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6 tendências de mercado para o Food Service em 2022

Todos os anos, os proprietários de restaurantes devem decidir como lidar com as mudanças nas preferências dos clientes e nos métodos de gestão.

Por isso, neste artigo, reunimos novas e contínuas tendências de mercado para o Food Service esperadas para 2022, com uma visão de como elas podem afetar seu estabelecimento.

Que tal conferir?

Food Service: tendências de mercado para 2022

Em seguida, confira alguns aspectos nos quais você precisa prestar atenção para manter o seu negócio competitivo no ano que começa.

1. Delivery rápido, seguro e de qualidade

A entrega é um serviço importante para o setor de Food Service há muito tempo. No entanto, na medida em que a tecnologia avança e os restaurantes se equipam, a demanda por aprimoramento também aumenta.

Ao oferecerem delivery por meio de empresas terceirizadas, os estabelecimentos podem atingir uma base de clientes maior. Além disso, economizam tempo, trabalho e dinheiro.

Ainda assim, esse método de entrega não está livre de preocupações, sendo que as maiores são:

  • rapidez: não faça sua escolha de parceiro pensando apenas no custo, pois é necessário garantir um serviço ágil e confiável, a fim de deixar seus clientes satisfeitos;
  • segurança: motoboys experientes, que dominem todos os protocolos de entrega, pagamento e higiene, causam boa impressão nos consumidores;
  • qualidade: é preciso adotar medidas para manter a aparência e o sabor dos alimentos durante o deslocamento, como contêineres para viagem, embalagens apropriadas, selos de frescor etc.

2. Fidelidade do cliente

Os restaurantes desenvolvem maneiras criativas de aumentar o envolvimento com o cliente, implementando iniciativas de fidelização para fazer com que eles voltem ao longo de 2022.

Tornar permanentes os produtos e serviços lançados durante a pandemia é uma das possibilidades, como oferecer assinaturas e vender kits.

Também considere todos os cenários nos quais um consumidor pode recorrer ao seu negócio para ter novas ideias: presencialmente, via delivery, em ocasiões especiais ou para eventos.

Ao fornecer alternativas renovadas e investir em iniciativas diferentes, os empreendedores tendem a proporcionar ótimas experiências em seus restaurantes.

Ao fornecer alternativas renovadas e investir em iniciativas diferentes, os empreendedores tendem a proporcionar ótimas experiências em seus restaurantes.

Para tirar o máximo de proveito dessas ideias, os estabelecimentos devem buscar recompensar os consumidores fiéis.

Programas de fidelidade bem desenhados podem dar uma boa visão das necessidades e dos gostos dos clientes, o que ajuda os empreendimentos a melhorarem a satisfação do público.

3. Automatização do atendimento

As transações sem contato ficaram muito populares nos últimos anos. Por isso, estão entre as tendências de mercado que impactam a operação dos estabelecimentos de Food Service em 2022.

Exemplos são os totens de autoatendimento e o cardápio digital — esse último disponível no smartphone do cliente, em tablets nas mesas dos restaurantes e nas redes sociais.

Os garçons também podem usar dispositivos eletrônicos, como tablets ou smartphones, para anotar os pedidos dos consumidores.

Mas o autoatendimento não é apenas mais rápido. Geralmente, é mais prático para o cliente e o empreendimento, uma vez que possibilita alterações com facilidade.

Ainda é mais seguro do ponto de vista sanitário, pois limita o contato entre consumidores e garçons, o que impede a disseminação de micro-organismos como o coronavírus.

6 tendências de mercado para o Food Service em 2022

4. Sustentabilidade

Os clientes não querem apenas descobrir de onde vem sua comida — eles também desejam entender o impacto dela sobre o meio ambiente e saber se contribui com as alterações climáticas.

Essas preocupações levam alguns consumidores a preferir fontes renováveis ​​de alimentos, como os orgânicos em geral.

Opções que ajudam a reduzir o desperdício também estão entre as tendências de mercado, como o uso de vegetais que não estão com boa aparência, mas cujo interior pode ser aproveitado na preparação de pratos.

Não podemos esquecer de mencionar as embalagens sustentáveis. Atualmente, muitas empresas substituem os plásticos por papel e monomaterial (somente uma matéria-prima).

Negócios do setor de Food Service podem, por exemplo, vender alimentos com embalagens que sejam reaproveitáveis ou que causem menos danos ao meio ambiente e bebidas em copos de papel.

Também é possível atuar na logística reversa das embalagens utilizadas. Mas claro, tudo isso preservando a higiene e a conservação dos pratos.

5. Cozinha fantasma

As chamadas Dark Kitchens dependem de outra das tendências de mercado que continuarão em 2022: o delivery de comida.

Basicamente, esse é um tipo de restaurante que só funciona com uma cozinha dedicada a entregas, sem salão para receber os clientes para refeições.

Para os proprietários, esse método de trabalho significa custos muito mais baixos, como espaço físico simples e equipe de atendimento enxuta.

O principal investimento é com a criação de um bom site para o negócio e a construção de uma forte presença online.

Os negócios que apostam no modelo da cozinha fantasma podem fornecer diretamente ou usar serviços de entrega.

Atualmente, a definição de Dark Kitchen evolui para incluir estabelecimentos que contam com uma pequena área para os clientes retirarem seus pedidos.

6. Alimentação vegetariana e vegana

Uma pesquisa feita pelo Ibope em 2018 revelou que cerca de 14% da população brasileira é vegetariana — quase o dobro do que era seis anos antes.

Com as pessoas comendo menos carne, a culinária vegana não é mais uma opção limitada a um grupo restrito, pois também atrai vegetarianos, flexitarianos e onívoros.

Naturalmente, o aumento dessa demanda será atendido por restaurantes que se preocuparem em incluir novos itens em seus cardápios.

Por isso, investir em um menu baseado em vegetais, com alimentos orgânicos frescos e substitutos da carne, como soja e cogumelos, pode ser uma grande oportunidade para empresas de Food Service.

No entanto, é importante promover os pratos veganos e à base de vegetais como básicos, não como opções limitadas para pessoas com dietas alternativas.

Certamente, conhecer as tendências de mercado do Food Service pode ajudar você a se preparar melhor para o que está por vir no setor.

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