Com o atual momento econômico muitas pessoas têm optado por empreender, alguns por oportunidade e outros (na sua grande maioria) por necessidade. O fato de “ter uma ideia de negócio” não necessariamente quer dizer que seja oportuno, ou seja, primeiramente devemos analisar se esta ideia é oportuna; e para isso podemos utilizar ferramentas, como por exemplo, o Plano de Negócios.
O Plano de Negócios permite estruturar a ideia, avaliar mercado e entre outras coisas avaliar a sua viabilidade econômica, ou seja, se esta ideia de fato tem potencial de ganho e crescimento. Na parte financeira do Plano é possível identificar a real necessidade de recursos e como estarão distribuídos no negócio.
O fato de “não ter dinheiro” é uma grande barreira, pois pode sacrificar a ideia no curto prazo, mas que pode ser superada com algumas alternativas. Se a ideia for oportuna podemos procurar investidores/sócios que acreditem em sua ideia e estão dispostos a apoia-lo ou procurar crédito junto a instituições.
Para o investimento inicial é interessante utilizar recursos de terceiros, pois tende a ter um custo menor de aquisição e um prazo maior de pagamento (normalmente crédito tomado junto a agentes de desenvolvimentos e instituições financeiras), e direcionar o pouco recurso que você possui para o dia a dia do negócio (capital de giro, crédito com um custo maior).
Se estes cuidados forem tomados a chance de sua ideia prosperar aumentam consideravelmente.
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