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Marketing local: atraia clientes perto do seu restaurante

Atualmente, muitas empresas compreendem e investem em marketing digital. No entanto, o marketing local também faz muita diferença, principalmente para o Food Service.

Não sabe o que é isso? Esse conceito descreve a aplicação de estratégias para atrair pessoas da região onde seu negócio está localizado.

Neste artigo, descubra o que é o marketing local, entenda as suas vantagens e saiba como colocá-lo em prática no seu empreendimento!

O que é marketing local?

Trata-se de um segmento do marketing que trabalha por meio da localização geográfica.

Ou seja, é focado no bairro, na cidade ou na região onde um negócio se localiza. Ele prioriza estratégias que atraiam clientes que circulam nesses locais.

A ideia principal é conhecer seu público-alvo de maneira profunda. Assim, é possível concentrar os esforços de marketing em quem tem potencial para virar consumidor.

Muitas empresas grandes têm sucesso com esta estratégia. Entretanto, são os negócios pequenos que mais se beneficiam dela. Por isso, estabelecimentos do setor de Food Service têm muito a ganhar.

Muitas empresas grandes têm sucesso com esta estratégia. Entretanto, são os negócios pequenos que mais se beneficiam dela. Por isso, estabelecimentos do setor de Food Service têm muito a ganhar.

Quais são as vantagens do marketing local para o Food Service?

O Food Service se beneficiou bastante de diversas vertentes do marketing nos últimos anos. O digital é um grande exemplo disso.

O local, no entanto, sempre foi muito interessante para restaurantes e pizzarias. Confira, em seguida, algumas vantagens que essa estratégia oferece.

Proximidade positiva

O marketing local reforça a ideia de que a empresa está próxima do cliente. Ela faz parte da vizinhança e, portanto, do dia a dia do público-alvo. Isso se torna, instantaneamente, um diferencial importante.

Afinal, quando o consumidor precisar de um lugar para almoçar no intervalo do trabalho, ele não vai procurar longe.

O mesmo acontece quando ele quer pedir algo para comer na sexta ou no sábado à noite. Estabelecimentos mais próximos são rápidos e convenientes.

Ajuda tecnológica

A geolocalização funciona a favor do marketing local.

Por exemplo, ao fazer uma busca no Google ou em aplicativos por um restaurante ou uma pizzaria, é possível definir que você quer ver apenas os lugares próximos.

Além disso, um estabelecimento pode marcar sua localização em publicações de redes sociais. Esses conteúdos têm mais chances de chegar no público que está perto do seu negócio.

Portanto, o marketing local também é incentivado pela tecnologia.

Maior conexão

Ainda que muitas pessoas gostem de conhecer novos locais, também apreciam um lugar-comum. Ou seja, ter um restaurante ou uma pizzaria que é sempre confiável, receptivo e aconchegante. O espaço ideal para ir com os amigos, com a família ou em casal.

O marketing local ressalta as qualidades do seu empreendimento para quem pode virar um cliente fiel. Alguém que vai estar, pelo futuro previsível, nas redondezas. Dessa maneira, cria uma conexão maior entre o negócio e os consumidores.

Marketing local

Como fazer marketing local na prática?

Vimos que o marketing local pode trazer muitos benefícios para negócios do segmento de Food Service. Contudo, como aplicá-lo a favor do seu restaurante?

Não é preciso ser um especialista para bolar uma boa estratégia. Com algum conhecimento sobre o assunto, você já consegue colocar as melhores ideias em prática.

Confira nossas dicas em seguida.

Conheça o público-alvo

Toda estratégia de marketing começa da mesma maneira: conhecendo o público do negócio. Afinal, as campanhas serão voltadas para ele.

Falar para um grande número de pessoas pode fazer com que sua mensagem se perca. Por isso, defina bem quem são seus consumidores ideais.

Comece pela localização geográfica. Como vimos antes, esse é o público que tem maior possibilidade de frequentar seu empreendimento.

Depois, descubra mais sobre ele: qual é o gênero predominante? A faixa etária mais comum? A renda mensal?

Para descobrir essas informações, você pode usar ferramentas digitais, como as próprias redes sociais. Também pode pedir para que seus clientes respondam pesquisas.

Aprenda a utilizar as ferramentas digitais

Muitas plataformas oferecem recursos que favorecem o marketing local. É o caso da geolocalização, sobre a qual falamos mais acima.

No entanto, algumas delas contam com ferramentas específicas para impulsionar negócios de acordo com a região.

O Google e o Facebook são bons exemplos disso. Com mídias pagas, você pode determinar onde seus anúncios são exibidos. Também é possível criar diferentes campanhas para diversos públicos.

Outra coisa interessante é conhecer técnicas de otimização para mecanismos de buscas. Usar palavras-chave e hashtags que associem o estabelecimento à região ajuda muitos nas pesquisas.

Aliás, com algum conhecimento nessa área, você pode colocar o site ou as redes sociais do seu negócio no topo de resultados!

Trabalhe com o marketing de indicação

Ainda que muitas novas técnicas de marketing tenham surgido nos últimos anos, o velho boca a boca continua a ser importante.

Quando os clientes indicam seu estabelecimento para outras pessoas, é porque eles gostam e confiam no seu trabalho.

Recompensá-los pelas indicações é uma ferramenta de fidelização poderosa. Você pode dar descontos ou brindes para quem indicar novos consumidores.

Assim, quem frequenta seu restaurante ou sua pizzaria vai se sentir inclinado a convidar os amigos e a família.

Foque na fidelização

Por fim, é importante que seu negócio conte com uma boa estratégia de fidelização para que o marketing local seja efetivo.

Nenhuma campanha funciona se seus clientes não querem, genuinamente, voltar ao seu restaurante ou à sua pizzaria.

A fidelização começa pelo básico. Bom atendimento, produtos de qualidade e ambiente agradável. Mas você também pode promover campanhas.

Muitos negócios usam, por exemplo, cartões-fidelidade. Com eles, quanto mais seu cliente consome, mais vantagens tem. Isso é ideal para lugares que recebem trabalhadores todos os dias para o almoço.

O marketing local ainda pode ser trabalhado por meio de flyers, panfletos e carros de som. Ou seja, ele pode se beneficiar do digital, mas também do físico.

Por toda essa versatilidade, certamente é ideal para pequenas e médias empresas no setor de Food Service.

Portanto, comece a aplicá-lo no seu negócio. Teste e descubra o que funciona melhor para você. Com o tempo, sua estratégia será aprimorada.

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