Conquistar novos consumidores é muito importante para todo tipo de negócio. No entanto, vários empreendedores não sabem que não podem parar por aí. Nesse sentido, a fidelização de clientes é essencial.
Não sabe do que se trata? Não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o que é esse conceito, mostrar as principais vantagens dele e dar dicas fáceis para aplicá-lo na sua empresa!
O que é fidelização de clientes?
Quando falamos em fidelizar, nos referimos a reter clientes que já foram conquistados. Ou seja, em vez de focar apenas em atrair novos consumidores, queremos que os atuais também voltem ao seu estabelecimento.
A fidelização de clientes pode acontecer de diversas maneiras, como veremos em seguida. Atendimento e qualidade são dois fatores essenciais.
Mas cada negócio pode criar seu próprio processo de fidelização. O importante é que os consumidores continuem a voltar. Assim, a empresa tem a possibilidade de continuar a crescer e expandir seus lucros.
Por que a fidelização de clientes é importante?
Muitas vezes, chamar a atenção de novos consumidores pode parecer mais importante do que fidelizar os atuais.
Mas a fidelização de clientes é o que faz os estabelecimentos passarem pelos momentos mais difíceis. Então, veja abaixo alguns motivos para investir nisso.
Novas compras
Um consumidor fiel não precisa ser convencido a pedir no seu delivery ou ir ao seu restaurante. Afinal, ele já sabe que a comida e o atendimento são de qualidade.
Por isso, fidelizar clientes garante que eles continuem a comprar. Sempre que for preciso, o primeiro nome na mente desse consumidor será o da sua marca.
Além disso, um cliente fiel costuma comprar mais. Ele não tem problemas em gastar se confia na marca. Consequentemente, os lucros aumentam.
Indicações constantes
Quando gostamos de um restaurante, pizzaria ou bar, falamos para todo mundo. Recomendamos para os amigos, a família e os colegas de trabalho.
Quanto mais indicações seus clientes fazem, maior a chance de você ter novos consumidores. O boca a boca continua a ser uma forma simples e eficiente de fazer marketing.
Feedback de qualidade
Se o consumidor pretende voltar sempre ao seu restaurante, ele quer que a qualidade se mantenha. Por isso, é mais comum que clientes fieis deem feedbacks.
A partir de um feedback honesto, você pode melhorar seus serviços e saber no que investir para ter um retorno maior.
Receita previsível
A estimativa de receita do seu estabelecimento pode se tornar mais previsível quando você sabe que determinado número de consumidores retorna com frequência.
Afinal, você não se baseia em novos clientes, que podem ou não aparecer.
Ainda que números exatos não sejam totalmente possíveis, com uma receita mais previsível, você pode planejar melhor as finanças do seu estabelecimento.
Como fidelizar clientes no Food Service?
Como dissemos antes, não há só uma maneira de fidelizar clientes, pois isso depende de muitos aspectos no seu estabelecimento.
O grande segredo da fidelização é o relacionamento. Seus consumidores devem se sentir próximos da empresa. Por isso, listamos alguns dos fatores fundamentais para criar e manter esses laços.
Crie um bom ambiente
Uma música alta demais pode afastar clientes que querem conversar. Um local mal iluminado pode repelir aqueles que gostam de tirar fotos. Ou seja, um ambiente define quem o frequenta.
Pode parecer que isso tem a ver apenas com gosto pessoal. Mas muitas dessas questões vão além. Por exemplo, ninguém gosta de comer em um local sujo e desorganizado.
Por isso, procure criar um ambiente agradável, mesmo que simples. Comece mantendo tudo em seu devido lugar. Depois, você pode pensar nos detalhes.
Um fator que cria um ambiente mais atraente é proporcionar uma experiência diferenciada. Restaurantes temáticos ou que ofereçam algo além das refeições fazem sucesso com os consumidores.
Apresentações de música, karaokês, videogames e outros entretenimentos são alguns exemplos. Esse tipo de experiência sempre faz com que os clientes queiram retornar.
Entenda melhor seu público para saber o que ele procura.
Esteja por dentro das redes sociais
Sem dúvida, seus consumidores são ativos nas redes sociais. Lá, eles falam do que gostam e do que não gostam, inclusive sobre seu estabelecimento.
Sendo assim, você precisa estar por lá também. Respondendo dúvidas, pedindo opiniões e, claro, fazendo propaganda do que oferece.
Isso permite uma comunicação mais livre e agradável entre ambas as partes.
Invista em atendimento
Mesmo quando os clientes gostam da comida, eles não voltam quando não são bem atendidos. Por isso, é preciso treinar sua equipe para atender bem.
Mas atender bem não significa apenas ser rápido e eficiente. Também é preciso ser simpático e fazer recomendações. Tudo isso sem soar invasivo.
Um bom atendimento faz o cliente se sentir acolhido. E, certamente, essa sensação é o que vai fazer ele voltar!
Faça promoções
Uma das melhores dicas para fidelizar consumidores é fazer promoções para eles. Afinal, quem não gosta de brindes, descontos e gratuidades?
Alguns tipos possíveis de promoções para a fidelização de clientes são:
- ganhar um desconto a partir de uma pesquisa de satisfação;
- ganhar um desconto na segunda visita ao estabelecimento;
- sorteio nas redes sociais para uma refeição completamente paga em uma ocasião especial;
- ganhar desconto progressivo, sempre que visita o estabelecimento.
Elabore um programa de fidelidade
Os programas de fidelidade, como o próprio nome já diz, são ideais para fidelizar clientes. Eles oferecem benefícios para quem compra com você muitas vezes.
Por muitos anos, a prática foi a mesma: você dava um papel ao consumidor para ser carimbado. A cada visita ou pedido, ele ganhava um carimbo. Ao completar certo número, tinha direito a um prêmio.
No entanto, já existem alternativas tecnológicas. Se seu estabelecimento tem um aplicativo, por exemplo, isso pode ser feito de forma digital.
Você também pode usar plataformas online, que são interativas e dinâmicas. Bons exemplos disso são o StayApp e o Collact.
Até mesmo alguns aplicativos de entrega famosos, como o iFood e o Uber Eats, já dão a opção do programa de fidelidade.
Como vimos, a fidelização de clientes depende de muitos fatores e, por isso, requer algum esforço. Entretanto, todo tempo dedicado a cativar seu público vale a pena. Afinal, é por eles e para eles que seu estabelecimento existe, em primeiro lugar.
Portanto, não tenha medo de fazer esse investimento. Sem dúvidas, ele vai valer a pena e todos vão sair ganhando.
Um bom atendimento é essencial para a fidelização. Isso também vale no delivery. Então, é preciso conhecer ferramentas para otimizá-lo. Saiba como a agenda de pedidos pode ajudar nisso!