Home | BLOG | LOJA ONLINE
WhatsApp (11) 5853-4000 Espaço do Cliente Espaço Exclusivos

Comanda de pedido: tudo o que você precisa saber a respeito

Os estabelecimentos gastronômicos podem contar com várias ferramentas que auxiliam na gestão e tornam o atendimento mais rápido, tanto para a empresa quanto para o cliente. Entre elas, está a comanda de pedido.

Se você deseja ter melhor controle sobre os pedidos em seu Food Service, explicamos, a seguir, o que é esse recurso, quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo e como utilizá-lo de maneira eficiente.

Confira!

O que é comanda?

Basicamente, comanda é uma espécie de formulário que os funcionários preenchem com os pedidos feitos pelos clientes enquanto eles permanecem em determinado estabelecimento.

Por exemplo, o consumidor a recebe no momento em que entra em uma pizzaria. Toda vez que ele pede algo, o garçom anota nesse documento.

Na saída, o cliente devolve a comanda e faz o pagamento do que consumiu.

Quais são os tipos de comanda de pedido?

Existem vários modelos disponíveis. Alguns são impressos e outros digitais. Conheça os principais em seguida.

Impressa com especificação por tipo de produto

É ideal para estabelecimentos que oferecem opções limitadas de alimentos e bebidas.

Nele, há vários campos já preenchidos, que ajudam a acelerar o recebimento do pedido, e poucas lacunas em branco, para serem personalizadas à mão.

Além da especificação dos produtos consumidos e dos campos em branco, existe um espaço para preencher a quantidade consumida e os respectivos valores.

Vantagens:

Desvantagens:

  • o atendente não terá muito espaço para anotar observações feitas pelo cliente em relação ao pedido;
  • pode ficar extensa, se o negócio tiver um menu com muitas opções de bebida e comida.

Impressa com campos em branco

Essa comanda atende bem a todos os estabelecimentos do ramo de Food Service que tenham baixo fluxo de clientes.

Nesse modelo, os campos são simples, todos em branco. Eles devem ser preenchidos à mão no momento do pedido e podem ser completamente customizáveis.

Vantagens:

  • oferece mais espaço para o atendente escrever o pedido detalhadamente, com possíveis observações do consumidor.

Desvantagens:

  • o atendente leva mais tempo para anotar o pedido;
  • às vezes, a cozinha pode não entender a letra dele e acabar providenciando o prato errado.

Eletrônica

É a versão digital da comanda de papel.

Nesse modelo, o atendente anota os pedidos por meio de aparelhos como celulares, tablets ou computadores, que vão diretamente para a cozinha.

Entre as empresas de tecnologia que oferecem comandas eletrônicas, destacamos eComanda, Sischef e Altec.

As comandas de papel tradicionais também já ganharam versões em cartões de plástico (semelhantes aos de crédito), que garantem controle de vendas e gestão em sistema.

Servem para estabelecimentos de todos os portes (pequenos, médios e grandes) e ajudam a otimizar processos de maneira única, evitando, assim, erros ou fraudes.

Vantagens:

  • maior controle das comandas abertas;
  • criação de um pré-cadastro do cliente e arquivamento do histórico de pedidos de cada um;
  • envio de pedidos do atendente diretamente para a cozinha;
  • emissão de relatórios específicos, como total de vendas, quantidade de clientes atendidos, vendas por hora, comissões por atendente, cancelamentos ou descontos;
  • pode ajudar a aumentar a receita do estabelecimento.

Desvantagens:

  • pode prejudicar o atendimento se o sistema estiver fora do ar.

Comanda de pedido

Como utilizar a comanda de pedido?

Cada tipo de negócio deve utilizar um modelo de comanda de pedido específico, porque um bar tem itens diferentes de um restaurante, por exemplo.

Lembre-se que o intuito é facilitar a comunicação entre os clientes, os funcionários e, até mesmo, o sistema de gestão do empreendimento.

Isso garante que quando o consumidor está em seu estabelecimento consumindo uma pizza quente ou uma bebida gelada, por exemplo, a experiência dele seja a melhor possível.

Informações importantes

A seleção de dados essenciais depende de qual modelo você deseja usar em seu estabelecimento. Primeiramente, identifique o serviço que oferece. Por exemplo, buffet, rodízio ou à la carte.

Em seguida, analise o que vende. Você precisará discriminar tipos de produtos, quantidades e valores. Também é interessante contar com um campo para a soma de tudo o que for pedido em uma comanda.

Aliás, tenha um cuidado especial com a seção de bebidas. Nessa parte, especifique se comercializa garrafas, taças ou copos.

Legislação sobre uso de comanda

A Lei nº 6.506, de 19 de fevereiro de 2020, que foi promulgada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, tornou obrigatório que restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos comerciais semelhantes disponibilizem comandas individuais aos clientes.

Atualmente, várias cidades brasileiras adotam a mesma iniciativa.

Dessa forma, o cliente que frequenta o estabelecimento em grupo e, por exemplo, decide não beber para dirigir, não se sentirá obrigado a participar do rateio do valor de tudo o que foi consumido por seus familiares ou amigos.

Legislação sobre perda de comanda

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando uma pessoa perde a comanda de pedido, a cobrança de multa é ilegal e abusiva. Afinal, é responsabilidade do estabelecimento controlar as suas vendas. Isso não pode ser transferido para o cliente.

Se ele for obrigado a pagar multa por perder ou extraviar o formulário, pode procurar o Procon de sua cidade para registrar uma reclamação sobre a prática ilegal e solicitar a devolução dos valores cobrados de forma indevida.

Como você deve ter percebido, existem vantagens e desvantagens em cada tipo de comanda. Agora, cabe avaliar qual modelo atende melhor às necessidades de seu empreendimento e fazer dessa ferramenta uma aliada para o sucesso do seu negócio.

Aliás, que tal algumas dicas para usar datas comemorativas a favor da sua empresa? Confira o nosso artigo e saiba tudo sobre o assunto!

COMPARTILHE ESSE POST:
TAGS RELACIONADAS: cardápio, comanda, pedidos,