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O que é Dark Kitchen? Conheça as cozinhas virtuais

A Dark Kitchen já era uma tendência e crescia antes mesmo da pandemia. Porém, por conta do surgimento do novo coronavírus e da necessidade de isolamento social, esse formato de restaurante disparou dos últimos meses de 2020 para cá.

Tanto quem começa um negócio no setor de Food Service quanto quem já é proprietário de um estabelecimento pode implementar esse modelo.

Isso porque a Dark Kitchen pode ser uma alternativa para aumentar os lucros de quem opera com capacidade reduzida no salão ou está completamente de portas fechadas, dependendo do rigor do protocolo de distanciamento em vigência.

Para que você entenda mais sobre esse modelo de negócio, respondemos as principais dúvidas que os empresários do segmento têm sobre o assunto no artigo de hoje. Confira!

Afinal, o que é uma Dark Kitchen?

Também chamadas de Ghost Kitchens ou Virtual Kitchens, as Dark Kitchens nada mais são do que restaurantes virtuais. Ou seja, são estabelecimentos que não contam com um salão, atendendo apenas por canais digitais ou telefone, fazendo entregas.

Portanto, ao trabalhar com um restaurante virtual, os investimentos em marketing digital devem ser redobrados. É preciso ter presença de peso nas redes sociais, por exemplo, para que as pessoas conheçam o seu negócio e façam os seus pedidos, já que não poderão contar com uma experiência presencial.

Um exemplo de Dark Kitchen que dá certo é a hamburgueria Patties, em São Paulo. Ela se tornou bastante conhecida por sua estratégia de contar histórias engraçadas nas redes sociais e, assim, conquista cada vez mais clientes.

Quais são as vantagens de trabalhar com um restaurante virtual?

Trabalhar com um restaurante virtual pode ser bem vantajoso para os empresários do setor gastronômico. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios desse modelo de negócio.

Baixo investimento

Para ter um restaurante no estilo Dark Kitchen não é preciso fazer um grande investimento. São muitos os casos de empreendedores que conseguem ganhar um bom dinheiro apenas adaptando um cômodo da casa para trabalhar dessa forma, por exemplo.

Outra possibilidade é alugar salas comerciais em andares ou pontos onde o aluguel é mais barato. Afinal, não é preciso estar em um imóvel chamativo para atrair clientes ou depender de um local com alta visibilidade para o negócio dar certo.

Menos burocracia na fiscalização

É claro que no restaurante virtual também existe fiscalização. Para abrir um negócio do tipo, você precisa de um alvará da prefeitura da sua cidade, outro da Vigilância Sanitária e mais um do Corpo de Bombeiros, assim como um estabelecimento tradicional.

No entanto, você não precisa se preocupar com os protocolos de segurança que são necessários para um restaurante com salão. Como você não vai receber pessoas no seu estabelecimento, as exigências durante a fiscalização são menores.

Dark Kitchen

Uso dos aplicativos de delivery

Embora cobrem taxas um pouco altas, os aplicativos de delivery — como o iFood, o Rappi e o Uber Eats — podem ser uma boa alternativa para a sua Dark Kitchen, principalmente no começo.

Como as pessoas já têm o hábito de fazer pedidos nessas plataformas, se o seu negócio estiver presente nelas, poderá receber mais solicitações.

Uma boa ideia é sempre enviar um folder ou cartão do seu restaurante virtual para o cliente que pedir pratos pelas plataformas de delivery.

Nesse material, divulgue o seu número de telefone ou WhatsApp e crie promoções para quem fizer os pedidos por meio dos seus canais próprios de atendimento.

Dessa forma, em ocasiões futuras, os clientes poderão pedir diretamente com você e não será necessário pagar taxas.

Possibilidade de operar em qualquer circunstância

Não é novidade para ninguém que o mercado de Food Service foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Isso porque as pessoas tiveram que cumprir uma quarentena e os restaurantes e bares foram fechados.

Com a Dark Kitchen, há a possibilidade de operar em praticamente qualquer circunstância, uma vez que você não receberá clientes no salão.

Dias de chuva, que costumam diminuir o movimento em restaurantes tradicionais, também acabam tendo o efeito contrário nesse tipo de negócio — nesse caso, a tendência é de aumento nos pedidos via delivery.

As únicas pessoas que precisarão estar fisicamente no local são os cozinheiros e os entregadores. Até mesmo o atendente que recebe os pedidos pode trabalhar remotamente.

Quais são as perspectivas para o mercado de cozinha oculta?

As perspectivas para o mercado de Dark Kitchen são excelentes em curto e médio prazo. Isso porque, conforme explicamos, enquanto durar a pandemia, esse é o modelo de negócio mais seguro no ramo da gastronomia.

Apesar de já existirem vacinas contra o novo coronavírus, o ritmo da imunização está bem lento no Brasil. Isso faz com que a pandemia perdure e que os protocolos impostos pelos municípios e estados mudem com frequência.

Como você já deve ter notado, há semanas em que o número de infectados é menor e os restaurantes podem abrir. No entanto, quando menos se espera, a situação piora e é preciso fechar tudo de novo.

Com uma Dark Kitchen, o empresário fica mais seguro, tendo em vista que opera sempre de portas fechadas. Dessa forma, é possível atender os clientes em qualquer circunstância.

Para os próximos anos, a expectativa também é boa, uma vez que os hábitos dos consumidores mudaram. É bem provável que, mesmo quando as pessoas puderem voltar às ruas com segurança e a crise sanitária estiver controlada, os pedidos via delivery sigam em alta.

Além disso, nada impede que um restaurante comece como uma Dark Kitchen, conquiste clientes, cresça, prospere e abra um salão para atendimento. Dessa maneira, é possível operar em duas frentes, atendendo a diferentes públicos.

Portanto, se você pensa em empreender no setor de Food Service, optar pelo modelo Dark Kitchen é uma alternativa interessante agora. Quem já atua na área também pode migrar para esse método e, dessa forma, manter a lucratividade durante a pandemia.

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