Dinheiro vivo é a primeira coisa que nos vêm à mente quando falamos de formas de pagamento. No entanto, hoje em dia, outras alternativas são mais comuns quando a conta chega na mesa do restaurante.
Então, é importante que seu estabelecimento Food Service ofereça diversas possibilidades para os clientes. Continue a leitura deste artigo para conhecer as principais!
8 formas de pagamento para o Food Service
Nos tópicos a seguir, vamos mostrar algumas formas de pagamento que o seu negócio pode começar a utilizar. Elas são práticas e trazem vantagens tanto para os consumidores quanto para você.
Muitas vezes, vale mais a pena investir nelas do que ficar apegado ao dinheiro em espécie, pois podem ser oportunidades para atrair e reter clientes.
Portanto, confira quais são essas formas de pagamento.
1. Cartão de crédito e débito
Essas são as formas de pagamento mais usadas depois do dinheiro. Ainda assim, alguns estabelecimentos, principalmente os que estão começando, não as aceitam.
O cartão de crédito e débito é muito comum na vida dos brasileiros. Por isso, deve sempre estar na carteira do seu cliente também.
Aliás, mesmo aqueles que pretendem pagar em dinheiro podem acabar usando os cartões em um último momento.
Ainda existem clientes que preferem fazer o pagamento com cartão para conseguir bônus. Afinal, alguns oferecem cashback (retorno de uma parte do valor gasto), milhas e outros benefícios para os usuários.
Mas os restaurantes também se beneficiam desse uso. Além de aumentar o movimento, já que muitos consumidores só usam esse método, há a possibilidade de aproveitar parcerias com as operadoras.
Hoje, existem muitas opções de máquinas de cartões com taxas reduzidas, que costumam variar entre 3 e 5%. Então, vale a pena para qualquer estabelecimento.
2. Vale-refeição
O vale-refeição é um benefício oferecido por muitas empresas. Normalmente, os colaboradores o utilizam na hora do almoço, no lanche da tarde ou no happy hour. Ou seja, em dias de semana, em horário comercial.
Como esse vale não pode ser convertido em dinheiro, muitos profissionais intencionalmente buscam por lugares que o aceitem.
Se o seu estabelecimento só aceita outras formas de pagamento, você perde esses clientes em potencial. E isso faz toda a diferença, principalmente em regiões com alta concentração de empresas.
3. Pix
Entre todas as formas de pagamento desta lista, essa é uma das mais recentes. O Pix foi introduzido no fim de 2020 e, rapidamente, adotado por muitas pessoas.
É uma maneira de transferir dinheiro entre contas de forma rápida e sem tarifas. Seu restaurante não perde nada ao aceitar as transferências. Do mesmo modo, os clientes não têm cobranças a mais.
Uma das maiores vantagens é que o valor é transferido imediatamente. É possível confirmar o pagamento antes de o consumidor sair do estabelecimento.
Tudo que seu restaurante precisa fazer é cadastrar uma chave do Pix em sua conta bancária. Depois, é só passar esse dado para os clientes.
O pagamento pode ser feito de qualquer lugar, com apenas alguns cliques.
4. QR Code
Também chamado de Código de Resposta Rápida, o QR Code é uma maneira muito eficiente de fazer pagamentos.
Consiste em códigos, parecidos com os de barras, que podem ser lidos pela câmera do celular ou por aplicativos específicos.
Alguns desses apps — como PicPay, RecargaPay e Mercado Pago — permitem que seus clientes façam pagamentos para o seu restaurante.
A maior vantagem é que não é preciso adquirir uma máquina ou um aparelho específico. Tudo pode ser feito pelo seu celular e o do cliente.
As taxas de transação não costumam passar de 3%, sem qualquer adesão ou mensalidade. E os aplicativos, além de serem gratuitos, são fáceis de usar.
5. Pagamento online
Entre as formas de pagamento, essa é uma das mais comuns no delivery, pois normalmente acontece pelo aplicativo por onde o pedido é feito.
Trata-se de uma alternativa muito prática, tanto para o cliente quanto para o estabelecimento. Quando a refeição chega, basta o consumidor buscá-la. Tudo já está pago, sem dinheiro ou cartão envolvidos.
No auge da pandemia de Covid-19, essa modalidade se tornou ainda mais comum por evitar contato. Atualmente, muitas pessoas optam por ela sempre que fazem compras por apps.
O pagamento online costuma ser feito por um cartão de crédito ou débito. As taxas aplicadas são as mesmas que as das transações via máquinas. No entanto, os aplicativos também costumam cobrar tarifas.
6. Pagamento por aproximação
Falando em alternativas que ficaram mais populares durante a pandemia, o pagamento por aproximação é outro bom exemplo.
Ele é feito com cartão de crédito ou débito, mas não é preciso passar o cartão e digitar a senha. Basta aproximar o cartão do leitor.
É importante dizer que nem todo cartão tem essa tecnologia. Da mesma forma, nem toda máquina vem com esse leitor.
Isso só começou a ficar mais comum recentemente, mas é uma tendência que deve crescer nos próximos anos. Portanto, oferecer o pagamento por aproximação é uma maneira de se diferenciar da concorrência.
7. Carteira digital
Nem todo mundo reconhece o nome carteira digital. Entretanto, a maioria dos empreendedores conhece sites como PayPal ou PagSeguro. Basicamente, são plataformas que facilitam o pagamento de contas ou o recebimento de valores.
Cada vez mais consumidores acham essa modalidade conveniente. Principalmente porque alguns, que trabalham como autônomos ou para empresas internacionais, recebem por esses meios.
Oferecer esse método é uma forma de chamar a atenção desses clientes. Ao mesmo tempo, as carteiras digitais oferecem algumas vantagens para seus parceiros. As tarifas reduzidas são a maior entre elas.
8. WhatsApp Pay
Entre as formas de pagamento apresentadas aqui, essa é a mais recente.
Cerca de 60% da população brasileira usa o WhatsApp e, por isso, está habilitada a utilizar essa nova funcionalidade do aplicativo.
É possível fazer o cadastro com apenas alguns cliques. Os usuários devem informar seus cartões e, assim, podem efetuar pagamentos pelo app quando quiserem.
As transferências são rápidas e não têm nenhum custo. É uma ótima opção para restaurantes que aceitam pedidos pelo WhatsApp.
Sem dúvida, seu estabelecimento se destaca da concorrência quando oferece diferentes formas de pagamento. Por isso, invista nessas ideias e busque novas opções que sejam boas para você e para seus consumidores.
Outra maneira de chamar a atenção de novos clientes é utilizando o marketing digital. Quer saber mais a respeito? Leia nosso artigo sobre esse assunto!