Datas comemorativas são boas oportunidades para negócios de todos os ramos. No Food Service, elas são motivos para ações especiais.
Porém, é preciso saber como aproveitá-las. Afinal, sem planejamento e perspectivas, o negócio tende a sofrer com problemas.
Por isso, neste artigo vamos explicar o que é marketing sazonal e como a sua empresa pode aproveitar as datas comemorativas da melhor forma possível.
Continue a leitura para descobrir!
Marketing sazonal e datas comemorativas
O conceito de marketing sazonal se refere aos acontecimentos temporários que podem influenciar a sua empresa. Por exemplo, quem tem uma sorveteria sabe que o verão é a melhor época para o seu negócio.
Porém, todos os estabelecimentos estão sujeitos a mudanças temporárias. E muitas delas são causadas pelas datas comemorativas.
A Páscoa, o Natal, os dias das mães e dos pais e até datas comerciais, como a Black Friday, são alguns exemplos. Esses são períodos em que se pode esperar uma mudança no movimento de um restaurante.
Pense no Dia dos Namorados. Mesmo durante a pandemia, os estabelecimentos sentiram uma diferença nesse sentido.
Mas quando falamos em marketing sazonal, não estamos nos referindo apenas a eventos ou promoções. Tratamos, também, de toda a preparação necessária.
Afinal, se o Dia dos Namorados vai lotar seu restaurante, você precisa estar preparado. E, com um bom planejamento, é possível tornar essa e outras noites especiais ainda melhores.
Passo a passo para se planejar para datas especiais
Contar com um planejamento é a melhor forma de aproveitar as datas comemorativas em seu negócio.
Sabendo se planejar, você angaria visitantes para o dia especial e pode conquistar clientes que vão se tornar regulares no seu estabelecimento.
Em seguida, veja um passo a passo de como fazer isso!
Analise as datas comemorativas
Primeiramente, seu negócio não precisa aproveitar todas as datas comemorativas!
Afinal, não tem porque um bar voltado para jovens universitários fazer uma ação de Dia das Crianças, por exemplo.
É importante analisar o calendário e descobrir em quais datas vale a pena investir. Em geral, os restaurantes aproveitam os dias das mães, dos namorados e dos pais.
Também veja se há alguma data especial para o seu segmento. Uma pizzaria, por exemplo, pode fazer uma boa promoção no Dia Mundial da Pizza.
Decida o que oferecer
Eventos em homenagem às datas comemorativas podem acontecer em vários formatos. Alguns dos mais comuns são:
- descontos relativos à ocasião (por exemplo, mães têm desconto no Dia das Mães);
- cupons distribuídos nas redes sociais;
- promoções em que se ganha uma bebida ou sobremesa na compra de um prato;
- apresentações especiais;
- sorteios voltados para a data.
Como vimos, as datas comemorativas são maneiras de conquistar clientes, mas também de fidelizar. Por isso, busque formas de recompensar aqueles que já estão com você há algum tempo.
Um bom exemplo é oferecer descontos no Dia dos Namorados para casais que compartilharem uma foto em seu restaurante. Assim, suas redes sociais ganham mais engajamento e seus consumidores se beneficiam.
É importante pensar nisso como uma via de mão dupla. As datas comemorativas devem ser boas para os negócios e para os clientes.
Elabore um cardápio especial
Uma ótima ideia para aproveitar as datas comemorativas é elaborar um cardápio especial. O menu não precisa ser completamente diferente do comum, mas deve ser único para determinado dia.
Algumas dicas para fazer isso são:
- utilize a data para introduzir um novo item fixo ao cardápio;
- crie um prato que não exija tantas alterações de preparo em relação ao menu atual;
- ofereça algo novo que não seja um prato principal, como uma bebida ou sobremesa;
- aproveite os alimentos ligados às datas comemorativas, como o chocolate na Páscoa.
O mais importante é ser criativo nessa elaboração. Mesmo quando as mudanças não são tão grandes, podem ser significativas.
Prepare o estoque
Agora que o cardápio está definido, é hora de preparar o estoque. O que precisa ser comprado para os novos pratos? O que será diferente nesse dia?
Mesmo se não houver novas comidas ou bebidas, o estoque ainda deve ser bem planejado. Em primeiro lugar, porque o movimento deve aumentar. Em segundo, porque precisa estar de acordo com o evento.
Por exemplo, se os clientes vão ganhar um refrigerante na compra de duas pizzas, é necessário ter quantidade suficiente.
Da mesma forma, se os casais ganham uma sobremesa gratuita no Dia dos Namorados, é preciso ter os ingredientes para prepará-la.
Procure organizar o estoque com certa antecedência, mas fique de olho nas validades. Assim, quando chegar a data, seu negócio estará preparado.
Divulgue com antecedência
A parte do marketing, de fato, começa agora. Procure anunciar que seu estabelecimento vai fazer algo especial na data em questão.
Uma semana de antecedência é o mínimo recomendado. Mas com duas semanas, você consegue gerar mais expectativas.
Isso é ainda mais importante se seu restaurante aceitar reservas. Anuncie em listas de e-mails, redes sociais e mesmo pelo WhatsApp. Não deixe seus clientes descobrirem em cima da hora!
Treine a equipe
Em datas comemorativas, seu time terá muito mais trabalho do que o normal. Portanto, precisa estar preparada.
Isso é especialmente importante se houver um evento diferente. Por exemplo, se vai haver uma apresentação musical, onde os músicos vão ficar antes e depois do show?
Sua equipe vai precisar lidar com questões como essa, além de atender pedidos e resolver problemas. Portanto, converse com todos e ofereça alguns treinamentos, se necessário.
Organize o ambiente
A estrutura do seu negócio está preparada para receber muitos visitantes? Se não, ela precisa de alguns ajustes.
Aliás, algumas datas pedem uma mudança total. Em um restaurante familiar, por exemplo, é possível mudar o ambiente para ficar mais divertido para o Dia das Crianças.
Pense no que pode ser modificado para deixar o clima especial. A iluminação, a música e a decoração fazem toda a diferença para criar a atmosfera desejada.
Com essas dicas, seu estabelecimento tem o que é necessário para aproveitar todas as datas comemorativas. Comece a se planejar para as próximas e use a criatividade para atrair e fidelizar clientes!
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