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Você está atento aos comentários do seu restaurante no Google?

8 dicas para responder aos comentários do seu restaurante no Google.

 

É sempre bom você ficar atento aos comentários do seu restaurante no Google, e mais do que isso, é importantíssimo saber responder aos comentários a respeito do seu restaurante de forma objetiva e sempre amigável, tanto para fidelizar, quanto para aproximar os clientes.

 

Então, para realizar essa tarefa e deixá-la de uma maneira que seja mais prazerosa do que cansativa, preparamos algumas dicas legais que vão ajudar a desenrolar mais este serviço que você presta.

 

1- Serviço? Como assim?

 

Sim, a primeira dica aqui é você encarar esta atividade não apenas como o ato de digitar as respostas para as perguntas de seus clientes, mas sim como mais um serviço prestado pelo seu restaurante, afinal, além das satisfações necessárias sobre CADA UM dos comentários, você estará atendendo aos clientes, mas desta vez de forma on-line.

 

2 – Sempre responda a todos comentários.

 

Aproveitando o gancho, essa é outra dica que já deixamos aqui: você sempre deve responder a todos os comentários. O ideal é ter em mente que, todas as pessoas que acessarem a página, principalmente todas aquelas que forem aplicar uma crítica, estão lendo as suas respostas. Então, é importante prestar os esclarecimentos necessários de forma objetiva, ampliando as informações e gerindo qualquer forma de crise, sempre de forma cordial, educada e agradecendo a opinião do seu cliente.  

 

3 – Sempre agradeça.

 

Outra estratégia do marketing positivo para o seu estabelecimento é sempre agradecer a opinião do seu cliente mesmo que, ou ele esteja errado, ou esteja fazendo uma crítica. O ideal é nunca “bater boca” on-line e ser extremamente profissional. E tudo isso começa com um belo agradecimento, seja no início da frase, seja no final da explicação. A intenção é sempre iniciar o sentença cordialmente com um “Fulano de tal, agradecemos muito a sua opinião…”.

 

4- Falando em FULANO, sempre personalize os comentários.

 

Chamar o seu cliente pelo primeiro nome é uma forma muito interessante e positiva de começar uma conversa. Mas caso você queira ir além dessa resposta e trazer uma personalização exata do seu cliente, vá atrás do que aconteceu, busque informações a respeito e responda com detalhes ao cliente já relatando a sua experiência. Assim o cliente será tratado de forma especial e todos que lerem essas respostas vão ver o quanto o estabelecimento se preocupa com seu público.

 

5 – Positivo gera positivo.

 

Parabéns a você pelo elogio recebido e muitíssimo obrigado ao cliente que o concedeu. Um elogio é uma ótima oportunidade para ampliar a publicidade positiva do seu negócio. Para isso, você deve agradecer ao comentário, responder com um elogio e se possível, oferecer algum benefício ao seu cliente, tratando de maneira sutil, para não parecer que você está “comprando” este elogio. Mas oferecer um estacionamento grátis ou mesmo um desconto na próxima refeição, apenas estreitam ainda mais as relações.

 

6- Respostas devem sempre trazer respeito e rapidez.

 

O ideal é que você responda tudo em menos de 24 horas. A gente sabe que é difícil, mas é muito importante que você preze pelas respostas rápidas. Isso ajuda até ao próprio Google a ver seu esforço em atender bem os seus clientes, mesmo fora do estabelecimento e faz com que você ganhe alguns “pontos” com a ferramenta. Além disso, seja sempre cordial, amigável e aceite bem as críticas, desta forma o seu cliente terá prazer em retornar ao restaurante independentemente de como foi a sua experiência.

 

7 – Saiba como lidar com opiniões negativas.

 

Uma opinião negativa é uma oportunidade incrível para você colocar em prática o seu poder de argumentação, ou mesmo para pedir desculpas ao cliente e oferecer um agrado. Ou seja, tornar o comentário negativo em positivo é mais que uma estratégia, acaba se tornando a arma perfeita para conquistar a simpatia de outros clientes ou até mesmo de quem o criticou. Lembre-se o cliente tem sempre a razão mesmo quando não tem razão, contornar a situação é de grande valia para você se sair bem.

 

8 – Comprometimento.

 

Sim, essa é uma palavra de ordem em qualquer lugar, não é mesmo? Mas o que mais gera confiança nos clientes é ver que os comentários a respeito do restaurante geraram resultados. Ou seja, quando alguém dá uma opinião negativa, porém certeira, e as devidas atitudes foram tomadas com excelência, o conceito do estabelecimento com os clientes só tende a crescer.

 

E agora? Que tal começar a realizar essas dicas se dar muito bem nas respostas?

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