Restaurantes e pizzarias não precisam apenas de instalações de qualidade, equipes treinadas e planos de divulgação. O leque de empresas parceiras sempre vai favorecer a atração de clientes. E, nesse sentido, saber fazer uma boa gestão de fornecedores é crucial para o seu estabelecimento avançar.
Ingredientes, embalagens, apps de delivery, softwares de gestão, serviços de contabilidade e tudo o que compete às atividades diárias deve ser suprido na medida certa. É justamente por isso que todos os fornecedores devem ser bem escolhidos. Afinal, eles vão garantir boa parte do prestígio do seu negócio.
Neste artigo, você vai entender qual é a importância de fazer uma gestão de fornecedores periódica, sempre mirando nos melhores parceiros, e como ela deve ser feita para chegar a um resultado de sucesso. Acompanhe!
Por que é importante fazer a gestão de fornecedores?
Em um restaurante ou uma pizzaria, tudo o que servir para o trabalho da equipe vai impactar diretamente no resultado entregue ao cliente. Com produtos e serviços à mão na quantidade, qualidade e hora certa, o seu negócio vai conseguir manter um bom padrão.
Nesse sentido, tanto serviços de delivery, que devem facilitar a entregas, quanto ferramentas de pagamento, que precisam ser variadas, são componentes fundamentais para uma empresa do ramo de alimentação. Afinal, tudo isso vai impactar na impressão que o cliente terá.
Portanto, grande parte de uma boa reputação se dá graças às parcerias entre o seu negócio e fornecedores de qualidade.
Para garantir uma boa gestão de fornecedores, você deve contar com uma lista das principais empresas que oferecem produtos e serviços para o seu estabelecimento. Isso é muito importante para gerenciar os diversos contatos com mais praticidade.
Avaliar os fornecedores dentro de um determinado período também é substancial para a gestão de fornecedores. Assim, alguns entram e outros saem, filtrando as melhores oportunidades para o seu negócio.
Negociar condições de pagamento, dar descontos, priorizar entregas de produtos ou serviços, conceder benefícios e prestar um bom atendimento formam o rol de vantagens que um bom fornecedor oferece. E tudo isso ajuda a sua empresa a ter sucesso!
O que deve ser avaliado em um fornecedor?
Para fazer uma boa gestão de fornecedores, é preciso levar em conta uma série de critérios que, juntos, dão uma noção de que as empresas que você tem à vista são de confiança.
Portanto, anote todos os pontos a seguir e monte um checklist para avaliar periodicamente os parceiros do seu negócio.
Verifique a qualidade e a diversidade de produtos e serviços
Entre todos os benefícios da gestão de fornecedores, optar por aqueles que ofereçam alta qualidade é um dos pontos mais importantes. Portanto, para produtos e serviços, veja se a companhia atua com marcas conhecidas e executa bem as suas atividades.
Quanto a fornecedores de produtos — sejam eles de ingredientes, materiais de limpeza e embalagens, entre outros —, observe a variedade de itens de diferentes categorias que uma mesma empresa oferece. Dê preferência àquela que trabalhe com o maior número de opções possível.
Já serviços de entrega, contabilidade e marketing devem prezar pela agilidade no atendimento, cumprindo prazos e, claro, garantindo qualidade.
Optando por parceiros assim, você terá mais chances de conseguir melhores condições e, principalmente, de receber a maior parte dos produtos e serviços do seu estabelecimento com um mesmo padrão.
Procure por diferenciais
Mas um fornecedor não deve ser visto apenas por seus pontos básicos de trabalho. É preciso saber quais são os diferenciais que vão dar ainda mais vantagens ao seu comércio.
Por exemplo, no caso do seu fornecedor de alimentos, veja se ele oferece:
- treinamentos: treinos presenciais e online sobre produtos e novidades do mercado;
- workshops: indicado para aprender técnicas e modos de preparo de alimentos, além de fomentar a interação entre profissionais da área;
- materiais de apoio: conteúdos online, por site, blog, redes sociais e e-mail, com dicas para os comerciantes da alimentação;
- sorteios: desde produtos exclusivos a cursos e treinamentos;
- parcerias: associações com faculdades, centros de treinamento e profissionais renomados, trazendo sempre novidades e diferenciais ao seu negócio;
- degustações: confira se há prova de novos alimentos ou se é possível receber produtos sem custo para testes no seu comércio.
Pesquise por referências de mercado
Outro passo importante para fazer uma boa gestão de fornecedores é saber a experiência na área de um possível novo parceiro.
Nesse sentido, busque pelo histórico da empresa em questão e veja se ela já está consolidada no mercado.
Outro jeito de garantir que uma companhia é confiável é conferir se há boas avaliações dela em redes sociais e sites especializados.
Aproveite para checar como a empresa lida com críticas, para ver o seu posicionamento ético e a sua transparência, além da forma de lidar com adversidades.
Conversar com clientes que já trabalham com esse potencial fornecedor é mais uma forma de garantir uma parceria de excelência.
Confira se há certificações
Cheque se o potencial fornecedor tem certificados como ISO 9000 e ISO 9001, entre outros. Eles funcionam como comprovantes de que a empresa é séria e vai desempenhar um trabalho de qualidade para o seu comércio.
Cheque se a empresa é inovadora
Esse é um ponto que deve ser cuidadosamente observado. Inovações podem ser ferramentas de trabalho, métodos diferenciados ou novos produtos e serviços.
Então, sempre confira se a empresa que você pretende contratar como fornecedora está à frente do seu mercado, entregando soluções alinhadas com as necessidades do mundo atual.
Pode ser atendimento via aplicativos de mensagens, sistemas de logística inovadores e formas de pagamento modernas, entre outras coisas.
Avalie o respeito aos prazos
Um fornecedor deve fazer as suas entregas em dia, uma vez que manter o fluxo de trabalho do seu negócio depende da disponibilidade de muitos produtos e serviços.
Nesse sentido, quanto mais dentro do prazo os fornecedores estiverem com as suas demandas, melhor a sua equipe vai trabalhar. Consequentemente, isso impacta em qualidade e agilidade para os seus clientes.
Busque por flexibilidade de negociação
Nem só de critérios técnicos é feita uma boa gestão de fornecedores. Portanto, observe se as condições e formas de pagamento favorecem o seu negócio a curto, médio e longo prazo.
No caso dos produtos, isso não significa necessariamente — apesar de ser quase uma regra de mercado — que a sua empresa deva consumir grandes quantidades para obter preços melhores.
Logo, veja se, mesmo ao adquirir remessas menores, as condições e formas de pagamento serão vantajosas. Prazos estendidos, parcelamentos e descontos — se o pagamento for à vista — são algumas delas.
Confirme se há vantagens de atendimento
O atendimento deve ser priorizado na sua busca por um fornecedor de qualidade para ser parceiro do seu negócio.
Isso passa pela empresa atender via telefone, e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens, mas também por resolver eventuais problemas rapidamente.
Outro aspecto que você deve considerar bastante durante a sua gestão de fornecedores é ver como é a entrega de produtos e serviços.
Por exemplo, no caso do fornecedor de alimentos, observe se a entrega ocorre poucos dias depois do pedido. Isso facilitará o seu trabalho, deixando o restaurante ou a pizzaria sempre com o estoque em dia.
No caso de produtos, veja ainda se há serviços alternativos em relação à entrega. Assim, caso algum problema logístico o impeça de receber a sua compra, você ou um funcionário podem retirar o pedido.
A MegaG oferece um serviço de entregas informatizado e conta com pontos de retirada em São Paulo. Certamente, isso dá comodidade aos clientes no dia a dia e garante que eles tenham sempre os ingredientes que precisam à disposição.
Saiba mais sobre a MegaG neste artigo que mostra como deve ser o atendimento de um atacado de alimentos!