Home | BLOG | LOJA ONLINE
WhatsApp (11) 5853-4000 Espaço do Cliente Espaço Exclusivos

Sabor das Índias: Saiba tudo sobre pimentas

Conheça melhor as pimentas.

A Sabor das Índias é uma empresa especializada em produtos que realçam as tradições culinárias de todos os povos, utilizando a “pimenta”, e produtos regionais.

Hoje produz uma diversificada gama de produtos: pimentas em conserva, vinagres temperados, patês, molhos, pequi em conserva, além de geléias de pimenta e de outros tipos.

ÍNDICE

1- Saiba tudo sobre essa saborosa iguária: A pimenta
2- Curiosidades sobre a pimenta
3- Pimentas e a saúde
4- A escala scoville
5- Tipo de consumidores
6- Sobre a conserva e conservantes
7- Linha de produtos sabor das índias
7.1- Pimenta Jolókia
7.2- Pimenta Biquinho
7.3- Habanero
7.4- Jalapeño
7.5- Patês de pimenta
7.6- Vinagres
7.7- Molhos de pimentas
7.8- Potes tradicionais
7.9- “Pure Jelly” (geléias)

 

1- SAIBA TUDO SOBRE ESSA SABOROSA IGUÁRIA: A PIMENTA

pimentas_sabordasindias_megag

Depois do sal, a pimenta é o condimento mais utilizado, sendo encontrado em quase todos os cantos do mundo. A denominação dos diversos tipos de pimenta varia muito em cada lugar onde é cultivada e a mesma planta pode receber vários nomes.

No Brasil, damos genericamente o nome de pimenta a todas as plantas e frutos picantes da espécie Capsicum, como também da espécie Piper e Pimenta.

As pimentas vermelhas podem ter surgido há 7.000 anos A.C na região do México central. Os Astecas já utilizavam as pimentas em sua alimentação. O primeiro europeu a conhecer a pimenta foi Cristóvão Colombo em 1493, na sua segunda viagem a América. Colombo erroneamente a chamou “pimiento”, palavra espanhola que significa pimenta preta ou do reino (Piper nigrum), porém a pimenta que conheceu e levou para a Espanha eram frutos do gênero Capsicum, que não está relacionado ao gênero Piper. A palavra Capsicum vem do grego “kapto” que significa ” morder ” (uma referência à sua ardência ou calor).

 

2- CURIOSIDADES SOBRE A PIMENTA

Pimentas são plantas que produzem as sensações picantes e de calor devido aos seus componentes químicos que estimulam as papilas gustativas da boca.

As pimentas vermelhas são as terceiras hortaliças mais produzidas e consumidas no Brasil.

A pimenta habanero é utilizada para a fabricação de armas não letais, spray pimenta.
A pimenta é o tempero mais utilizado no mundo depois do sal, sendo assim, aproximadamente ¼ da população mundial consome este alimento.

As pimentas vermelhas são superiores em sabor às verdes. Toda pimenta muda de cor no processo de sua maturação, indo do verde para outra matiz, principalmente o amarelo e o vermelho.
O que confere o sabor e a ardência às pimentas são compostos químicos encontrados em maior quantidade na parte externa dos frutos, muito pouco internamente e nada nas sementes, sendo principalmente a piperina e a capsaicina.

 

3- PIMENTAS E A SAÚDE

As pimentas contêm mais vitamina A que qualquer outra planta e são excelentes fontes de vitamina C e B, como também quantidade significante de magnésio, ferro e aminoácidos. Mas as pessoas não consomem pimenta pelas suas vitaminas ou minerais e sim por ser aromática e picante.

Em recentes estudos, cientistas ingleses e japoneses concluíram que incluindo uma pequena quantidade de pimenta às refeições, o organismo queima 25 % a mais de calorias por dia. As pimentas aumentam a taxa metabólica do organismo e este efeito térmico faz com que aproximadamente 6 gramas de pimenta queimem cerca de 45 calorias.

Outra descoberta recente é que a capsaicina tem efeito anticancerígeno. As propriedades terapêuticas da pimenta é conhecida desde a Antiguidade. Hipócrates (460-377 A.C) já prescrevia a pimenta para combater doenças estomacais.
É rica em propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.

 

4- A ESCALA SCOVILLE – É usada para medir o grau de “ardor” da pimenta ou malagueta.

Pimenta ou malagueta.Em 1912, enquanto trabalhava para uma farmacêutica, o químico Wilbur Scoville desenvolveu um método para medir o “grau de calor” da pimenta.

Este teste é chamado de teste Organoléptico de Scoville, e é chamado de procedimento de diluição e prova. No teste original, Scoville misturou a pimenta pura com uma solução de água com açúcar. Então, um painel de provadores bebeu da solução. Quanto mais solução de água e açúcar é necessária para diluir uma pimenta, mais alto seu “grau de calor”.

Depois o método foi melhorado e foram criadas as unidades de Scoville. Assim, 1 xícara de pimenta que equivale a mil xícaras de água, corresponde a 1 unidade na escala de Scoville.

 

5- TIPO DE CONSUMIDORES

Geralmente classificamos os consumidores como consumidores de molhos de pimentas e consumidores da fruta da pimenta.

Os consumidores do molho costumam comprar os vidros com a boca estreita para poderem pingar o molho.

Os consumidores da fruta costumam comprar os potes de boca larga, para poderem pegar as frutas mais facilmente.

Dentro dessas duas classificações temos os que consomem pimentas que não ardem (biquinho), com pouca ardência, com ardência média e as que ardem muito.

 

S6- SOBRE A CONSERVA E CONSERVANTE

Sendo a pimenta um produto apreciado em todas as regiões do Brasil, podemos encontrar diversas formas e receitas para conservar a pimenta, tais como: No óleo, azeite, cachaça, pequi e etc. Vale ressaltar que apesar de aparentemente saborosas, essas pimentas possuem sua validade depois de aberta paleativa (pode ser que durem anos, como podem durar apenas dias).

Nossa linha de produtos são todos conservados no vinagre de álcool, com um PH entre 2,8 e 4,3%, visando atender a legislação vigente, acrescentamos sal, e ácido cítrico para conservar a cor do produto.

“Não” utilizamos conservantes, os produtos processados são pasteurizados e feito o processo de inversão para garantir a qualidade do produto.

 

7- LINHA DE PRODUTOS SABOR DAS ÍNDIAS

7.1- PIMENTA JOLOKIA

A Jolókia também conhecida como Bhut Jolókia, Naga Jolókia, Ghost Chilli, Ghost Pepper e Naga Morich é uma pimenta de origem indiana que foi considerada em 2007 pelo Guiness Book como a pimenta mais forte do mundo

É uma pimenta de característica avermelhada com aproximadamente 8 cm de tamanho.

Exageradamente forte pode ser comida com carne vermelha e massas, mas sempre com moderação.

Fabricamos ela como fruta em conserva, patês e molhos.

 

7.2- PIMENTA BIQUINHO

Trata-se de uma pimenta tipicamente brasileira, iniciado o cultivo no triangulo mineiro e hoje difundido em várias outras regiões do Brasil.
Hoje uma das mais comercializadas no mercado, um dos nossos campeões de vendas, por possuir como grande característica o fato de ter o delicioso sabor da pimenta “SEM ARDER”, ou sem a pungência, atingindo assim um publico que tinha vontade de comer a pimenta, mas tinha receio da ardência.
Ótima servida como tira gosto e tomada com cerveja, servida com pizza (calabreza ou peperoni), risotos e etc.

 

7.3- HABANERO

Habanero é uma das pimentas mais picantes de que se tem conhecimento, essa espécie é bastante difundida na Peninsula de Yucátan, no México.
Seu sabor único e cores intensas combinam perfeitamente com pratos à base de tomates.
É muito usada em molhos, chutneys, marinados de frutos do mar e picles (escabeches).

 

7.4- JALAPEÑO

Jalapeño é a melhor pimenta para a elaboração de molhos, por sua generosa polpa. É a pimenta mais popular da América do Norte. Seu nome é uma homenagem a Jalapa, capital de Verz Cruz, México.
De grau de ardência médio e aroma acentuado, pode ser consumida fresca ou processada na forma de molhos, conservas, desidratadas.
É utilizada em vários molhos para tacos, burritos e quando seca e defumada, é conhecida como chipotle.

 

7.5- PATÊS DE PIMENTA

Produto exclusivo da Sabor das Índias, recebemos solicitações diárias sobre pontos de vendas para adquirir o produto.
Mesmo sendo uma novidade, os patês de pimentas já se tornaram conhecidos pelos apreciadores de pimentas e hoje fazem parte do cardápio da cozinha dos lares e restaurantes brasileiros.
Hoje é o produto mais solicitado no site da empresa.
Para quem realmente aprecia O VERDADEIRO sabor de uma boa pimenta.
NORMAL (utiliza a pimenta biquinho e a dedo-de-moça – grau de ardência suave).
HABANERO (utiliza a pimenta Habanero – grau de ardência extraforte).

 

7.6- VINAGRES

Tradicional – Vinagre branco, água, mostarda, pimenta dedo-de-moça, sálvia, manjericão, cebola, alho, alecrim e sal.
Ardente – Vinagre branco, água, alecrim, alho, pimenta malagueta, pimenta do reino em grão, cebola e sal.
Exclusivo no mercado.
Ótimo para o tempero de saladas, carnes brancas e vermelhas. Sua composição proporciona um sabor marcante e diferenciado.

 

7.7- MOLHOS DE PIMENTAS

Molhos com sabores únicos, preservando o paladar de acordo com o sabor de cada pimenta: Malagueta, Habanero, Jalapeño, Bode, Comari do Pará e Jolókia.

 

7.8- POTES TRADICIONAIS

Pimentas em conservas em potes com boca larga, geralmente para consumidores que comem a fruta da pimenta.
Fabricamos nas variedades: comari baiana, malagueta, bode.

 

7.9- PURE JELLY” (GELÉIAS)

Diversas geléias exóticas e com sabores únicos, 100% naturais.

Utilizamos a combinação dos sabores da pimenta biquinho e da pimenta dedo-de-moça, dando um sabor único, suavemente picante e agri-doce.
Sugestão de uso: como acompanhamento de carnes, aves e peixes; servida pura sobre torradas, pães e ainda para incrementar lanches; e também acompanhando legumes cozidos no vapor como cenoura, vagem, ou ainda crus como salsão, cebola e pimentões.

Clique aqui e veja todos os produtos

COMPARTILHE ESSE POST: