Se você tem um hotel ou uma pousada, sabe como o período de baixa temporada tende a ser difícil. Afinal, o movimento diminui e, consequentemente, o faturamento cai.
Mas o que fazer nesses meses em que a demanda é menor? Essa é uma preocupação geral no ramo de hotelaria.
Felizmente, existem algumas medidas que podem ajudar o seu negócio nesse momento e aumentar a taxa de ocupação.
Pensando nisso, reunimos as melhores dicas para lidar com a baixa temporada. É só continuar a leitura para conferi-las!
1. Entenda as vantagens da baixa temporada
Para atrair visitantes em um período menos cheio, como o verão na serra ou o inverno no litoral, é preciso construir alguns argumentos para convencer esse público a viajar fora da temporada.
Viagem tranquila
Primeiramente, analise o perfil desse viajante. Em geral, pessoas que preferem viajar na baixa temporada priorizam viagens tranquilas. Portanto, esse período é ideal para elas.
Divulgar que nesse momento o trânsito pela cidade será facilitado ou que é a época perfeita para visitar atrações concorridas pode ser uma ótima forma de despertar o interesse.
Via de regra, os turistas perdem muito tempo esperando em filas em lugares que ficam cheios na alta temporada.
Belezas naturais
Cidades serranas e litorâneas geralmente chamam a atenção por suas belezas naturais. Sem dúvidas, na alta temporada, elas ficam especialmente bonitas.
No entanto, na baixa temporada essas regiões continuam belas, com a vantagem de ter menos movimento e mais disponibilidade para conhecê-las em sua essência.
Também é possível pensar em benefícios que só esse período é capaz de proporcionar, como mergulhar em uma cachoeira na serra durante o verão ou relaxar no litoral ao longo do inverno, por exemplo.
Atrações únicas
Você também pode promover eventos sociais ou corporativos em seu hotel, usando o interesse do público para chamar a atenção. Tudo depende do seu perfil de hóspede.
Para viajantes a trabalho ou estudos, é possível sediar palestras, cursos ou seminários a respeito de assuntos de suas áreas.
Já para viajantes de férias — que podem estar com amigos, cônjuges ou familiares —, festivais, visitas guiadas, jantares ou festas são excelentes alternativas.
Preços baixos
Um ponto importante são as promoções. Elas fazem parte na baixa temporada e, portanto, não podem ser esquecidas.
Algumas alternativas são oferecer tarifas promocionais, descontos progressivos ou pacotes de viagem, de modo a atrair o maior número possível de hóspedes.
No entanto, lembre-se sempre de estudar a viabilidade financeira desse tipo de iniciativa, evitando qualquer prejuízo para o seu negócio.
2. Use as redes sociais a favor do negócio
Outro ponto muito importante são as redes sociais, que podem atrair pessoas de todos os lugares para o seu negócio, se você divulgá-lo da forma correta.
Imagina rolar o seu feed e encontrar um hotel aconchegante, com um quarto confortável, alguma atração especial e um preço promocional?
Certamente, isso chama a atenção daqueles que gostam de viajar, mesmo que a época para isso não seja das mais convencionais.
Portanto, é preciso marcar presença nas redes sociais, produzindo conteúdos sobre o seu negócio e investindo em mídias pagas, iniciativas que são frutos de uma estratégia de marketing consistente.
É preciso marcar presença nas redes sociais, produzindo conteúdos sobre o seu negócio e investindo em mídias pagas, iniciativas que são frutos de uma estratégia de marketing consistente.
3. Implemente tarifas flutuantes
Uma grande atração das baixas temporadas é a tarifa flutuante. Dessa forma, os preços das diárias aumentam ou diminuem segundo a demanda da época.
Fazer promoções em épocas menos movimentadas é uma necessidade. Além disso, é uma oportunidade de garantir hóspedes o ano inteiro.
Você também pode oferecer descontos progressivos, que se tornam melhores para o cliente de acordo com o tempo que ele passa no hotel.
Um bom exemplo disso é ofertar uma estadia grátis durante a semana. Ou seja, se o hóspede reservar de segunda a quarta, a quinta-feira sairá de graça.
Para isso, é preciso ter um planejamento e organizar o orçamento, uma vez que você precisa saber qual desconto pode oferecer e se compensará para o seu negócio.
4. Crie pacotes de viagem
Sem dúvidas, os pacotes de viagem são ótimas opções para atrair hóspedes e visitantes na baixa temporada. Afinal, eles evitam que a promoção da hospedagem seja a maior atração local.
Para tanto, é importante oferecer outras vantagens aos clientes. Isso é possível por meio de parcerias com empresas.
Por exemplo, o pacote pode incluir atrações turísticas da região. Neste caso, se o hóspede reservá-lo, terá o serviço de um guia turístico e/ou os ingressos para alguns atrativos.
O essencial é ofertar algo que seja realmente vantajoso para o cliente, de modo a aumentar a ocupação em seu hotel e incentivar o turismo de experiência em épocas de menos movimento.
5. Invista em atrações gastronômicas
Independentemente da época do ano, serra e litoral costumam atrair visitantes por conta das opções gastronômicas que oferecem.
Por isso, esse pode ser mais um motivo para turistas frequentarem o seu empreendimento durante a baixa temporada.
Prepare o restaurante do hotel e invista em um cardápio recheado de iguarias locais, que sejam capazes de despertar o interesse de viajantes de todas as regiões do Brasil e do mundo.
Para começar, você deve incrementar as refeições diárias básicas, como café, almoço e jantar. Lembrando que o serviço pode ser disponibilizado no salão, nas áreas comuns e/ou nos quartos.
Em seguida, considere a possibilidade de organizar eventos gastronômicos, como degustações ou noites temáticas, entre outros.
Considere a possibilidade de organizar eventos gastronômicos, como degustações ou noites temáticas
Independentemente de alta ou baixa temporada, a MegaG Alimentos está sempre pronta para fornecer os melhores insumos para a cozinha do seu hotel.
Pronto para faturar mais o ano inteiro? Então, acesse a nossa loja online e renove o estoque do restaurante do seu negócio!