Home | BLOG | LOJA ONLINE
WhatsApp (11) 5853-4000 Espaço do Cliente Espaço Exclusivos

Agenda de pedidos: aprenda a organizar seu delivery

A pandemia de Covid-19 fez com que o delivery deixasse de ser um diferencial e passasse a ser essencial para a sobrevivência de restaurantes, pizzarias e outros negócios do ramo de Food Service. Nesse contexto, é muito importante que os estabelecimentos tenham uma agenda de pedidos bem definida.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados apresentados em uma reportagem do Jornal da USP, houve um salto de 155% no número de usuários de delivery apenas entre os meses de março e abril de 2020.

Agora, mesmo com as regras de flexibilização, o delivery segue em alta e deve continuar assim por bastante tempo. É por isso que trabalhar com uma agenda de pedidos passou a ser algo muito importante para os estabelecimentos gastronômicos.

Para saber mais sobre o assunto e entender como manter uma agenda de pedidos para delivery, continue a leitura deste artigo!

Entenda a importância da agenda de pedidos para delivery

Trabalhar com uma agenda de delivery é muito importante para que os processos no restaurante sejam organizados e o atendimento ao cliente tenha sucesso.

Sem organização podem ocorrer erros, como produção de pedidos errados, atrasos na entrega, pratos chegando trocados ou frios na casa do cliente etc.

Tudo isso é muito ruim, tendo em vista que essas falhas trazem prejuízos financeiros para o restaurante. Se um pedido chegar trocado na casa do cliente, por exemplo, ele tem todo o direito de pedir uma troca.

Isso resultará em gasto de mais insumos, em mais tempo de mão de obra e em mais uma taxa para o motoboy entregar, entre outros custos que não serão pagos pelo cliente. Ou seja, o restaurante sairá em prejuízo.

Isso sem falar nas perdas de reputação. O cliente insatisfeito poderá falar mal do seu negócio para amigos e familiares, por exemplo.

Além disso, poderá deixar uma avaliação negativa em seu perfil no iFood, Uber Eats, Rappi ou outro aplicativo que ele tiver utilizado para fazer a compra.

Ou seja, muitas pessoas serão impactadas por um único erro e a imagem do seu restaurante será prejudicada.

Saiba como criar uma agenda de pedidos em seu restaurante

Para evitar que todos esses problemas aconteçam, criar uma agenda de delivery bem estruturada é de fundamental importância.

O mais indicado é usar um software próprio para isso, tendo em vista que esses programas conseguem deixar tudo muito bem organizado, sem erros.

Se você usa um aplicativo de delivery, por exemplo, pode integrá-lo ao seu sistema de gestão. Dessa forma, quando um cliente fizer um pedido, automaticamente você receberá uma notificação.

Ao receber o pedido, o pessoal da cozinha já começa a preparar os pratos solicitados e os disponibiliza em boas embalagens, para que os motoboys façam a entrega.

A agenda de pedidos eletrônica também organiza as solicitações por ordem de chegada. Dessa forma, é possível evitar que um cliente tenha um tempo de espera maior que o outro para receber a sua refeição.

Agenda de pedidos

Veja algumas dicas para manter a agenda de pedidos sempre organizada

Reunimos algumas dicas para que você consiga manter a sua agenda de pedidos muito bem organizada no dia a dia. Veja, a seguir, quais são elas.

Treine a sua equipe para receber os pedidos

O preparo dos pedidos deve funcionar como em uma linha de produção, com cada pessoa sendo responsável por uma atividade específica.

O mais recomendado é sempre deixar alguém responsável por fazer os atendimentos online ou via telefone. Essa pessoa também pode verificar se tudo funciona bem, para evitar eventuais atrasos.

Para os restaurantes que atendem salão e delivery, caso haja uma demanda muito grande de pratos para serem preparados, pode ser interessante dividir a equipe em duas.

Escolha as embalagens com estratégia

A escolha das embalagens deve ser feita com estratégia, tendo em vista que esses itens também contribuem para que a agenda de pedidos funcione bem.

Você pode escolher uma embalagem diferente para cada tipo de prato, por exemplo. Isso facilita muito a logística, pois evita confusões no momento da entrega.

Além disso, as embalagens precisam manter os alimentos quentes. Dessa forma, se por qualquer motivo uma entrega atrasar um pouco, o pedido chegará na temperatura ideal para os clientes do mesmo jeito.

Fique atento ao tempo de entrega

É importante que você defina um tempo máximo de entrega. E esse prazo precisa ser seguido à risca.

Se acontecerem atrasos recorrentes, o cliente poderá deixar de comprar do seu restaurante e buscar por um serviço mais pontual na concorrência.

Nesse sentido, para que a agenda de pedidos se cumpra, além de garantir o bom funcionamento da cozinha, você deve planejar muito bem a logística de entrega.

É possível contratar os próprios motoboys ou optar por um serviço terceirizado. Em ambos os casos, convém verificar a habilidade dos profissionais. Já os veículos devem estar em perfeito estado de conservação.

Tudo isso impacta na forma como os pedidos chegam na casa dos clientes. É preciso ter zelo em todas as etapas para que os pratos sejam entregues com o aroma, a temperatura, a textura e o sabor ideais para o consumo.

Acreditamos no potencial do seu restaurante para funcionar em delivery e esperamos que as nossas dicas sejam úteis para que o seu negócio tenha uma agenda de pedidos eficiente!

Para receber mais conteúdos interessantes e ficar por dentro de nossas novidades, convidamos você a seguir os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

COMPARTILHE ESSE POST:
TAGS RELACIONADAS: delivery|entregas|pedidos,