Para ter um restaurante conceituado, sem dúvidas, é necessário administrar a cozinha de hotel da melhor maneira possível.
Trata-se de um efeito cascata, pois quanto melhor for o gerenciamento desse espaço, mais qualificada será a prestação do serviço para os hóspedes.
Isso envolve a preocupação com equipamentos, estoque, conservação e higiene, dentre outros processos que acontecem dentro de uma cozinha.
Alguns fatores externos também tendem a impactar, como a escolha dos fornecedores e o descarte de alimentos.
Bastante coisa, não é? Por isso, reunimos algumas dicas preciosas para ajudá-lo a administrar melhor uma cozinha de hotel, prezando por uma experiência do mais alto nível. Confira!
Quais são os diferenciais que uma cozinha de hotel ideal precisa ter?
Certamente, colocar uma cozinha de hotel dentro de um bom padrão de qualidade não é uma tarefa nada fácil.
Pequenos deslizes em alguns processos podem ser o bastante para desencadear uma série de problemas no seu empreendimento.
[…] colocar uma cozinha de hotel dentro de um bom padrão de qualidade não é uma tarefa nada fácil. Pequenos deslizes em alguns processos podem ser o bastante para desencadear uma série de problemas no seu empreendimento.
Dessa forma, é necessário manter-se em alerta, certificando-se de que as atividades realizadas seguem à risca as normas da Vigilância Sanitária.
Além disso, prestar um serviço que deixa os hóspedes satisfeitos com o hotel tem tudo a ver com a maneira como a sua cozinha é administrada.
Portanto, é imprescindível deixar essa área tão importante não apenas de acordo com os critérios de qualidade exigidos pela lei, mas também pelos clientes.
Por exemplo, para otimizar a dinâmica dos preparos do restaurante e das entregas dos serviços de quarto, você pode apostar em ferramentas tecnológicas como:
- Motor de Reservas: trata-se de uma solução que possibilita que as pessoas acessem o site do hotel para realizar reservas. Assim, os profissionais podem se concentrar no atendimento das demandas, porque haverá uma redução no volume médio de pedidos feitos diretamente no empreendimento;
- PDV Touch: permite que os atendentes lancem as comandas para os preparos de uma forma bem intuitiva. Em vez de passá-las manualmente, eles vão fazê-lo numa tela touch screen. O pedido será impresso pelo pessoal da cozinha.
Outro diferencial é o estabelecimento de processos. Cada colaborador precisa executar suas funções de modo a dar fluidez ao trabalho da equipe e reduzir as chances de erros.
Tenha sempre em mente que, se faltar clareza para a execução das atividades, sobrará confusão.
Como administrar melhor uma cozinha de hotel?
Abaixo, veja algumas dicas sobre como você pode administrar melhor uma cozinha de hotel, oferecendo um serviço que cumpra com as exigências previstas em lei e satisfaça os clientes.
1. Adquira os equipamentos apropriados
A princípio, vamos falar sobre os equipamentos da cozinha de hotel. É necessário que eles sejam adequados, isto é, industriais.
Assim, fica mais simples respeitar os critérios da Vigilância Sanitária e otimizar o trabalho dos profissionais.
Não compre utensílios de origem desconhecida. Pelo contrário, adquira ferramentas de qualidade, de marcas consolidadas no mercado.
Dito isso, entre os equipamentos básicos, destacamos:
- câmaras frias, geladeiras, freezers e balcões refrigerados;
- forno elétrico, forno a gás, fritadeiras, salamandras etc;
- mesas, bancadas, pias e cubas de inox;
- armários de inox.
Importante: os equipamentos devem ser preservados em perfeitas condições. Então, será necessária uma manutenção periódica, deixando-os sempre em bom estado.
Desse modo, os alimentos serão preparados da melhor maneira possível, com a devida responsabilidade e segurança.
2. Preze pelos produtos de limpeza utilizados
Procure utilizar os produtos mais adequados e seguros para preservar os equipamentos da cozinha de hotel. Eles devem ser limpos seguindo um padrão de qualidade.
Dar esse tipo de atenção às ferramentas permitirá estender a sua vida útil. Além disso, contribuirá para uma prestação de serviço de excelência.
Para o restante do ambiente — ou seja, pisos, paredes e demais superfícies —, deve-se seguir a mesma lógica.
É preciso estabelecer padrões de higiene e ter produtos de limpeza para cozinha de hotel sempre à disposição, como:
- água sanitária;
- sabão em pó;
- desinfetante;
- detergente;
- álcool;
- panos.
3. Escolha bem os fornecedores
Atente-se também para a escolha dos seus parceiros. Afinal, a qualidade dos pratos servidos é o que fará o hóspede lembrar do restaurante do seu hotel como um bom local.
Por isso, opte pelos melhores fornecedores de alimentos do mercado, para não ter dores de cabeça com atendimento, prazos, preços, condições e produtos ruins.
4. Tenha controle do estoque
O controle do estoque da cozinha de hotel também precisa de muita atenção. Primeiramente, você sabe quantas pessoas se alimentam no restaurante todos os dias?
Se a resposta for “não”, é preciso realizar esse levantamento quanto antes, considerando a sazonalidade dos alimentos e do seu empreendimento.
Esses diferentes períodos influenciam diretamente no volume de estoque necessário. Assim, você não vai desperdiçar produtos à toa ou sofrer com a falta de recursos para manter o restaurante funcionando.
Elabore uma lista de compras inteligente, incluindo somente os alimentos que realmente serão consumidos em determinado período.
5. Preste atenção na manipulação e no descarte de alimentos
A manipulação e o descarte de alimentos também são processos determinantes para uma boa administração de cozinha de hotel.
É importante que os manipuladores tenham cuidados com a própria higiene, como:
- não falar, cantar, assobiar ou espirrar perto dos alimentos;
- não utilizar maquiagem ou acessórios;
- prender os cabelos e usar toucas;
- cortar as unhas e evitar pintá-las;
- manter as mãos limpas;
- cuidar da saúde;
- evitar barbas.
Detalhe: por serem perecíveis e causarem contaminação, peixes e laticínios são os mais difíceis de manipular, exigindo uma atenção maior de quem o faz.
Quanto ao descarte, sobras que não foram distribuídas para os hóspedes por algum motivo precisam ser armazenadas com etiquetas de validade, contanto que sejam preservadas nas temperaturas corretas.
Por outro lado, sobras sujas — isto é, que os clientes deixaram nos pratos após as refeições — devem ser postas no lixo.
Aliás, sempre que a lata de lixo estiver cheia, é recomendado que ela seja realocada para uma câmara específica.
6. Valorize a sustentabilidade
De todo alimento desperdiçado no mundo, certamente uma boa parte vem das cozinhas profissionais, inclusive as de hotéis.
Nesse sentido, visando a sustentabilidade, o seu empreendimento deve considerar o reaproveitamento de alguns produtos.
É possível utilizar sobras de preparos em novas receitas mais simples, mas igualmente saborosas, como é o caso de:
- bolinhos de arroz;
- recheios;
- geleias;
- farofa;
- sopas;
- sucos.
Outra maneira de promover a sustentabilidade é adaptar o cardápio da cozinha de hotel de acordo com os melhores períodos de produção e colheita de determinados alimentos.
7. Treine os colaboradores
Lembra do que falamos sobre a importância de alinhar a equipe de colaboradores em uma determinada direção?
Pois bem, implementar um diferencial como esse exige que os profissionais sejam devidamente preparados para tal.
De nada adianta exigir de alguém algo que ele ainda não pode entregar. Por isso, invista na capacitação das pessoas, para que possam cumprir seus papéis com êxito.
Como oferecer uma experiência de alto nível?
Por fim, administrar bem uma cozinha de hotel é muito mais do que uma opção para proporcionar melhores experiências. Trata-se de uma necessidade para o crescimento do empreendimento.
Quando o seu negócio tem um restaurante de alto nível, é provável que os hóspedes se sintam satisfeitos e voltem a visitá-lo. Isso aumenta a relevância dele e potencializa os seus resultados.
Então, comece a melhorar a administração da cozinha de hotel agora mesmo. Vire cliente parceiro da MegaG e tenha alimentos da mais alta qualidade à disposição no seu estoque!