Assim como outros ramos do mercado, o de viagens conta com tendências que abrem novos caminhos para a hospitalidade. Hoje em dia, o turismo de experiência é um exemplo disso.
Em busca de vivências autênticas e conectadas com seus destinos, os turistas procuram hotéis diferenciados. Mas como o seu negócio pode suprir essa demanda?
Neste artigo, saiba mais sobre o turismo de experiência e confira algumas dicas para explorá-lo em seu empreendimento!
O que é turismo de experiência?
Quando o turismo se popularizou, muitos viajantes tinham poucos conhecimentos sobre os destinos que escolhiam.
Por isso, eles viajavam para conhecer pontos turísticos que todos visitavam. Por exemplo, o MASP, em São Paulo; o Pelourinho, em Salvador; ou a Torre Eiffel, em Paris.
No entanto, muito mudou até os dias de hoje. Atualmente, os viajantes procuram ir além dos locais famosos.
Eles querem levar suas viagens a outro nível, tendo a chance de conhecer um destino de forma autêntica. É nesse contexto que nasce o turismo de experiência.
Basicamente, o turismo de experiência é aquele em que o viajante quer se conectar com a história e a cultura local.
Ele não deseja apenas ver pontos turísticos, fazer compras e voltar para casa. Também quer entender as características de um lugar, de modo a impactar sua visão de mundo.
Basicamente, o turismo de experiência é aquele em que o viajante quer se conectar com a história e a cultura local. Ele não deseja apenas ver pontos turísticos, fazer compras e voltar para casa. Também quer entender as características de um lugar, de modo a impactar sua visão de mundo.
Sendo assim, o viajante busca essas experiências por toda a viagem, inclusive na hora de reservar uma acomodação.
Quais são as vantagens do turismo de experiência para os hotéis?
O turismo de experiência conta com muitos diferenciais. Afinal, ele dá a oportunidade de o viajante se conectar de maneira genuína com o seu destino.
Por isso, também oferece vantagens para os hotéis. Na verdade, pode se tornar um atrativo para novos hóspedes e uma forma de cativar os atuais.
As vivências buscadas pelos viajantes agregam valor real. De acordo com o Ministério do Turismo, serviços desse tipo têm um valor de 10 a 50% maior que os tradicionais.
Além disso, quem busca pelo turismo de experiência gosta de ter essa opção em hotéis.
Por exemplo, em vez de procurar as experiências e a hospedagem separadamente, é mais cômodo poder contar com as duas coisas em um só lugar.
Sendo assim, o turismo de experiência se torna um atrativo do seu hotel. E, pelo valor que tem no mercado, ele é uma ótima maneira de aumentar os lucros.
Entretanto, será que seu empreendimento pode se adaptar a esse tipo de conceito?
Qualquer hotel pode investir no turismo de experiência?
Na maioria dos casos, a resposta é “sim”. Implementar experiências é algo positivo e agrega valor ao hotel.
Contudo, cabe a cada gestor definir o quanto isso seria vantajoso para os negócios. Afinal, é preciso fazer alguns investimentos para que o estabelecimento supra essa nova demanda.
Esse investimento não precisa ser alto, mas seus valores variam muito, dependendo da região. Portanto, em algumas situações, ele pode não compensar o suficiente.
Por exemplo, alguns hotéis são voltados para viajantes a trabalho. Muitas vezes, eles ficam poucos dias hospedados e trabalham bastante. Logo, não têm tanto tempo para as experiências.
Nesse caso, investir nessa tendência pode não ser a melhor ideia. As pessoas que buscam seu hotel para viagens de trabalho podem não ligar para os adicionais.
Por isso, é preciso avaliar seu negócio e seus objetivos com cuidado.
Como utilizar o turismo de experiência a favor do seu hotel?
Ainda que o turismo de experiência não seja atrativo para todos os hotéis, muitos podem aproveitá-lo.
Para isso, é preciso compreender o que seus hóspedes buscam quando visitam a cidade onde o seu empreendimento se localiza. O que eles querem viver nesse destino?
Portanto, é essencial entender a história e a cultura local, mas também explorar o imaginário dos viajantes.
Confira, nos tópicos em seguida, algumas dicas para atrair mais hóspedes que optam pelo turismo de experiência.
Adicione elementos locais na decoração
Ao imaginar um hotel na praia, como é o décor que vem à sua mente? Ela deve ter alguns elementos, como palha, palmeiras e a cor azul, certo?
Isso porque eles fazem com que entremos em um clima praiano. Portanto, caprichar na decoração tende a auxiliar no turismo de experiência.
Também é uma boa ideia apostar nas obras de artistas locais. Você pode fazer pequenas exposições e, assim, apoiar artesãos da sua região.
Provoque sensações
Uma maneira de criar o ambiente certo é trabalhar com os cinco sentidos. Isso torna a experiência mais acolhedora e interessante para o hóspede.
A própria decoração já é um convite à visão e ao tato quando se preocupa em explorar cores, formas e texturas.
Você ainda pode recorrer a velas ou difusores para espalhar aromas que remetam a características do destino.
Também é possível oferecer pratos regionais nas diferentes refeições ou tocar músicas de artistas locais nas áreas comuns.
Certamente, são detalhes que fazem com que os hóspedes se sintam mais conectados com a sua cidade!
Estimule o conhecimento
Quizzes são muito populares entre quem ama o turismo de experiência. Isso porque eles podem testar seus conhecimentos e ainda ganhar brindes.
Promover uma noite de quiz semanalmente é uma forma de engajar os viajantes com a cultura local. Aproveite para presenteá-los com coisas que tenham tudo a ver com a região.
Hotéis internacionais também podem oferecer minicursos de português para estrangeiros. Sem dúvida, eles vão adorar!
Faça parcerias
Nada melhor para ajudar seus hóspedes a conhecer a região do que contar com bons parceiros. Pessoas que ofereçam cursos, sejam guias turísticos ou tenham empresas.
Com parcerias, você pode apresentar a cultura local para os viajantes indiretamente. O segredo é saber o que o destino tem de mais especial.
É a gastronomia? Faça parceria com um restaurante de comida típica ou promova cursos para ensinar como preparar os pratos regionais.
É a natureza? Busque por grupos que promovem trilhas e outras atividades do tipo. Arquitetura? Procure guias que façam visitas.
A grande dica para aproveitar a tendência do turismo de experiência é conhecer o que sua região tem de melhor. Seja a história, a cultura, a comida, a natureza, a arte ou as festas.
Seu hotel vai aderir a esse conceito? Acompanhe as nossas redes sociais para receber mais dicas sobre hotelaria: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!