Os estabelecimentos gastronômicos podem contar com várias ferramentas que auxiliam na gestão e tornam o atendimento mais rápido, tanto para a empresa quanto para o cliente. Entre elas, está a comanda de pedido.
Se você deseja ter melhor controle sobre os pedidos em seu Food Service, explicamos, a seguir, o que é esse recurso, quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo e como utilizá-lo de maneira eficiente.
Confira!
O que é comanda?
Basicamente, comanda é uma espécie de formulário que os funcionários preenchem com os pedidos feitos pelos clientes enquanto eles permanecem em determinado estabelecimento.
Por exemplo, o consumidor a recebe no momento em que entra em uma pizzaria. Toda vez que ele pede algo, o garçom anota nesse documento.
Na saída, o cliente devolve a comanda e faz o pagamento do que consumiu.
Quais são os tipos de comanda de pedido?
Existem vários modelos disponíveis. Alguns são impressos e outros digitais. Conheça os principais em seguida.
Impressa com especificação por tipo de produto
É ideal para estabelecimentos que oferecem opções limitadas de alimentos e bebidas.
Nele, há vários campos já preenchidos, que ajudam a acelerar o recebimento do pedido, e poucas lacunas em branco, para serem personalizadas à mão.
Além da especificação dos produtos consumidos e dos campos em branco, existe um espaço para preencher a quantidade consumida e os respectivos valores.
Vantagens:
- facilita o atendimento, afinal, os itens do cardápio do estabelecimento já estarão impressos.
Desvantagens:
- o atendente não terá muito espaço para anotar observações feitas pelo cliente em relação ao pedido;
- pode ficar extensa, se o negócio tiver um menu com muitas opções de bebida e comida.
Impressa com campos em branco
Essa comanda atende bem a todos os estabelecimentos do ramo de Food Service que tenham baixo fluxo de clientes.
Nesse modelo, os campos são simples, todos em branco. Eles devem ser preenchidos à mão no momento do pedido e podem ser completamente customizáveis.
Vantagens:
- oferece mais espaço para o atendente escrever o pedido detalhadamente, com possíveis observações do consumidor.
Desvantagens:
- o atendente leva mais tempo para anotar o pedido;
- às vezes, a cozinha pode não entender a letra dele e acabar providenciando o prato errado.
Eletrônica
É a versão digital da comanda de papel.
Nesse modelo, o atendente anota os pedidos por meio de aparelhos como celulares, tablets ou computadores, que vão diretamente para a cozinha.
Entre as empresas de tecnologia que oferecem comandas eletrônicas, destacamos eComanda, Sischef e Altec.
As comandas de papel tradicionais também já ganharam versões em cartões de plástico (semelhantes aos de crédito), que garantem controle de vendas e gestão em sistema.
Servem para estabelecimentos de todos os portes (pequenos, médios e grandes) e ajudam a otimizar processos de maneira única, evitando, assim, erros ou fraudes.
Vantagens:
- maior controle das comandas abertas;
- criação de um pré-cadastro do cliente e arquivamento do histórico de pedidos de cada um;
- envio de pedidos do atendente diretamente para a cozinha;
- emissão de relatórios específicos, como total de vendas, quantidade de clientes atendidos, vendas por hora, comissões por atendente, cancelamentos ou descontos;
- pode ajudar a aumentar a receita do estabelecimento.
Desvantagens:
- pode prejudicar o atendimento se o sistema estiver fora do ar.
Como utilizar a comanda de pedido?
Cada tipo de negócio deve utilizar um modelo de comanda de pedido específico, porque um bar tem itens diferentes de um restaurante, por exemplo.
Lembre-se que o intuito é facilitar a comunicação entre os clientes, os funcionários e, até mesmo, o sistema de gestão do empreendimento.
Isso garante que quando o consumidor está em seu estabelecimento consumindo uma pizza quente ou uma bebida gelada, por exemplo, a experiência dele seja a melhor possível.
Informações importantes
A seleção de dados essenciais depende de qual modelo você deseja usar em seu estabelecimento. Primeiramente, identifique o serviço que oferece. Por exemplo, buffet, rodízio ou à la carte.
Em seguida, analise o que vende. Você precisará discriminar tipos de produtos, quantidades e valores. Também é interessante contar com um campo para a soma de tudo o que for pedido em uma comanda.
Aliás, tenha um cuidado especial com a seção de bebidas. Nessa parte, especifique se comercializa garrafas, taças ou copos.
Legislação sobre uso de comanda
A Lei nº 6.506, de 19 de fevereiro de 2020, que foi promulgada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, tornou obrigatório que restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos comerciais semelhantes disponibilizem comandas individuais aos clientes.
Atualmente, várias cidades brasileiras adotam a mesma iniciativa.
Dessa forma, o cliente que frequenta o estabelecimento em grupo e, por exemplo, decide não beber para dirigir, não se sentirá obrigado a participar do rateio do valor de tudo o que foi consumido por seus familiares ou amigos.
Legislação sobre perda de comanda
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando uma pessoa perde a comanda de pedido, a cobrança de multa é ilegal e abusiva. Afinal, é responsabilidade do estabelecimento controlar as suas vendas. Isso não pode ser transferido para o cliente.
Se ele for obrigado a pagar multa por perder ou extraviar o formulário, pode procurar o Procon de sua cidade para registrar uma reclamação sobre a prática ilegal e solicitar a devolução dos valores cobrados de forma indevida.
Como você deve ter percebido, existem vantagens e desvantagens em cada tipo de comanda. Agora, cabe avaliar qual modelo atende melhor às necessidades de seu empreendimento e fazer dessa ferramenta uma aliada para o sucesso do seu negócio.
Aliás, que tal algumas dicas para usar datas comemorativas a favor da sua empresa? Confira o nosso artigo e saiba tudo sobre o assunto!