Certamente, o WhatsApp Business para pizzarias pode ajudar o seu negócio a alcançar novos consumidores e reter clientes atuais, já que as mensagens instantâneas estão entre as formas de comunicação mais usadas pelas pessoas atualmente.
É justamente por isso que você deve pensar no WhatsApp Business como uma estratégia de marketing para a sua pizzaria. Afinal, é uma ferramenta importante para atendimento e relacionamento. Também é um canal prático e ágil, que se tornou muito mais comum do que fazer uma ligação telefônica.
Essa versão do WhatsApp é totalmente voltada para empresas. E, embora não seja muito diferente do aplicativo convencional, ela oferece algumas funcionalidades bastante úteis para uso comercial, facilitando o contato e melhorando as vendas.
Saiba mais!
Como usar o WhatsApp Business para pizzarias?
Primeiramente, você precisa baixar o WhatsApp Business. Acesse o Google Play (Android) ou a App Store (iOS) e faça a instalação. Depois de instalado, abra o app e permita que ele acesse as fotos, os contatos e os arquivos do celular. Por fim, informe o número que vai gerenciar esse perfil.
Caso você já utilize o WhatsApp convencional com esse número de telefone, o WhatsApp Business vai sugerir que você faça a transferência dele. Se essa for a sua escolha, fique tranquilo, que todo o histórico de conversas será importado normalmente.
É importante entender que você pode sim usar os dois aplicativos (WhatsApp convencional e WhatsApp Business) em um único aparelho de celular. Contudo, cada um deles deve estar vinculado a um número de telefone diferente.
Crie o seu perfil comercial
Depois de inserir o número de telefone que vai gerenciar a conta, você cria automaticamente um perfil comercial e pode começar a editá-lo.
Nele, você deve acrescentar as informações básicas do seu negócio, como descrição, endereço, site, e-mail e horário de funcionamento.
Monte um catálogo produtos
O catálogo dentro do WhatsApp Business para pizzarias pode reunir todos os produtos que a sua empresa oferece. Assim, é possível inserir informações relevantes, como:
- nomes dos produtos;
- descrições de cada item;
- fotos;
- valores;
- links para pagamento.
Para criar um catálogo de produtos, acesse “configurações”, encontre a opção “catálogo” e, em seguida, “adicionar produto ou serviço”. Não se preocupe, pois você pode editar essas informações a qualquer momento.
Aliás, não esqueça de inserir as informações detalhadamente, pois dessa forma você ajudará o cliente na hora de fazer um pedido. Após o preenchimento, já é possível compartilhar o catálogo de produtos com os seus contatos.
Para isso, basta abrir uma nova conversa, clicar no clips, escolher o catálogo e selecionar o item que você quer compartilhar. Os seus contatos também conseguem acessar todos os produtos cadastrados no perfil da sua empresa dentro do WhatsApp Business para pizzarias.
Personalize as etiquetas para organizar os seus contatos
As etiquetas ajudam a organizar melhor os contatos e as conversas dentro do WhatsApp Business para pizzarias. Cada etiqueta pode representar um status, por exemplo, cliente em atendimento, pedido pago, pedido finalizado etc.
Para acessar essa funcionalidade, você deve clicar em “configurações” e, em seguida, em “etiquetas”. Algumas já aparecerão de forma automática. Para adicionar novas, é só clicar no sinal de mais e criar uma etiqueta personalizada para o seu negócio.
Em seguida, você já pode classificar as suas conversas. Abra uma conversa, selecione o botão de três pontos que está à direita, clique em “adicionar etiqueta à conversa” e escolha qual delas você deseja utilizar.
Faça uma lista de transmissão
Esse recurso é famoso, pois possibilita o envio de uma mensagem padrão para vários ou todos os seus contatos de uma só vez. A lista de transmissão cria um conjunto de destinatários, e você poderá enviar mensagens repetidamente, sem precisar selecioná-los novamente.
Ao enviar uma mensagem para a sua lista de transmissão, todos os destinatários receberão individualmente a mesma mensagem. E, quando eles responderem, a resposta aparece apenas para você.
Mas atenção! Para criar uma lista de transmissão, os contatos precisam estar cadastrados na sua agenda, e o seu número precisa estar cadastrado na agenda dos seus contatos. Caso contrário, eles não receberão as mensagens.
Cadastre mensagens automáticas e respostas rápidas
Dentro do WhatsApp Business para pizzarias é possível cadastrar algumas respostas padrão e mensagens automáticas. Dessa forma, fica mais fácil se comunicar rapidamente com os clientes que iniciarem uma nova conversa.
Para cadastrar a sua mensagem, acesse “configurações” e, em seguida, “configurações da empresa”. Dentro do WhatsApp Business para pizzarias é possível cadastrar três tipos de mensagens: de saudação, de ausência e respostas rápidas.
A mensagem de saudação é enviada automaticamente quando uma pessoa entra em contato com a sua empresa pela primeira vez no número cadastrado no WhatsApp Business para pizzarias ou após 14 dias de inatividade. Você pode usá-la para dar boas-vindas ao cliente e fazer uma breve apresentação do negócio.
Já a mensagem de ausência impede que os clientes fiquem sem resposta quando o seu negócio estiver fora do horário de atendimento. Você poderá escolher o horário e os destinatários, além de personalizar o texto.
Por fim, as respostas rápidas podem ser usadas para aquelas perguntas mais frequentes. Assim, você otimiza o seu tempo, pois não precisará digitar uma nova mensagem todas as vezes que uma dúvida comum surgir.
As mensagens rápidas são padronizadas. Você pode enviá-las a partir de atalhos personalizados. Esses atalhos usam uma barra seguida de uma palavra. Por exemplo: “/atendimento”.
Capriche no atendimento
Por fim, lembre-se que o atendimento é extremamente importante para o sucesso do seu negócio. Você pode encantar o consumidor e fazer com que ele compartilhe essa experiência positiva com outras pessoas.
Seja utilizando o recurso de mensagens automáticas e respostas rápidas ou conversando diretamente com o cliente, demonstre simpatia, transmita confiança e ajude-o a tirar todas as dúvidas. Evite usar gírias, expressões de incerteza, palavras no diminutivo ou termos mais íntimos.
Esse também é o momento de usar o upselling e o cross-selling para impulsionar novos negócios. Essas estratégias, quando aplicadas de forma natural e com atenção ao perfil do consumidor, podem contribuir de forma positiva para nutrir o relacionamento da sua empresa com ele.
Upselling é uma estratégia de venda na qual um vendedor ou um negócio sugere um adicional para o produto ou serviço que o cliente pensa em comprar.
Já no cross-selling, que tem uma sensível diferença, o vendedor sugere produtos ou serviços complementares.
Vamos a um pequeno exemplo do seu cotidiano que vai ajudar você a entender melhor o que é upselling e cross-selling.
Um cliente entra em contato com você e pede uma pizza de oito fatias. Antes de finalizar o pedido, o atendente pergunta se ele deseja comprar uma pizza de 12 fatias, destacando a vantajosa diferença de preço. Esse é um exemplo do que é upselling.
Por outro lado, depois que o cliente faz o pedido e o atendente anota, ele pergunta se o consumidor gostaria de comprar um refrigerante para acompanhar a pizza. Um verdadeiro exemplo do que é cross-selling.
Fique por dentro das novidades do WhatsApp Business para pizzarias
Para aumentar o leque de funcionalidades, o WhatsApp Business para pizzarias ganhou um recurso extra de pagamento em junho de 2020. Ele permite que os usuários façam transferências pelo próprio aplicativo.
Por enquanto, a nova versão está suspensa pelo Banco Central, mas em breve estará disponível para todas as empresas. Então, não perca mais tempo: migre para uma conta comercial e conheça outras maneiras de se comunicar com o seu público.
Como você pôde perceber, para melhorar a imagem da sua pizzaria no mercado, é preciso buscar estratégias que consigam divulgar e, acima de tudo, estreitar relacionamentos.
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