Se o seu hotel estiver localizado em ou próximo a uma metrópole, as chances de receber clientes em viagem corporativa são grandes. No entanto, existem algumas estratégias que podem aumentar as possibilidades de esse perfil de hóspede optar por se hospedar no seu empreendimento.
Sabemos que as necessidades dos profissionais diferem das de outros públicos, como famílias, casais ou solteiros em férias. Por isso, entender quais são as demandas de quem viaja a trabalho é fundamental para focar nesse segmento.
Pensando em ajudar com essas estratégias, vamos explicar tudo o que você precisa saber para estar bem posicionado para atrair viajantes corporativos e tomar as medidas para garantir que eles escolham o seu hotel sempre que precisarem.
Confira as nossas dicas a seguir!
Afinal, qual é o perfil do viajante corporativo?
Na maioria dos hotéis, os hóspedes se enquadram em duas categorias principais: grupo e não grupo. Entre os clientes “solitários” estão os viajantes corporativos.
Em geral, esse perfil viaja frequentemente a negócios, se hospeda em dias úteis e procura por estadias curtas (muitas vezes urgentes!).
Esses hóspedes não costumam procurar nada mais do que um serviço básico: um quarto limpo e confortável para a noite e um bom café da manhã.
Portanto, quartos com cama, escrivaninha, telefone, TV e banheiro são suficientes para eles.
Contudo, alguns desses clientes desejam aproveitar outros serviços hoteleiros que eventualmente estejam disponíveis, tais como a lavanderia e o bar.
Como atrair pessoas em viagem corporativa para o seu hotel?
Com os gastos que podem ir além das diárias e o forte potencial de retorno, um viajante corporativo tende a ser um cliente muito valioso para um hotel a longo prazo.
Com os gastos que podem ir além das diárias e o forte potencial de retorno, um viajante corporativo tende a ser um cliente muito valioso para um hotel a longo prazo.
No entanto, se você deseja abocanhar uma fatia desse mercado tão lucrativo, precisa saber como atrair e fidelizar esse público. Confira algumas dicas em seguida!
Tenha as redes sociais como aliadas
Com a popularização das redes sociais, esses canais viraram fontes de informação não apenas para viajantes a lazer, mas também a trabalho.
Os profissionais utilizam as plataformas para manter contato com especialistas, se atualizar sobre as tendências, pesquisar informações e acompanhar a concorrência.
Portanto, você pode oferecer a eles experiências multimídia por meio de publicidades no YouTube, no Facebook, no Instagram e em outras.
O LinkedIn é uma rede social particularmente poderosa e apta para entrar em contato com os viajantes de negócios.
Crie perfis para compartilhar informações e conteúdos sobre o seu hotel, de modo a atrair esse público com mais facilidade.
Proporcione eficiência no check-in e no check-out
Para os viajantes a negócios, o tempo é o recurso mais precioso. Nesse sentido, a busca por um hotel onde todos os processos são simples e rápidos é grande.
Pensando nisso, um fator muito importante a ser considerado para atraí-los e fidelizá-los ao seu empreendimento é acelerar o seu processo de chegada e partida.
Um check-in/check-out eficiente, que economize tempo a fim de evitar circunstâncias desfavoráveis, pode fazer maravilhas e ser um diferencial competitivo nesse segmento.
Atualmente, serviços como self check-in e registro automático são os preferidos desse público. Por isso, não deixe de considerar essas possibilidades para o seu hotel.
Forneça uma sala de reunião ou um espaço de coworking
As viagens de negócios são, muitas vezes, essenciais para apresentar ideias, ter conversas importantes e conquistar novos clientes.
Ou seja: coisas que, simplesmente, não podem ser conduzidas por telefonemas ou reuniões online.
É por isso que os viajantes corporativos preferem hotéis que oferecem espaços coworking e salas de reunião.
Afinal, esses ambientes dão a eles a oportunidade de se preparar para uma reunião importante e até mesmo realizar esse tipo de encontro.
Portanto, considere investir em espaços no seu hotel para que esses hóspedes possam trabalhar mais à vontade e trazer outras pessoas para o local.
Eles precisam contar com ambientes iluminados, climatizados e ergonômicos, que sejam devidamente equipados com:
- mesas individuais;
- mesa de reuniões;
- cadeiras;
- sofás, poltronas ou pufes;
- materiais de escritório;
- tomadas;
- computador;
- datashow;
- TV;
- impressora;
- lanches, como pães, frutas, iogurtes e grãos;
- bebidas, como café, chá, suco e água;
- materiais de copa.
Não se esqueça ainda de oferecer toda a infraestrutura necessária para garantir o acesso à internet, pois isso é primordial para um viajante a negócios.
Ofereça instalações recreativas
Em uma agenda agitada de trabalho, a pressão de reuniões e viagens tende a acumular estresse no corpo e na mente, fazendo com que os profissionais se sintam sobrecarregados.
Em uma viagem corporativa, também pode acontecer de eles terem que estender a estadia devido a encontros não planejados, eventos ou contratempos.
Portanto, os profissionais sempre buscam tarifas e descontos atrativos para instalações que ofereçam uma atmosfera relaxante após um dia sobrecarregado de trabalho.
Nesse sentido, é importante que o seu hotel ofereça ambientes e atividades que proporcionem todo relaxamento necessário a eles, como:
- bares;
- lounges;
- piscina;
- banheira;
- academia;
- sauna;
- sala de jogos etc.
Lembre-se de que profissionais viajam por todo o mundo a trabalho. Por isso, eles querem experimentar o melhor durante suas estadias em hotéis.
Elabore um cardápio saudável para uma viagem corporativa
Um dos maiores desafios da vida na estrada é manter o corpo e a mente saudáveis mesmo com uma agenda atribulada.
Afinal, os aeroportos estão repletos de opções tentadoras de Fast Food. Sem contar os jantares de negócios — que, muitas vezes, incluem menus com pratos e bebidas que fazem qualquer um extrapolar.
Então, ofereça refeições saudáveis em seu hotel, de preferência via serviço de quarto. A maioria dos viajantes a trabalho adora ter essa opção para o café da manhã, o almoço e o jantar.
Certamente, com essas dicas ficou bem mais fácil saber como preparar o seu empreendimento para uma viagem corporativa, não é mesmo? Portanto, comece a seguir todas elas!
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