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Como o fornecedor de alimentos ajuda o Food Service a superar crises

Crises que acabam afetando o mercado de Food Service são comuns. Não falamos só da pandemia do coronavírus, que impactou esse e outros setores, mas também de problemas políticos e econômicos, que ocorrem com certa frequência. Nesse contexto, o fornecedor de alimentos pode e deve ser um grande aliado.

É claro que, nesses momentos difíceis, todas as empresas do ramo se esforçam para sair da crise juntas. Mas um fornecedor de alimentos parceiro de verdade encara como responsabilidade social oferecer ajuda aos negócios que ele atende diretamente.

Quer saber como enxergamos essa parceria e de quais maneiras ela pode se manifestar? Então, continue a leitura deste artigo!

Por que o fornecedor de alimentos deve ajudar o Food Service?

Falamos sobre como ajudar o Food Service em momentos de crise é uma responsabilidade social do fornecedor de alimentos. Mas por que uma empresa faria isso por outra?

Primeiramente, porque os serviços alimentícios são essenciais para todos. Quando o setor está em crise, toda a população sente a diferença no bolso. Um restaurante pode até aumentar preços em meio a problemas econômicos, mas não pode garantir que os clientes continuarão a aparecer depois disso.

Em segundo lugar, uma crise que afeta micro e pequenos empreendimentos atinge as empresas que prestam serviços a eles. O fornecedor de alimentos é um negócio B2B, ou seja, esses empresários são os seus clientes. Portanto, quando eles ficam com o orçamento paralisado, o problema é de todos.

Quando o fornecedor se esforça para amenizar os impactos de uma crise, ele não ajuda uma empresa só. Também auxilia a si mesmo e aos consumidores de seus clientes. É uma forma de reerguer todos após a crise, em um verdadeiro efeito em cascata.

Como o fornecedor de alimentos pode ajudar em momentos de crise?

O fornecedor de alimentos pode adotar diferentes métodos para auxiliar o Food Service em momentos de crise.

Alguns têm a ver diretamente com o relacionamento entre as empresas. Outros são mais amplos e tendem a ajudar o setor em geral.

Em seguida, confira algumas iniciativas que fazem a diferença durante as crises.

Ampliar a facilidade nos pagamentos

A primeira maneira como um fornecedor de alimentos pode ajudar os seus clientes é melhorando as suas condições de pagamento.

Durante uma crise econômica, tende a ser difícil manter o pagamento de fornecedores em dia. Por isso, melhores condições podem ser a diferença entre continuar ou não com uma parceria.

Essas melhores condições não precisam ser, necessariamente, preços mais baixos. Prazos maiores para pagar e até mesmo métodos de pagamentos diferenciados já podem ajudar bastante.

Criar conteúdo direcionado

Nada pode ajudar mais uma empresa em tempos de crise do que a informação!

Saber como agir nesses momentos, como se preparar para encarar os problemas ou como se recuperar aos poucos é essencial. Por isso, quando uma empresa produz conteúdos direcionados para os seus clientes, investe na educação deles.

Dicas sobre empreendedorismo, gestão e marketing ajudam muito durante crises financeiras. Fornecedores que não têm blogs podem publicar essas dicas nas suas redes sociais. Também é importante compartilhar notícias. Assim, todos ficam sabendo das novidades e movimentações na área.

É uma atitude simples, mas eficiente, por parte do fornecedor de alimentos.

Fornecedor de alimentos

Oferecer cursos de profissionalização

Por falar em educação, o fornecedor de alimentos também pode oferecer cursos aos seus parceiros.

Na crise mais recente, os cursos presenciais não foram possíveis, mas iniciativas online são eficientes e apelam a um público grande.

Esse auxílio com cursos de profissionalização pode vir com gratuidade ou descontos. De qualquer forma, é uma maneira de incentivar os empreendedores a continuarem se aprimorando.

E quais devem ser os conteúdos desses? Basicamente, toda habilidade que tenha relação com o Food Service pode ajudar. Cursos de gastronomia, com receitas, são bons exemplos. Mas os de liderança, atendimento ao cliente e gestão também são super importantes.

Hoje em dia, cursos de sustentabilidade estão em alta e fazem a diferença no setor.

Divulgar programas gratuitos

Outra forma de ajudar e incentivar os clientes é com iniciativas grátis oferecidas por instituições parceiras.

Por exemplo, o SEBRAE, uma das instituições mais importantes para micro e pequenos empresários no Brasil, oferece alguns programas gratuitos.

O fornecedor de alimentos tem como missão falar sobre esses programas para os seus clientes e incentivá-los a participar.

Uma consultoria pode fazer toda a diferença mesmo em momentos sem crise. Em seguida, veja duas destas iniciativas.

Agentes Locais da Inovação (ALI)

Os Agentes Locais da Inovação são um grupo que ajuda pequenas empresas a inovarem. Essa inovação inclui práticas mais sustentáveis e adoção da tecnologia. A iniciativa é totalmente gratuita e pode ser feita em qualquer tipo de empresa.

Programa Brasil Mais

O Programa Brasil Mais também ajuda pequenos empresários. A ideia é que, com a consultoria, eles descubram maneiras de melhorar as suas empresas por um custo baixo. Normalmente, os consultores trabalham junto à equipe do ALI.

Organizar eventos de degustação

Por conta da pandemia, promover eventos na área de Food Service está mais complicado.

Mesmo que os eventos não reúnam tantas pessoas, eles ainda estão proibidos em várias cidades. Nas demais, os cuidados devem ser redobrados. Mas em outros momentos de crise, degustações no PDV ajudam muitas empresas, por exemplo.

O evento de degustação é um incentivo para que o empreendedor conheça marcas novas. E o fornecedor de alimentos pode oferecer essa experiência. É o tipo de iniciativa que não exige muito dessas empresas e agrada a maior parte dos clientes.

No momento, o fornecedor pode ajudar os empreendedores com degustações fora do PDV. Nesses eventos, ele disponibiliza amostras que o empreendedor leva para casa e experimenta em segurança, sem colocar a saúde em risco.

Sem dúvida, o fornecedor de alimentos é um elo importante na cadeia do Food Service. Quando ele reage contra uma crise, todos podem se beneficiar.

E quando essa reação impacta diretamente os seus clientes, até mesmo o consumidor final sai beneficiado. É por isso que dizemos que ajudar durante uma crise é uma responsabilidade social.

A MegaG é um fornecedor de alimentos que se preocupa com os seus clientes. Em momentos como este, precisamos nos unir. Acesse o nosso site e conheça mais iniciativas que podem ajudar a sua empresa!

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