais, trabalha com a preparação e o consumo de alimentos. Ou seja, questões relacionadas a higiene não devem ser negligenciadas.

Descarte resíduos corretamente

Um restaurante pet friendly deve disponibilizar para os clientes saquinhos, tapetes e panos desinfetantes para que eles possam lidar com as necessidades de seus bichinhos.

Inclusive, isso facilita o trabalho da equipe de limpeza.

Esses resíduos devem ser descartados em uma lixeira exclusiva para os materiais orgânicos produzidos pelos animais de estimação.

Disponibilize acessórios

A disponibilização de água, potes, coleiras e caminhas é um benefício adicional que certamente será reconhecido pelos clientes.

Essa é uma maneira de proporcionar aos bichinhos uma experiência equivalente à de seus tutores em termos de conforto.

Pensando nisso, o restaurante pode ir além e comercializar itens para pets, como guias, brinquedos, roupinhas e rações especiais. Inclusive, essa é uma forma de alavancar o faturamento.

Crie um cardápio para os pets

Por fim, um menu preparado especialmente para os animais de estimação será um diferencial e tanto para o seu serviço. As opções podem variar entre rações especiais, petiscos e alimentos in natura próprios para pets.

Agora que você já sabe tudo sobre restaurante pet friendly, aproveite para entender como conquistar seu cliente por meio do atendimento!

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